Dúvidas Frequentes

Oportunidades de Financiamento

Tive um auxílio aprovado na Unicamp (Linha Ensino, Pesquisa ou Extensão), como ocorre a assinatura do Termo de Outorga?

A assinatura do seu Termo de Outorga ocorre no espaço do executor da Funcamp: https://www.funcamp.unicamp.br/funcamp/auth/30/1

A FCA envia correspondências para a FAPESP?

Sim. A UNICAMP mantém um serviço de malote diário para a FAPESP, disponível para todos os seus docentes/pesquisadores e alunos. Os documentos deverão ser entregues na Diretoria de Pesquisa e Extensão da FCA, com breve descrição e o número do processo.

A Unicamp oferece auxílio financeiro a alunos de graduação?

Sim, as oportunidades aos estudantes devem ser acompanhadas no site da ProEC – https://www.proec.unicamp.br/ e PRG – https://www.prg.unicamp.br/

Como fico sabendo quais editais estão abertos na Pró-Reitoria de pesquisa da Unicamp?

É possível acompanhar através do site do Faepex – https://www.prp.unicamp.br/pt-br/editais-e-resultados

A Unicamp oferece Auxílio à docente em início de Carreira?

Sim. O Apoio tem o objetivo de proporcionar condições iniciais mínimas de trabalho a docentes/pesquisadores recém-contratados, permitindo-lhes o início do desenvolvimento autônomo de seus projetos de pesquisa.

Para mais detalhes, acesse o site da PRP https://www.prp.unicamp.br/, no item Auxílio Início de Carreira (ex-PAPDIC/PAPPIC e Bolsas Vinculadas).

INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS VINCULADAS AO AUXÍLIO INÍCIO DE CARREIRA.

  • O docente/pesquisador contemplado com o Auxílio Início de Carreira que tiver Projeto de Pesquisa Individual aprovado por uma agência de fomento terá assegurado recursos para custeio de um aluno de Iniciação Científica pelo prazo de 12 meses.

Que outro tipo de auxílio financeiro a Unicamp oferece aos docentes?

A Unicamp, através do Faepex, concede:

  • Auxílio à Participação em Evento Científico;
  • Auxílio Pesquisa;
  • Auxílio Jovem Pesquisador na Unicamp;
  • Auxílio Ponte;
  • Auxílio Bolsa de Pós-Doutorado em Gestão Executiva em Ciência e Tecnologia.

Quais documentos são necessários tramitar para concorrer às bolsas de IC, Mestrado e Doutorado?

Para a Fapesp é necessário cadastro prévio no SAGE (http://www.fapesp.br/sage/), além de providenciar os documentos: Manifestação do Dirigente, Anexo II e Necessidade de Apoio institucional (da FCA). Para o CNPQ, é necessário ter Currículo Lattes atualizado e preencher o Formulário de Propostas na página http://efomento.cnpq.br/efomento/; para a Capes é necessário consultar diretamente a secretaria de Pós-Graduação da Unidade pois as bolsas são concedidas diretamente ao programa, que por sua vez faz a seleção dos candidatos.

Quais as diferenças entre as bolsas FAPESP, CNPq, FAEPEX?

Basicamente, a diferença são os valores pagos por cada agência de fomento nas mensalidades, nos benefícios e a forma de concessão de cada uma delas.

Como concorrer a essas bolsas?

Cada agência tem seus requisitos e seus prazos, mas sempre será por meio do orientador responsável. A FAPESP tem fluxo contínuo para submissão de pedido de bolsas, o CNPq concede bolsas diretamente aos cursos de pós-graduação ou aos orientadores por meio de edital.

Oportunidades de financiamento à pesquisa – FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo apóia projetos apresentados por pesquisadores vinculados a instituições no Estado de São Paulo e a decisão de apoiá-los, ou não, é sempre tomada em função do mérito de cada projeto, analisado por assessoria científica e tecnológica.

O apoio à pesquisa científica e tecnológica é feito pela FAPESP sempre por meio da concessão de bolsas e auxílios, em diversas modalidades.

A FAPESP conta com uma vasta rede desses assessores voluntários, a maioria pesquisadores em atividade no Estado de São Paulo e centenas de pesquisadores espalhados pelo Brasil e no exterior.

Conheça mais sobre a FAPESP:

Bolsas: http://www.fapesp.br/bolsas

Auxílios à Pesquisa: http://www.fapesp.br/auxilios

Programas: http://www.fapesp.br/programas/

Sistemática de análise das solicitações: http://www.fapesp.br/analise

Chamadas Públicas – CNPq

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

É possível acompanhar chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas no site do CNPq:

http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas

Auxílio à tradução de produção científica

A Unicamp oferece algum serviço de tradução e/ ou revisão de artigos?

Sim. Através do espaço da Escrita, a Unicamp oferece serviços de Tradução (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Italiano), Revisões, Assessoria na verificação de texto para publicação e contatos com autores, tradutores e editores através do Espaço da Escrita. Para utilização dos serviços, é necessário o preenchimento do protocolo de utilização de serviços, disponível no site da PRP https://www.prp.unicamp.br/orgaos/espaco-da-escrita/

O documento deve ser encaminhado por e-mail para a Diretoria de Pesquisa e Extensão (apexfca@unicamp.br), que o encaminhará para assinatura do Diretor. Após, será encaminhada via e-mail ao interessado para que este possa dar andamento à solicitação através do e-mail escrita@reitoria.unicamp.br

Programas de Pesquisador

Como faço para ingressar no Programa de Pesquisador Colaborador da UNICAMP?

Para solicitação de credenciamento, um dos documentos necessários é uma carta de encaminhamento de um docente da FCA com indicativos de contato efetivo com o pesquisador para alinhamento do Plano de Trabalho aos interesses da Unidade.

Quais documentos devo enviar?

Segundo a Deliberação CONSU-A-16/2020

Pesquisador Colaborador
a) curriculum vitae;

b) Título de Doutor;

c) documentação pessoal(RG; CPF e Comprovante de Endereço);

d) plano de atividades a ser desenvolvido( projeto e cronograma).

Além desses documentos a FCA, ainda, solicita:

Carta de recomendação do Supervisor, dirigida ao Diretor da FCA, assinada (modelo da FCA); e

Carta do candidato, assinada, dirigida ao Diretor da FCA, solicitando o ingresso (formato livre).

Uma foto 3×4 digital para a Identidade Funcional

Quanto tempo posso ficar no Programa de Pesquisador Colaborador?

Aprovado o pedido e o plano de trabalho será celebrado termo de adesão que, em função das atividades a serem desenvolvidas, pelo prazo de até dois anos, renovável, podendo ser rescindido, a qualquer tempo, por manifestação de vontade do Pesquisador Colaborador ou por decisão da Unidade de Ensino e Pesquisa.

O prazo máximo de permanência no Programa, considerando as prorrogações, é de 5 anos improrrogáveis.

É obrigatória a dedicação exclusiva?

Não, mas deve cumprir, na FCA, o informado no Plano de Trabalho.

É necessário possuir financiamento, bolsa?

Não.

Qual legislação a respeito?

Deliberação CONSU-A-016/2020;

Deliberação Congregação 158/2023.

Como faço para ingressar no Programa de Pós-Doutorado da UNICAMP?

Para solicitação de credenciamento, um dos documentos necessários é uma carta de encaminhamento de um docente da FCA com indicativos de contato efetivo com o pesquisador para alinhamento do Plano de Trabalho aos interesses da Unidade.

Quais documentos devo enviar?

Segundo a Deliberação CONSU-A-16/2020

Pesquisador Colaborador
a) curriculum vitae;

b) Título de Doutor;

c) documentação pessoal(RG; CPF e Comprovante de Endereço);

d) plano de atividades a ser desenvolvido( projeto e cronograma).

Além desses documentos a FCA, ainda, solicita:

Carta de recomendação do Supervisor, dirigida ao Diretor da FCA, assinada (modelo da FCA); e

Carta do candidato, assinada, dirigida ao Diretor da FCA, solicitando o ingresso (formato livre).

Uma foto 3×4 digital para a Identidade Funcional

Quanto tempo posso ficar no Programa de Pesquisador Colaborador?

Aprovado o pedido e o plano de trabalho será celebrado termo de adesão que, em função das atividades a serem desenvolvidas, pelo prazo de até dois anos, renovável, podendo ser rescindido, a qualquer tempo, por manifestação de vontade do Pesquisador Colaborador ou por decisão da Unidade de Ensino e Pesquisa.

O prazo máximo de permanência no Programa, considerando as prorrogações, é de 5 anos improrrogáveis.

É obrigatória a dedicação exclusiva?

Não, mas deve cumprir, na FCA, o informado no Plano de Trabalho.

É necessário possuir financiamento, bolsa?

Não.

Qual legislação a respeito?

Deliberação CONSU-A-016/2020;

Deliberação Congregação 158/2023.

Ética em Pesquisa – Seres Humanos

Quem deve submeter projetos para apreciação ética?

Nos termos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS/Minitério da Saúde), todo projeto de pesquisa que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive entrevistas, deve ser submetido à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Nesse sentido, todos os projetos de pesquisa regular, além dos projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrado e Doutorado que envolvem seres humanos deverão, necessariamente, ser aprovados pelo CEP antes do início da coleta de dados.

De acordo com as orientações do CEP, os projetos a serem submetidos na Plataforma Brasil deverão estar em formato PDF, além de conter outras informações específicas, conforme detalha o Roteiro para Redação do Projeto de Pesquisa. O site da PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa) também reúne outras orientações importantes aos pesquisadores para o cadastro do projeto de pesquisa no sistema na Plataforma Brasil. Para consultá-las, acesse este link. O Pesquisador responsável deverá se cadastrar seu projeto na Plataforma Brasil, observando os procedimentos para que o projeto de pesquisa seja enviado para o CEP da UNICAMP. Para obter a anuência e a assinatura da Unidade o pesquisador deve encaminhar o formulário da Plataforma Brasil para o e-mail apexfca@unicamp.br para prosseguimento.

Nos termos da Resolução 510/2016 é necessário que haja apreciação ética da pesquisa científica que se enquadre em pelo menos uma das três situações:

I. Geração de dados com seres humanos;
II. Utilização de dados identificáveis;
III. Acarrete riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana,

Para operacionalizar o direcionamento dos protocolos de pesquisa do PPGA e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) para apreciação ética pelo CEP-CHS/Unicamp, as pesquisadoras e pesquisadores devem seguir os seguintes passos:

1. Acessar a Plataforma Brasil e cadastrar-se (caso ainda não possua cadastro): https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf;

2. Após acessar a Plataforma Brasil, na aba “Alterar Meus Dados”, seção Adicionar Instituição -> digitar Unicamp e clicar no ícone da lupa -> Localizar a linha da Faculdade de Ciências Aplicadas – CEP/CHS (FCA – CEP/CHS) -> Clicar até que ela fique destacada com um retângulo -> Clicar em Adicionar -> Clicar em Salvar; Atenção: as pesquisas dos demais programas da FCA continuarão sendo apreciadas pelo CEP 5404 (sediado na FCM). Logo, o direcionamento dos protocolos de pesquisa para o CEP 5404 e o CEP-CHS 8142 ocorrerá através da seleção da Instituição proponente:
– CEP 5404 – quando se seleciona Faculdade de Ciências Aplicadas ou Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA (FCA);
– CEP-CHS 8142 – quando se seleciona Faculdade de Ciências Aplicadas – CEP/CHS (FCA – CEP/CHS).

Portanto, as pesquisadoras e pesquisadores do ICHSA e do PPGA devem selecionar a instituição: Faculdade de Ciências Aplicadas – CEP/CHS (FCA – CEP/CHS).

3. Na aba de pesquisador, clicar em Nova Submissão;

4. Na Etapa 01, seção Equipe de Pesquisa, incluir o nome da orientadora ou orientador, supervisão e orientandos, quando houver. Na seção, Instituição Proponente, selecionar Faculdade de Ciências Aplicadas – CEP/CHS (FCA – CEP/CHS).

5. Prosseguir normalmente com o preenchimento da Plataforma Brasil.

Como realizar a submissão de projetos para apreciação ética?

Para submissão de projetos para apreciação ética, primeiramente é necessário fazer cadastro na Plataforma Brasil (http://conselho.saude.gov.br/plataforma-brasil-conep?view=defaultconep?view=default), onde posteriormente submete-se o projeto ao Comitê de Ética.

Roteiro para elaboração de projeto e submissão:  https://www.prp.unicamp.br/pt-br/projeto-de-pesquisa  br/projeto-de-pesquisa  

Instruções do CEP da Unicamp: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/orientacoes-pesquisadores pesquisadores 

Além das informações acima, na própria página inicial da Plataforma há um tutorial de preenchimento. Antes da finalização da inserção do projeto, o sistema gera uma Folha de Rosto, que deve ser assinada e enviada à Diretoria de Pesquisa e Extensão por email (apexfca@unicamp.br) para que seja providenciada a assinatura da Diretoria da FCA; após o retorno da folha de rosto assinada, ela é devolvida ao interessado para finalização da submissão no sistema.

Qual Comitê de Ética da Unicamp fará a apreciação ética do meu projeto?

É importante esclarecer que atualmente há 03 Comitês de Ética em Pesquisa na UNICAMP envolvendo seres humanos:
– CEP 5404 (sediado na Faculdade de Ciências Médicas)
– CEP 5418 (sediado na Faculdade de Odontologia)
– CEP-CHS 8142 (sediado na Faculdade de Educação)

Na Plataforma Brasil o direcionamento de protocolos de pesquisa para um ou outro CEP se dá a partir da instituição proponente (Faculdade, Instituto, Centros, Núcleos e Programas da Unicamp).
Exemplo: se uma pesquisa é do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) a apreciação é realizada pelo CEP-CHS 8142, se a pesquisa é da Faculdade de Educação Física (FEF) a apreciação é realizada pelo CEP 5404, enquanto os protocolos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) são apreciados pelo CEP 5418. Cada unidade da Unicamp está vinculada exclusivamente a um dos CEPs da Unicamp.

A FCA está vinculada ao CEP 5404, logo os protocolos de pesquisa da FCA são apreciados pelo CEP sediado na FCM (5404). Contudo, especificamente, os protocolos de pesquisa do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) são apreciados pelo CEP-CHS (8142).
O CEP-CHS (8142) aprecia protocolos de pesquisa das seguintes instituições proponentes: CCA, CPEI, Labjor, FE, FEC, IA, IE, IEL, IFCH, IG, Nudecri, Pagu, NEPP, Nepo, Nepam, Nied, Lume, além dos Programas ICHSA , PPGA (da FCA) e PECIM, conforme relação disponibilizada em: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/calendario-e-pendencias-documentaispendencias-documentais

 

As pesquisas em Ciências Humanas e Sociais que envolvem a geração de dados com seres humanos e/ou dados identificáveis são apreciadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-CHS/Unicamp).

Para realizar a apreciação, o protocolo deve ser apresentado ao CEP-CHS/Unicamp via Plataforma Brasil.

Para isso, siga o passo a passo que segue:

1. Leia a Resolução CNS 510 de 2016: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html;

2. Prepare um roteiro do projeto de pesquisa à luz do roteiro indicado no item 06 do link: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/calendario-ependencias-documentais;

3. Acesse a Plataforma Brasil, e cadastre-se: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

4. Na aba de “Alterar Meus Dados”, seção Adicionar Instituição -> digite Unicamp (ou a instituição na qual você possui vínculo) e clique no ícone da lupa -> digite o nome da unidade da Unicamp que você possui o vínculo institucional (FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS – CEP/CHS) -> Clique até que ela fique destacada com um retângulo -> Clique em Adicionar -> Clique em Salvar;

5. Na aba de pesquisador, clique em Nova Submissão;

6. Na Etapa 01, seção Equipe de Pesquisa, incluir o nome do orientador ou orientadora. Na seção, Instituição Proponente, selecione a unidade da Unicamp que você possui o vínculo institucional (FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS – CEP/CHS);

7. Na Etapa 03, seção Desenho, escreva: “Vide metodologia”;

8. Na Etapa 04, copie as informações do roteiro do projeto (resumo, metodologia, etc.), pensando principalmente os participantes de pesquisa: como serão abordados, onde se conseguirá os contatos, como ocorre a geração de dados com os participantes, quantos encontros, etc;

9. Na Etapa 05, apesar de o financiamento ser próprio, indique o orçamento, quais custos você terá com a pesquisa;

10. Instituição coparticipante: se o campo for preenchido, o CEP da instituição indicado também apreciará a pesquisa. Logo, verificar se o local no qual realizará a pesquisa possui Comitê de Ética;

11. Entre as Etapas 05 e 06, Imprima a Folha de Rosto, date, assine, e encaminhe para o e-mail da Direção da unidade da Unicamp que você possui o vínculo institucional (FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS – CEP/CHS) assinar. Posteriormente, anexe-a na Plataforma Brasil;

12. Incluir arquivos:
– Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), de acordo com o modelo: https://1drv.ms/w/s!AtkUNJcnB_YUkMkf6QjhakpDY8olpA;
– Projeto detalhado/brochura pesquisador, de acordo com o modelo do item 06 do link: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/calendario-ependencias-documentais;
– Declaração do pesquisador: incluir uma cópia do Registro Acadêmico (RA ou Carteirinha) ou Atestado de Matrícula da Unicamp;
– Caso necessite, declaração de instituição autorizando a realizar a pesquisa: por ora, usar o modelo do item 4 do link: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/projeto-de-pesquisa.
– Substituir o indicativo de Resolução CNS 466 de 2012 por 510 de 2016;
– Incluir um parágrafo indicando como se dará a geração de dados com participantes de pesquisa da instituição.

13. Na Etapa 06, clicar em Enviar Projeto ao CEP.
Na página inicial da Plataforma Brasil o status do Projeto ficará em recepção e validação documental.
Ao fazer o cronograma de pesquisa, considerar o calendário de reuniões anual do CEP-CHS/Unicamp, disponível em: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/calendario-e-pendencias-documentais.
Caso, tenha dúvidas quanto ao preenchimento da Plataforma Brasil, há duas formas de atendimento:
– Escreva um e-mail para cepchs@unicamp.br;
– Acessar o chat de atendimento da Plataforma Brasil: seção, Atendimento Público: https://plataformabrasil.saude.gov.br.

Como ocorre a distinção entre os Comitês de Ética da Unicamp na Plataforma Brasil?

Na Plataforma Brasil, a distinção ocorre da seguinte maneira:

1 – Acessar a Plataforma Brasil -> Clicar na aba “Alterar Meus Dados” -> Seção “Adicionar Instituição” -> Clicar em “Sim” para vincular-se a uma instituição -> Clicar em Buscar -> Digitar Unicamp -> Clicar em Pesquisar.

2 – O primeiro item da relação terá o número do CNPJ da Unicamp, clicar no ícone de edição (lápis):

Capturar

3 – Apertar CTRL + F e digitar FCA:

cep chs

Se o protocolo de pesquisa for do ICHSA ou do PPGA, a pessoa clicará sobre a linha (FCA – CEP/CHS) até que ela fique destacada por um retângulo. Neste caso, o protocolo de pesquisa será direcionado ao CEP-CHS 8142.

chs

Se o protocolo de pesquisa não for do ICHSA nem do PPGA, a pessoa clicará sobre a linha (FCA) até que ela fique destacada por um retângulo. Neste caso, o protocolo de pesquisa será direcionado ao CEP 5404.

fca

Posteriormente, deve-se clicar em “Adicionar” e depois em “Salvar”.

4 – Na aba pesquisador, clicar em “Nova Submissão”.

Na Etapa 01, seção instituição proponente, selecionar a vinculação FCA ou FCA-CEP/CHS (ICHSA ou PPGA) conforme escolha anterior.

Na Etapa 06, após finalizar a submissão dos protocolos de pesquisa para apreciação ética, o CEP procederá com a validação documental, na qual é exigido que se apresente comprovante de vínculo com a Unicamp (RA, Atestado de Matrícula, Funcional, etc.).

Caso a vinculação tenha sido feita de modo errôneo, o CEP emitirá uma pendência documental orientando como proceder com a submissão para o CEP correto.

Ou seja, caso a pesquisa seja do ICHSA ou do PPGA, mas tenha sido direcionada para o CEP 5404 (pois a equipe de pesquisa selecionou a opção “FCA (FCA)”), será necessário que a equipe de pesquisa realize uma nova submissão, após indicar o vínculo com “FCA -CEP/CHS”.

Da mesma forma, caso a pesquisa não seja do ICHSA nem do PPGA, mas tenha sido direcionada para o CEP-CHS 8142 (pois a equipe de pesquisa selecionou a opção “FCA – CEP/CHS”), será necessário que a equipe de pesquisa realize uma nova submissão, após indicar o vínculo com “FCA (FCA)”.

Para qualquer outra dúvida, orientação, bem como obtenção de modelos de documentos, entre em contato com a equipe da Diretoria de Pesquisa e Extensão pelo e-mail apexfca@unicamp.br

Ética em Pesquisa – Animais

Ética em Pesquisa – Animais

Para a utilização de cobaias em experimentos científicos, o Pesquisador responsável, antes de iniciar o projeto, deve aguardar a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNICAMP), vinculado ao Instituto de Biologia (IB), responsável por analisar protocolos de Ensino e Pesquisa que envolvam a criação e a utilização de animais na Unicamp.

A submissão do projeto para aprovação deverá ser efetuada por meio do formulário disponível neste link A CEUA terá um prazo de 30 (trinta) dias para emitir o parecer que, quando favorável, será acompanhado de certificado.

A CEUA/UNICAMP recomenda o estudo do vídeo pedagógico tutorial para administração de substâncias, disponível em Procedures With Care, para todos os pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Outras orientações, como valores de referência para ratos, estão disponíveis neste link.

A legislação que rege a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica são:

• Lei 11.794/2008 (“Lei Arouca”) que estabelece procedimentos para o uso científico de animais.
• Decreto 6.899/2009 que dispõe sobre o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA e as Comissões de Ética no uso de animais.
• Princípios éticos para uso de animais em Laboratórios.

Iniciação Científica na Graduação

Qual a duração das bolsas?

Para as bolsas de IC da Fapesp a duração de 12 meses sendo renovável após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar atualizado; PIBIC a duração é de 12 meses, sendo necessária a submissão de novo projeto para tentar concorrer por mais 1 ano. A vigência da bolsa não pode ultrapassar a data do término do último semestre letivo do curso de graduação do bolsista. Para Mestrado a duração máxima é de 24 meses e de Doutorado 48 meses.

Um bolsista PIBIC pode fazer estágio?

As possibilidades para iniciação científica são o PIBIC (Cnpq), com várias modalidades e calendário definido (consulte em https://www.prp.unicamp.br/iniciacao-cientifica/) e também via FAPESP (consulte em: http://www.fapesp.br/248) que permite submissão o ano todo.

O mais importante é conversar com um professor que possa te orientar e que exista um projeto no qual você possa participar, depois disso é que acontece a submissão de fato, e o Professor é quem será o responsável. Por isso, orientamos que verifique qual Professor atua na área de seu interesse, procure por ele e converse sobre o assunto.

Link para contato com os docentes da FCA: Docentes.

Quero fazer Iniciação Científica, quais as possibilidades?

As possibilidades para iniciação científica são o PIBIC (Cnpq), com várias modalidades e calendário definido (consulte em https://www.prp.unicamp.br/iniciacao-cientifica/) e também via FAPESP (consulte em: http://www.fapesp.br/248) que permite submissão o ano todo.

O mais importante é conversar com um professor que possa te orientar e que exista um projeto no qual você possa participar, depois disso é que acontece a submissão de fato, e o Professor é quem será o responsável. Por isso, orientamos que verifique qual Professor atua na área de seu interesse, procure por ele e converse sobre o assunto.

Link para contato com os docentes da FCA: Docentes.

Periódicos

Criação e Vinculação de Periódicos Científicos

A Deliberação da Congregação 266/2022 apresenta os procedimentos para criação ou vinculação de periódicos científicos na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

As propostas de criação ou vinculação serão apreciadas pelo Conselho Multidisciplinar de Pesquisa (CMP) e pela Comissão de Biblioteca da Faculdade, com posterior deliberação pela Congregação.