- Contato e Funcionamento
- Empréstimos e Devoluções
- Acesso às Plataformas Virtuais e Bases de Dados
- Entrega e Publicação do TCC
Não encontrou resposta para sua dúvida? Nos envie por e-mail: biblioteca@fca.unicamp.br
Contato e Funcionamento
Qual o horário de atendimento da Biblioteca?
De segunda à sexta das 8h00 às 22h30.
Como posso entrar em contato com a Biblioteca?
Pelo email: biblioteca@fca.unicamp.br
Pelo Facebook: facebook.com/fcabiblioteca
Pelo Instagram: @bibfcaunicamp
Pelo ramal: (19) 3701-6671
Pessoalmente, no balcão de atendimento.
Empréstimos e Devoluções
Perdi ou tive um livro roubado/furtado. O que devo fazer?
De acordo com as normas do SBU, o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente. O usuário terá seu cadastro bloqueado até a reposição da obra extraviada. Por isso, entre em contato com a biblioteca o mais breve possível.
Como faço a renovações dos empréstimos?
As renovações são feitas somente online. Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros pela Base Acervus:
https://www.youtube.com/watch?v=2BEuuV1iegk
Atenção – é possível fazer até cinco (05) renovações via Web ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando mais cinco renovações on-line, se assim desejar.
É responsabilidade do usuário cuidar das renovações de itens retirados em seu nome.
Como realizo a devolução dos livros emprestados?
Você pode devolver os livros diretamente no balcão da biblioteca ou utilizar a “Devolução 24 horas”, localizada na parte externa da Biblioteca, próximo à entrada. Para devolver o livro, coloque dentro dos sacos plásticos disponíveis no local e deposite o livro na abertura da parede.
Se ocorrer atraso na devolução dos livros, o que acontece?
Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. Livros com reservas, terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso. A suspensão será contabilizada levando-se em conta o número de dias e quantidade de livros em atraso. Usuários com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas.
Quantos dias e qual a quantidade de materiais que eu posso emprestar?
Verifique essas informações de acordo com a sua categoria de usuário, no Regulamento da Biblioteca.
Como faço para me cadastrar na Biblioteca?
O cadastro de alunos de Graduação e Pós-Graduação, é realizado de forma automática por conta da integração com o Sistema da DAC. Se você não pertencer a uma dessas categorias, entre em contato com a equipe, presencialmente ou pelo email “biblioteca@fca.unicamp.br”.
Acesso às Plataformas Virtuais e Bases de Dados
O que é o acesso remoto VPN?
O acesso remoto VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.
Para obter acesso remoto VPN, consulte as instruções de uso descritas na página do Centro de Computação da Unicamp. Disponível no link: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/acesso_remoto_vpn
Onde posso obter mais detalhes sobre o acesso às bibliotecas digitais “Minha Biblioteca” e “Biblioteca Virtual Pearson”?
Mais detalhes sobre a Minha Biblioteca
http://www.sbu.unicamp.br/sbu/bases-de-dados/?q=minha+biblioteca&area=&tipo=&editor=
Tutorial em vídeo da Minha Biblioteca
https://www.youtube.com/watch?v=2L4PRt7mEIE&t=50s
Mais detalhes sobre a Biblioteca Virtual Pearson
http://www.sbu.unicamp.br/sbu/bases-de-dados/?q=pearson&area=&tipo=&editor=
Tutorial em vídeo da Biblioteca Virtual Pearson
https://www.youtube.com/watch?v=CArgWLP5wOs
Como faço para obter acesso aos e-books da plataforma “Minha Biblioteca”?
Para ter acesso aos ebooks da plataforma Minha Biblioteca, é necessário que preencha uma solicitação de acesso por formulário do Google: https://forms.gle/BjqxvbeaVG94N4pm8.
Não sei minha senha da Base Acervus. O que devo fazer?
Acesse a Base Acervus. Clique em “Entrar” e no campo “Login”, preencha com seu e-mail cadastrado na biblioteca (para alunos de graduação e pós-graduação normalmente será o seu e-mail da DAC). Clique em “lembrar senha”. Em seguida, selecione “Clique aqui e receba sua senha por e-mail”. A lembrança de senha, será enviada para o e-mail cadastrado.
Caso esteja tendo problemas no recebimento do e-mail de lembrança de senha, entrar em contato conosco pelo e-mail biblioteca@fca.unicamp.br.
Como faço o login na Base Acervus do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU)?
Para fazer o login, acesse a Base Acervus e clique em “Entrar”.
Atenção: O login é o e-mail cadastrado na biblioteca. Para alunos de graduação e pós-graduação normalmente será o seu e-mail da DAC.
Entrega e Publicação do TCC
Não concordo com os termos escolhidos pelo(a) bibliotecário(a), o que devo fazer?
Entre em contato com o(a) bibliotecário(a) responsável por elaborar a ficha catalográfica para as alterações necessárias. Juntos vocês poderão encontrar os termos autorizados para representar da melhor maneira possível o seu trabalho. O formulário só possui um campo para autor, mas meu trabalho acadêmico foi feito em dupla ou grupo. Onde preencho as informações dos outros autores? R: Indique os dados de todos os autores no campo “Observações”. As informações necessárias são somente o nome completo (da forma como aparece na folha de rosto do TCC) e o ano de nascimento de cada autor.
Por que as palavras-chave da ficha enviada pela biblioteca estão diferentes das que eu preenchi no formulário?
As palavras-chave que constarão na ficha catalográfica devem estar de acordo com o vocabulário controlado da Unicamp ou devem constar em um dos vocabulários controlados/tesauros autorizados utilizados para a indexação. Desde modo, quando as palavras-chave escolhidas pelo autor não são consideradas termos autorizados, o(a) bibliotecário(a) deverá realizar as alterações necessárias, buscando outros termos autorizados similares, que possuam relação com a temática do trabalho.
Preenchi um dado errado no formulário de solicitação da ficha catalográfica, posso preencher outro formulário?
Não. Você deve entrar em contato com a biblioteca para informar sobre a informação a ser corrigida e o(a) bibliotecário(a) responsável fará as alterações no sistema. Por favor, não preencha mais de um formulário por trabalho.
Solicitei a ficha catalográfica há mais de 5 (cinco) dias úteis e não obtive qualquer retorno. O que devo fazer?
Entre em contato com a biblioteca, pois pode ter ocorrido algum problema e seu formulário pode não ter sido recebido pela equipe da biblioteca. Quando um formulário de ficha catalográfica é preenchido, o usuário recebe um e-mail de confirmação e um número de protocolo. Caso não tenha recebido esse e-mail no dia que fez a solicitação, entre em contato com a biblioteca. Exceto quando orientado, não preencha mais de um formulário por trabalho.
Quanto tempo leva para que a ficha catalográfica seja enviada para o meu e-mail?
Normalmente, as fichas catalográficas levam até 2 (dois) dias úteis para serem validadas, corrigidas e enviadas. No entanto, em períodos de entrega de TCC ou de defesas a demanda é alta, podendo levar até 5 (cinco) dias úteis. Os pedidos são atendidos por ordem de solicitação. Por isso, fique atento aos prazos e não deixe para solicitar a ficha catalográfica de última hora!
Como faço para solicitar a ficha catalográfica?
Acesse o link do formulário eletrônico (https://ficha.sbu.unicamp.br) e siga as instruções.
Estou com problemas na entrega do TCC (SIGA). O que devo fazer?
Verifique primeiramente com o seu orientador se todas as etapas do fluxo de entrega foram realizadas e, se necessário, entre em contato com a Diretoria de Ensino da unidade.
O que é a “folha de aprovação”?
A folha de aprovação é um documento que contém as assinaturas dos membros da banca avaliadora do TCC. Somente para monografias que tiveram defesa (apresentação), deve ser digitalizada e incluída no trabalho, de acordo com o Manual de TCC. Caso você não tenha essa folha assinada, é possível emitir um documento equivalente, que possui uma autenticação eletrônica que substitui as assinaturas, pelo SIGA.
