- Acessos e Comunicação
- Disciplinas
- Documentos e Procedimentos
- Estágios
- Intercâmbios
- Matrícula e Conclusão de Curso
Acessos e Comunicação
Como eu acesso os e-mails institucionais, o da DAC e o da FCA? Eu posso redirecioná-los para um e-mail pessoal?
O e-mail institucional da DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp) pode ser acessado através do portal DAC > Estudantes > Webmail, e é aquele cujo o endereço é a letra inicial do primeiro nome do aluno (minúscula), seguido de seu registro acadêmico (R.A.) e @dac.unicamp.br – mesmo login, portanto, do Moodle e do site da DAC. Os e-mails enviados à este seu endereço podem, sim, ser redirecionados à um e-mail diferente. Você pode realizar esse procedimento através dos “Serviços Acadêmicos” no site da DAC, através da opção Redirecionamento de E-mail.
Quanto ao e-mail institucional da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp), o endereço é, em geral, o seu primeiro nome, o caractere ponto (.) e seu primeiro sobrenome, seguido de @fca.unicamp.br (a primeira parte pode variar, você deve verificar o endereço exato através do material fornecido pelo helpdesk no momento de ingresso na Unicamp). A parte inicial do seu e-mail é a mesma utilizada para acessar os computadores da FCA, assim como a senha também é a mesma. Caso você mude a senha utilizada para acessar os computadores dos laboratórios de informática da FCA, a senha do seu e-mail também mudará automaticamente. Quanto ao redirecionamento, o webmail da FCA não oferece este recurso. O que você pode fazer é redirecionar o e-mail da DAC (Diretoria Acadêmica) para o da FCA, concentrando todos os e-mails acadêmicos para um só endereço; ou então verificar se o seu e-mail privado oferece recurso para “puxar” e-mail para si – o Gmail, por exemplo, oferece este recurso na parte das configurações > Contas e importação.
Como eu fico sabendo de intercâmbios, prazos para matrícula, entre outros assuntos da vida acadêmica?
Todos os comunicados, informes e recados passados da universidade para a comunidade acadêmica dão-se através dos e-mails institucionais. Eles são dois: o seu e-mail institucional da Diretoria Acadêmica – DAC, que reúne assuntos gerais da universidade; e o e-mail institucional da FCA, que reúne assuntos mais específicos da unidade. É de extrema importância acompanhar e gerir os e-mails recebidos, apagando e-mail antigos com frequência para liberar espaço na sua caixa de entrada. São nestes dois e-mails que você receberá informações de extrema importância, como por exemplo o passo-a-passo para matricular-se nas disciplinas do próximo semestre, e até mesmo aviso referente a cancelamento de matrícula (jubilamento). Complementarmente, a Diretoria de Ensino posta alguns informes, também, em sua página no Facebook.
Como eu tenho acesso aos materiais disponibilizados pelos docentes?
As ferramentas oficiais que a Unicamp disponibiliza para que docentes e discentes tenham contato e compartilhem material acadêmico é o Moodle, e o Google Classroom. Neste espaço, você terá acesso aos materiais disponibilizados pelo professor, poderá realizar entregas de trabalhos, caso os professores abram espaço para isso, e poderá enviar mensagens aos docentes da disciplina. Nas primeiras aulas do semestre o professor avisará qual ferramenta diversa será utilizada e qual a forma de acesso, essa informação também deve estar disponível no Plano de Desenvolvimento da disciplina.
Eu esqueci a senha do meu usuário no Ensino Aberto ou do e-mail institucional, o que devo fazer?
Se você não se lembra da sua senha, você deve acessar esta página e solicitar a redefinição da sua senha. Caso, por algum motivo, você não consiga ainda assim, busque contato com a Diretoria Acadêmica (DAC) ou com o Centro de Computação da Unicamp (CCUEC).
Eu esqueci a senha do meu usuário no Moodle ou do e-mail institucional, o que devo fazer?
Se você não se lembra da sua senha, mas tem acesso ao e-mail alternativo cadastrado no sistema, você deve acessar esta página e solicitar a redefinição da sua senha. Caso, por algum motivo, você não tenha mais acesso ao e-mail alternativo, derá seguir o procedimento para recuperação de senha descrito no site da DAC.
Eu perdi meu RA (o cartão)! O que devo fazer? Vou perder meu saldo do Restaurante Universitário?
Você pode verificar se o seu cartão universitário foi encontrado e entregue no Achados e Perdidos da SAR. Caso ele tenha sido perdido de fato, ou caso seu cartão tenha quebrado, você deve realizar o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do cartão universitário através de depósito com os seguintes dados: Banco Santander: agência 0207 – c/c: 43-003047-0 – CNPJ: 46.068.428/0001-33. Após, apresente o comprovante de depósito na Diretoria de Ensino (pelo e-mail atendimentograduacao@fca.unicamp.br) para que seja solicitado à DAC seu novo cartão de RA (atenção: não é aceito comprovante de depósito por envelope em caixa eletrônico; nem comprovante de agendamento de transação). Você será informado através do e-mail institucional da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) quando o novo cartão ficar pronto e puder ser retirado. Até que isso ocorra, você poderá utilizar um cartão provisório que lhe será entregue após a apresentação do comprovante de depósito. Neste processo, o seu saldo do Restaurante Universitário, bem como quaisquer outros dados relativos ao seu cartão e ao seu registro acadêmico, serão transferidos de um cartão a outro (primeiro, do antigo, que foi inutilizado, ao provisório; depois, do provisório para o novo cartão definitivo).
Se você suspeita que alguém encontrou seu cartão universitário e o está utilizando (por exemplo, na biblioteca ou no restaurante), você pode solicitar o bloqueio do cartão na Diretoria de Ensino, caso acredite que conseguirá reaver seu cartão novamente, para depois pedir seu desbloqueio. De todo modo, se você desejar um novo cartão, você deverá realizar o processo descrito acima – ou seja, um cartão provisório só será fornecido caso você apresente o comprovante de pagamento do novo cartão.
Você é dispensado de pagar a taxa em dois casos: caso você tenha sido roubado e apresente o Boletim de Ocorrência, sendo que no Boletim consta discriminado que um dos itens roubados foi, especificamente, seu cartão universitário; e caso o chip tenha queimado (chip quebrado, destacado pra fora do cartão ou cartão partido no meio caracterizam mau uso, de forma que a taxa deve ser paga de mesma forma).
Disciplinas
O que é e como funciona o teste de proficiência em disciplina?
O teste de proficiência em disciplina é a verificação de conhecimentos que permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno. Você pode se submeter ao teste de proficiência apenas uma vez em cada disciplina, desde que não registre nenhuma reprovação ou desistência na disciplinam que se deseja realizar a proficiência. Somente no caso de língua estrangeira, o teste de proficiência pode ser realizado mais de uma vez. Vale lembrar que não é toda disciplina que oferece teste de proficiência.
Para consultar os testes de proficiência disponíveis, você deve acessar o página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > área “Estudantes” > área “Teste de Proficiência” > na barra superior, “Teste de Proficiência > opção “Oferecimento” > “Consultar oferecimento”. Agora, para se inscrever, você deve consultar o Calendário Escolar de Graduação no site da DAC para verificar o período de inscrição para o teste desejado, e, no período correto, realizar a sua inscrição na mesma área citada, na opção “Inscrição” > “Registrar Inscrição” na barra superior da tela. O estudante aprovado no teste terá a disciplina registrada em seu histórico escolar, sendo-lhe concedidos os respectivos créditos.
Qual a diferença entre trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula e desistência em disciplina?
O trancamento de matrícula é o processo de suspender durante um semestre (seis meses) a sua graduação, processo este que passa a ser possível a partir da conclusão do segundo semestre do curso. Assim, à partir do terceiro semestre todo aluno tem o direito de realizar esse processo duas vezes, consecutivas ou não, durante a sua graduação toda – seja para, por exemplo, intercâmbio internacional particular não intermediado pela DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais), experiência de trabalho diferente do estágio obrigatório, doença, serviço militar, intercâmbio nacional, ou por qualquer outro motivo. O trancamento deve ser solicitado via e-DAC, dentro dos prazos estipulados pelo Calendário de Graduação . Vale ressaltar que intercâmbio intermediado pela DERI (intercâmbio internacional que segue edital da DERI) exige trancamento, porém este é caracterizado como afastamento por motivo de intercâmbio, de forma que não entra na contagem destes dois semestres de direito de todo aluno. Existe, ainda, o trancamento em caráter excepcional, que é solicitado por um aluno que necessite trancar seu semestre, porém está impossibilitado de fazê-lo porque está em seu primeiro ano, por exemplo, ou porque já realizou seus dois trancamentos de direito. A solicitação não é concedida automaticamente, pois passará primeiramente por análise da coordenação de seu curso, que deve avaliar se o motivo para trancamento é válido e foge à escolha do aluno. Para solicitar o trancamento em caráter excepcional, o aluno fazer a solicitação via e-DAC, onde ele deve apresentar as justificativas que caracterizam a excepcionalidade.
O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso de graduação, não havendo possibilidade de retorno posterior ao curso. Ela pode ocorrer por parte do aluno que deseja não mais se graduar no curso, ou de forma automática, caso o aluno deixe de atender alguns dos requisitos da Unicamp (ver “jubilamento” abaixo).
A desistência em disciplina, por sua vez, muitas vezes dito de forma imprecisa pela comunidade acadêmica como “trancamento de disciplina” ou até mesmo “trancamento de matrícula”, é o processo de desistir da matrícula de uma ou mais disciplinas isoladas no semestre em que você se encontra. Vamos supor que você se matriculou, para o seu segundo semestre da graduação, na disciplina “Epistemologia”, mas na quarta semana do semestre decidiu que não mais quer fazê-la neste momento – quer deixá-la para um semestre futuro. Assim, através do página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > Estudantes > “Serviços Acadêmicos” > botão “Desistência de Matrícula em Disciplinas”, você pode solicitar a desistência – deve-se atentar, porém, que após a confirmação da desistência, não é possível voltar atrás. O prazo para desistir de disciplinas é, geralmente, até metade do semestre atual, porém a data exata deve ser conferida no Calendário de Graduação disponível no site da DAC, e cada disciplina só pode passar por este processo uma vez na sua graduação – ou seja, se por exemplo você desistiu de “Epistemologia” no segundo semestre, matriculou-se para ela no quarto semestre e decidiu desistir novamente, o sistema da DAC não permitirá a desistência pela segunda vez.
Sou aluno ingressante. Preciso realizar a matrícula nas disciplinas do semestre?
Não. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre de curso são feitas automaticamente para todos os alunos ingressantes, de modo que basta a ele seguir a programação que lhe for passada no momento da confirmação da matrícula. O processo de matrícula em disciplinas por responsabilidade do estudante se inicia ao fim do primeiro semestre, para as disciplinas do semestre seguinte.
Sou eu que devo realizar as matrículas nas disciplinas do meu curso? Com que frequência isso deve ser feito?
Sim, as matrículas nas disciplinas para o semestre seguinte, além de obrigatórias, são de responsabilidade dos alunos. Elas devem ser efetuadas sempre nos períodos previstos pelo Calendário Escolar de Graduação da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), que normalmente estão próximos ao fim de cada semestre (início de Julho para matrículas para o segundo semestre do ano, e início de Dezembro para matrículas para o primeiro semestre do ano seguinte). Assim, você deve realizar o procedimento de matrícula em disciplina todo semestre.
Como eu posso verificar quais disciplinas eu ainda devo cursar e quais disciplinas serão oferecidas no próximo semestre?
Para escolher quais disciplinas cursar, você deve considerar a proposta para cumprimento de currículo do seu curso (acesse o catálogo do seu curso > “cursos” > “relação dos cursos” do ano do catálogo > área do seu curso > seu curso > “proposta para cumprimento de currículo”). Clicando em cada uma das disciplinas, você consegue verificar sua ementa e se há ou não pré-requisitos, e quais. Você também pode checar a sua integralização curricular (ver pergunta abaixo para dúvidas) para saber quais disciplinas você já cursou e quais ainda restam cursar. Por fim, a Diretoria de Ensino da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) sempre divulga em sua página no Facebook e no site institucional (aba graduação > disciplinas > horários), antes do início do período de matrículas, uma proposta da grade de todas as disciplinas que serão oferecidas no semestre seguinte, com o horário de cada turma e professor responsável. É infrequente casos em que esta proposta altera-se, mas a versão oficial e definitiva consta à partir da data estipulada no Calendário Escolar de Graduação no portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “estudantes” > “caderno de horários” > “disciplinas desejadas” no período desejado dentro de “graduação” > FCA > verificar horários oferecidos acessando cada disciplina.
Por fim, como realizo a matrícula?
Com a relação das disciplinas que você pode e deve cursar, como visto acima, você deve montar a sua grade horária semanal para o próximo semestre, cuidando para não colocar duas disciplinas em um mesmo dia e horário. Após, acesse o portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > Estudantes > SIGA > selecione “Cadastros” na barra superior > “atualizar dados cadastrais de aluno”. Preencha os campos e clique em confirmar, abaixo. Depois, portal da DAC > Estudantes > Serviços Acadêmicos > Requerimento de Matrícula > preencha com tipo “normal”, o código do seu curso (veja aqui qual é o código do seu curso) e o nível “graduação” e aperte “confirmar”. E seguida, preencha em cada campo o código da disciplina (geralmente duas letras e três número) e, no campo ao lado, a turma – lembrando que cada turma ocorre em um dia e horário diferente conforme divulgado pela Diretoria de Ensino.
Após realizar a solicitação, salve a tela final do requerimento para possuir uma garantia em caso de falha no sistema. Você pode verificar no dia seguinte a confirmação do envio do pedido de matrícula em “Acompanhar Requerimentos Processados” na mesma janela onde você acessou o “Requerimento de Matrícula”. Caso você tenha se esquecido de incluir uma disciplina ou deseje realizar qualquer tipo de alteração, se ainda estiver dentro do prazo de solicitação de matrícula, basta enviar novamente toda a relação das disciplinas desejadas, incluindo a alteração. O que o sistema faz é considerar apenas o último pedido de matrícula, desconsiderando os primeiros, se houver – ou seja, nunca faça a segunda solicitação com somente a disciplina esquecida, pois o sistema entenderá que você quer se matricular apenas nela. Faça a solicitação de todas as disciplinas novamente.
Assim, ao fim do período estipulado, todos os pedidos dos alunos serão analisados e, na data prevista pelo Calendário Escolar de Graduação, o resultado de pedido de matrícula estará disponível em portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “Serviços Acadêmicos” > Relatório Final de Matrícula.
O que significa “viola reserva”? E “viola vaga”? O que é “turma especial”?
A mensagem “viola reserva” indica que você está tentando se matricular em uma disciplina que não é prevista para o semestre em que você se encontra, ou que não é prevista para o seu curso. Isso não significa que você não conseguirá cursá-la, mas que serão priorizados antes de você aqueles alunos que estão no semestre equivalente ao da disciplina ou que estão atrasados na graduação. Se, priorizados estes alunos, sobrarem vagas, a coordenação analisará se concede ou não matrícula na disciplina. De forma semelhante, a mensagem “viola vaga” indica que há mais pedidos de matrícula em uma disciplina que vagas na sala. De mesma forma, isso não significa que você necessariamente será recusado na disciplina, apesar de haver maior probabilidade. Mais uma vez, quando um aluno pede matrícula com viola vaga, a coordenação analisará o caso.
Quanto à turma especial, ela somente poderá ser cursada pelos alunos que já tentaram cursar a mesma disciplina em turma regular, mas foram reprovados por nota, tendo obtido frequência mínima. Assim sendo, se você nunca fez esta disciplina, se você desistiu da mesma ao longo do semestre (“trancou a matrícula na disciplina”) ou se você reprovou por frequência, você não poderá ingressar na turma especial. Para descobrir quais disciplina serão oferecidas em turma especial, você pode acessar o portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “caderno de horários” > e na coluna da graduação, no semestre desejado, consultar os links “especial I” e “especial II”, clicando em seguida em “FCA”. Para se matricular em uma turma especial você deve, no sistema da DAC, inserir o código da disciplina e no campo “turma” inserir o caractere “%”. Se você tiver mais dúvidas, mais detalhes são fornecidos no site da DAC, na área de matrícula em disciplinas – onde, por exemplo, você pode conferir a diferença entre “turma especial I” e “turma especial II”.
É possível alterar minha matrícula após o período de matrículas?
Sim, no período de alteração de matrícula. Se depois da aprovação ou reprovação nas matrículas desejadas você quiser ainda fazer alguma alteração, você deve solicitá-la durante o período de alteração de matrícula, também com data prevista no Calendário de Graduação – fique atento pois, geralmente, o período para pedido de alteração de matrícula é curto. Para tanto, primeiro você deve consultar a situação de vagas das disciplinas desejadas em portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “alteração de matrícula” > situação de vagas por disciplina > coloque o semestre desejado e o código da disciplina (sem código de turma). Assim, você terá acesso à informação de se ainda há vaga para as turmas desta disciplina ou não. Depois, na tela inicial da área de alteração de matrícula antes acessada, clique em “informar pedido de alteração de matrícula” e siga os passos para pedir matrícula em nova disciplina, excluir a matrícula de uma disciplina ou trocar de turma dentro de uma mesma disciplina (permuta). Ressalta-se que excluir a matrícula em uma disciplina no momento de alteração de matrícula não caracteriza desistência da mesma – ou seja, a disciplina em questão não aparecerá na sua integralização.
Se você tiver mais dúvidas, mais detalhes são fornecidos no site da DAC, na área de matrícula em disciplinas.
Após o período de alteração de matrícula, ainda é possível realizar algum processo para alterá-la?
Você pode desistir da matrícula em uma ou mais disciplinas, como é explicado abaixo no tópico sobre “trancamento de semestre”, “cancelamento de matrícula” e “desistência em disciplina”. Agora, a solicitação para se matricular em uma disciplina nova ou para trocar de turma após o período de alteração de matrícula assume um caráter de exceção, devendo ser feita através de um recurso. Esse procedimento é chamado de alteração de matrícula fora do prazo, e deve ser feito através do preenchimento do formulário para solicitações diversas, no site da Diretoria Acadêmica (DAC) – no assunto, preencha com “alteração de matrícula fora do prazo”, e na descrição escreva a sua justificativa para estar fazendo a solicitação fora do prazo. Após preenchê-lo, imprima e o documento e leve-o à Diretoria de Ensino da FCA para conferir se ele será aceito, ou se você deverá levá-lo diretamente à DAC, em Campinas. Atenção: a DAC só aceita solicitações de alteração de matrícula fora do prazo nos casos listados abaixo:
A – Retificação de nota – Se a nota do pré-requisito foi retificada após alteração de matrícula;
B – Matrícula cancelada no curso – O aluno foi aceito de volta no curso por processo de Reconsideração de Matrícula e o resultado saiu após alteração de matrícula;
C – Aproveitamento de estudos – Se o pré-requisito foi registrado como aproveitamento de estudos após alteração de matrícula;
D – Possível concluinte – Se o aluno concluir o curso dentro do semestre com a disciplina faltante;
E – Conclusão próximo semestre – Se a disciplina faltante for pré-requisito de outra que o aluno necessitará para concluir o curso no próximo semestre;
F – Motivos de saúde – Mediante comprovação de que a situação o impossibilitou de efetuar a matrícula;
Documentos e Procedimentos
A Diretoria de Ensino pode fornecer uma declaração indicando o semestre que estou cursando?
Não. Os cursos de graduação da Unicamp são compostos por créditos, e estes são cumpridos de acordo com as escolhas que o aluno faz baseando-se numa proposta para o currículo pleno. Portanto, como o curso é medido em créditos, não é possível determinar em que semestre um aluno encontra-se. A quantidade de créditos cursados, por sua vez, encontra-se no atestado de matrícula, que pode ser solicitado online através do portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “serviços acadêmicos” > botão “atestado de matrícula” da divisão relatórios – graduação da tela.
Como devo proceder caso eu queira trocar de curso dentro da própria Unicamp? Isso é possível?
Sim, é possível trocar de um curso de graduação da Unicamp para outro sem a necessidade de fazer outro vestibular – e este procedimento chama-se remanejamento interno. Existe uma semana específica a cada ano para que o remanejamento seja solicitado, sempre ao fim do primeiro semestre, entre as duas últimas semanas de Junho (a data exata pode ser conferida no Calendário Escolar divulgado pela Diretoria Acadêmica da Unicamp – DAC). O aluno deverá fazer a inscrição diretamente no sistema E-DAC (portal da DAC > estudantes > E-DAC), cujo acesso é de mesmo login e senha do SIGA e Moodle, não havendo a necessidade de entregar nenhum documento na Diretoria de Ensino. Se você atender a todos os pré-requisitos, você será transferido para o curso desejado depois da análise por parte da Diretoria Acadêmica, que divulga uma lista com pedidos deferidos e negados, também em data definida pelo calendário supracitado. Informações detalhadas podem ser encontradas aqui. Destaca-se que após efetuar o pedido de remanejamento, não há como voltar atrás ou desistir da troca de curso. Se você for aprovado, mas quiser retornar ao curso original, você deve esperar o ano seguinte para solicitar o remanejamento, novamente, para o curso original.
Vale ressaltar que a troca de curso difere da complementação curricular e do reingresso, ambos explicados melhor no tópico 1.1.1.o) deste FAQ, abaixo.
Como eu faço para solicitar auxílio financeiro para evento/congresso?
O Conselho Multidisciplinar de Graduação (CMG) da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP, lança editais de apoio à participação de discentes em eventos acadêmicos e/ou científicos ligados à graduação.
Para se candidatar é preciso seguir o edital, que é divulgado anualmente na página da FCA.
Como posso acessar um atestado de matrícula ou meu histórico escolar?
Você pode acessar aos documentos oficiais disponibilizados pela Unicamp diretamente através do portal da DAC (Diretoria Acadêmica) > “Estudantes” > “serviços acadêmicos”. Os documentos não necessitam de assinatura ou carimbo, pois são emitidos com um código de autenticidade para verificação da veracidade do documento.
Estou enfrentando problemas com o docente de uma disciplina que estou cursando. Como posso proceder?
Você pode entregar na Diretoria de Ensino da Faculdade de Ciênicas Aplicadas (FCA – Unicamp) um formulário com suas reclamações (página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Formulários” > “Solicitações diversas”), lembrando de apontar o nome do docente e a disciplina que ele ministra. Você deverá preencher seu nome e RA, mas, se você desejar, a sua reclamação será passada de forma anônima para a Coordenação, que tomará as medidas necessárias. Por fim, a Diretoria de Ensino se certificará de não deixar chegar ao próprio docente o nome do autor da reclamação.
Eu faltei por motivo de doença, mas tenho atestado médico. Como faço para abonar minha falta?
De acordo com o Regimento da Unicamp, artigo 72, não é possível abonar falta por motivo de doença.
Art. 72. O abono de faltas está previsto nos casos descritos a seguir, mediante apresentação de documentos comprobatórios ao docente responsável pela disciplina, num prazo de 15 (quinze) dias após a ocorrência, durante a vigência do período letivo.
I – exercício de representação estudantil nos órgãos colegiados, durante os horários das reuniões;
II – convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei;
III – falecimento do cônjuge, filho, inclusive natimorto, pais, irmãos e avós até 03 (três) dias;
IV – falecimento de padrasto, madrasta, sogros e cunhados até 02 (dois) dias.
V – exercício de representação estudantil em competições de atividades extracurriculares de caráter interdisciplinar sob os seguintes critérios:
a) os pedidos de dispensa devem ser solicitados com até 15 dias de antecedência à coordenação do curso do aluno;
b) limitado a 1 (uma) avaliação por disciplina por semestre;
c) o período máximo de abono será de até 5 dias para competições nacionais ou regionais e até 10 dias para competições internacionais;
d) a critério do docente, desde que constante do Plano de Desenvolvimento da Disciplina, o exame final pode substituir a avaliação aplicada no dia da falta abonada.
Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I ao IV, o aluno terá direito a uma nova avaliação a ser agendada com o professor responsável pela disciplina, caso ocorra prova ou exame no dia da falta abonada.
Eu gostaria de obter um certificado de estudos para complementar o meu diploma. Quais são as minhas opções? Como devo proceder?
O certificado de estudos é um certificado complementar à graduação regular na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA – Unicamp), que deve ser solicitado à Diretoria de Ensino após a conclusão do curso caso todas as disciplinas exigidas tenham sido cursadas, uma vez que não é emitido de forma automática. Ele poderá ser solicitado por alunos regulares ou por alunos especiais, desde que tenham cursados todas as disciplinas que compõe o certificado. Para solicitá-lo, após a obtenção do atestado de conclusão do curso, acesse o página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > formulários > “solicitações diversas” dentro da coluna da graduação > e preencha, então, o formulário solicitando o certificado de estudos, indicando o ramo de estudos e as disciplinas cursadas. Envie esse formulário por e-mail para atendimentograduacao@fca.unicamp.br.
Antes de começar a cursar as disciplinas do certificado desejado, você deve se atentar ao fato de que a possibilidade de obter um certificado de estudos é atrelada ao catálogo do seu curso e ano – você só pode tirar o certificado se, exclusivamente, ele esteja previsto no catálogo em que você se encontra. Se, por exemplo, você cursa Nutrição, catálogo de 2015, você não conseguirá obter o certificado em Humanidades sem, antes, solicitar a mudança para um catálogo posterior, uma vez que tal certificado passou a ser incluído nos catálogos de todos os cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) a partir de 2016.
Para obter o certificado, é necessário cumprir uma série de disciplinas, que variam de acordo com a área de cada um. Para cursá-las, no momento de realizar a matrícula nas disciplinas regulares para o próximo semestre, basta solicitar a matrícula nas disciplinas referentes ao certificado desejado, desde que não haja conflito de horário na grade semanal de aulas. Alguns certificados são exclusivos de alguns cursos, enquanto outros estão disponíveis para todos. Caso seu curso e catálogo ofereçam, não há problema em tirar mais de um certificado. Para consultar se seu catálogo oferece um certificado ou não, acesse esta página no site da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > escolha seu catálogo > selecione “cursos” > “relação dos cursos” > sua área > seu curso > “proposta para cumprimento de currículo” > e verifique então, ao fim da página, se há dentro de observações uma parte com os certificados e as respectivas disciplinas que devem ser cursadas.
Observações: não há impedimento, no Regimento Geral da Graduação, a alunos de outros cursos solicitarem um certificado de estudos pertencente a um curso diverso ao seu. Porém, no momento de consideração de matrícula em disciplinas, terão prioridade os alunos matriculados no curso relacionado ao certificado, de forma que será mais complexo para um aluno de outro curso conseguir cumprir toda a carga horária prevista. De mesma forma, o certificado de estudos pode ser emitido à um estudante especial, que tenha cumprido toda a carga horária; porém, como a consideração de matrícula de estudantes especiais acontece somente após a consideração de matrícula dos estudantes regulares, a probabilidade de conseguir vaga também é menor. Para verificar exatamente o que a Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) regulamenta, com base no Regimento, acesse o portal da DAC e abra a opção “vida acadêmica” na barra superior > “Habilitações, Ênfases e Certificado de Estudos” e confira o texto na segunda metade da página.
Minha organização vai participar de Jogos Universitários, é possível emitir uma lista com o nome de todos os alunos do curso?
Não, pois isso viola a LGPD e as informações privadas e pessoais dos demais alunos do curso que não vão participar dos jogos.
Neste caso, os alunos que vão participar dos jogos devem apresentar o atestado de matrícula para comprovar que estão regularmente matriculados em um curso de graduação. O atestado em formato impresso e com assinatura manual pode ser obtido no atendimento da Diretoria Acadêmica (DAC), em Barão Geraldo. O atestado em formato digital com validação eletrônica pode ser conseguido por meio do sistema SIGA. Cada aluno interessado em participar do evento pode acessar o seu atestado de matrícula e apresentar para a organização. A partir disso, a organização pode elaborar um documento com os nomes dos envolvidos, juntar com os respectivos atestados de matrícula e depois encaminhar à organização do evento/competição.
O professor está demorando para entregar a nota final. O que devo fazer?
O Calendário de Graduação estipula para todo semestre uma data limite para inclusão das notas finais das disciplinas, em acordo com o Regimento Geral da Unicamp. Porém, este mesmo Regimento não regulamenta que os professores devam divulgar as notas para os estudantes, apesar de a grande maioria dos docentes o fazer. Dessa forma, se você gostaria de acessar as suas notas antes da data limite para inserção no sistema, você deve buscar contato com o professor, não sendo de alcance à Diretoria de Ensino fazer algo neste momento. Agora, caso a data limite tenha sido atingida e um docente não tenha inserido as notas no sistema, a Diretoria de Ensino tomará suas providências, sem a necessidade de requisição por parte dos alunos.
O professor inseriu uma nota errada no sistema! O que eu faço?
Você deve procurar o professor em questão, notificá-lo do ocorrido e solicitar a retificação. Não há necessidade de buscar ajuda na Diretoria de Ensino, uma vez que somente o professor consegue realizar este procedimento.
Se, após o contato com o professor, a questão não for resolvida, entre em contato com a Diretoria de Ensino pelo e-mail secgrad@fca.unicamp.br.
O que é a integralização curricular? Como eu posso acessá-la?
A integralização curricular é um documento que mostra todas as disciplinas já cursadas pelo aluno de graduação, bem como as disciplinas que ainda devem ser cursadas, o coeficiente de rendimento do aluno, a classificação do aluno na turma, entre outras informações.
A integralização pode ser acessada através do portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > serviços acadêmicos > botão “integralização curricular”. Observe que há, na parte inferior da integralização, uma extensa legenda dos códigos utilizados.
Algumas dúvidas frequentes relacionadas à integralização e suas respostas encontram-se abaixo:
- Quando a minha integralização indica que ainda preciso fazer um certo número créditos de eletiva, ela já está considerando as eletivas que estou cursando atualmente ou não?
A integralização já considera as matérias que vocês está cursando, considerando que você será aprovado nas disciplinas nas quais você está matriculado. Suponhamos que sua integralização aponta que você ainda deve cursar 2 créditos de eletivas, e você atualmente está matriculado em uma eletiva de 4 créditos. Se você for reprovado nessa eletiva, você ainda deverá cursar 6 créditos de eletiva.
- Como funciona a atualização da integralização? De quando em quando ocorre?
A integralização é atualizada constantemente pela Diretoria Acadêmica – DAC, mas o resultado destas atualizações só chega aos alunos periodicamente. É válido ressaltar que o aluno deve sempre conferir a data em que sua integralização foi atualizada pela última vez no topo da página de integralização. Se um professor divulga as notas finais de uma disciplina antes do prazo estipulado pelo Calendário de Graduação, por exemplo, isso não significa que neste mesmo instante a sua integralização refletirá a sua situação atual – aprovado ou reprovado na disciplina.
- Na minha integralização está aparecendo uma mensagem referente aos créditos faltantes para cumprimento da carga mínima. O que é isso?
Esta mensagem aparece, geralmente, quando uma disciplina passa por uma redução de créditos na troca de um catálogo para outro. Suponha que a disciplina XY123 era, no catálogo 2012, de 6 créditos, mas para o catálogo 2014 passou a ser de apenas 4 créditos. Se você é um aluno originalmente do catálogo de 2012, mas cursou essa disciplina em 2014, ela contará apenas 4 créditos na sua integralização, o que te fará ficar devendo 2 créditos para o cumprimento da carga mínima do seu catálogo. Assim, a mensagem referida aparecerá. Para sanar os créditos faltantes, você deverá cursar uma disciplina extracurricular a sua escolha.
O que é e como funciona o teste de proficiência em línguas estrangeiras do CEL – Centro de Ensino de Línguas da Unicamp?
O Teste de Proficiência do CEL, é destinado aos alunos da graduação da Unicamp e tem como objetivo classificar o aluno para:
- • cursar as disciplinas de línguas estrangeiras oferecidas pelo CEL e
- • permitir eliminar as disciplinas de línguas estrangeiras obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno. Segundo o Regimento Geral de Graduação, Seção V – Do Teste de Proficiência, § 6º: O aluno aprovado em teste de proficiência terá a disciplina registrada em seu Histórico Escolar, com código específico, sendo-lhe consignados os respectivos créditos.
Para realizar o teste, o aluno deve consultar quais disciplinas serão oferecidas e realizar a inscrição no sistema de proficiência na área do estudante do site da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), área “Teste de Proficiência”, no período previamente determinado pelo Calendário Escolar de Graduação. Atualmente, os testes de proficiência para língua estrangeira são oferecidos em ambos os semestres de todo ano. Deve-se ressaltar que os testes de proficiência para língua estrangeira podem ser efetuados mais de uma vez, diferentemente dos testes de proficiência em disciplina (ver abaixo). Se o aluno for aprovado, os créditos serão integralizados como disciplina eletiva. Observe que este Teste de Proficiência do CEL não está vinculado a nenhuma certificação de proficiência como, por exemplo, TOEFL.
O que é o aproveitamento de estudos e como posso realizá-lo?
É a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total, da disciplina na Unicamp ou em outra Instituição. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo programático da disciplina cursada anteriormente em relação à disciplina do atual Currículo Pleno a ser cumprido pelo estudante.
O aluno ingressante deve solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente durante o primeiro semestre após o ingresso no curso, conforme prazo determinado no calendário de graduação. Os demais alunos devem solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente no semestre seguinte à aprovação na disciplina cursada. No caso de alunos regressando de intercâmbios internacionais com mais de um semestre, a solicitação deve ser feita no semestre seguinte ao retorno (ver pergunta abaixo sobre intercâmbio internacional). Para disciplinas cursadas na Unicamp, o aluno deve apresentar somente a integralização e o formulário de aproveitamento de estudos da DAC – Diretoria Acadêmica da Unicamp; nos demais casos, o aluno deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), histórico escolar da outra instituição e o formulário de aproveitamento de estudos disponível no site da DAC (mais informações podem ser encontradas aqui).
Vale ressaltar que quando o aproveitamento de estudos é realizado, há reflexos na integralização curricular do aluno. Se, por exemplo, ele valida uma disciplina já cursada na Unicamp em outro curso com uma disciplina obrigatória do curso atual, a disciplina do curso anterior aparecerá como obrigatória na integralização, e a disciplina à qual foi dispensado não aparecerá em lugar algum. Por outro lado, se a validação é feita com um disciplina cursada em outra instituição de ensino, na integralização constará o código da disciplina oferecida na Unicamp sem nota, com o símbolo referente à validação.
O que é o Catálogo de Cursos de Graduação? Existe a possibilidade de trocar de catálogo? Como e porque isso pode ser feito?
O Catálogo de um curso de graduação é a relação das disciplinas que devem ser cursadas para se obter o diploma, constando no mesmo informações como número de créditos, ementa e pré-requisitos para cada uma das disciplinas, além de uma sugestão para cumprimento destas disciplinas ao longo dos semestres. Todos os Catálogos de todos os cursos da Unicamp estão disponíveis no site da DAC – Diretoria Acadêmica. Todo ano o Catálogo de todos os cursos são revistos para o ano seguinte, no sentido de promover melhorias nos cursos – seja com o intuito de modernizar a formação, seja para atender a demanda apresentada pelos alunos de anos anteriores. Com essa revisão, novas disciplinas podem ser incluídas ou antigas disciplinas podem ser retiradas, uma disciplina pode ser divida em duas ou duas podem ser aglutinadas em uma ou, ainda, disciplinas podem ter seus número de créditos aumentados ou diminuídos.
Frente a estas alterações, pelo motivo que seja, você pode achar interessante mudar de Catálogo. Suponha que você ingressou em 2014, no Catálogo de mesmo ano. Se você quiser mudar para o Catálogo do seu curso de 2015, basta entrar no site da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “formulários” > “opção curricular” > e preencher todos os campos, selecionando “opção por ano de catálogo” dentro do campo “opções”, e em seguida colocando o ano do catálogo desejado. Vale ressaltar que é direito de todo aluno requerer mudança para um catálogo posterior, seguindo o processo citado acima, sem a necessidade de apresentar justificativa alguma. Basta entrar com o requerimento que o aluno terá seu pedido aceito, uma vez que a mudança de catálogo não exige vaga remanescente, pois mudar de catálogo não é sinônimo de mudar de turma. Destaca-se, também, que mudar de catálogo não garante aumento de tempo para se formar.
Por outro lado, a mudança para catálogos de anos anteriores não é garantida. Um aluno pode solicitar essa mudança, mas deverá justificar – se, por exemplo, você sai para intercâmbio de um ano, automaticamente a DAC fará a mudança de seu catálogo para o ano seguinte. Caso você ache isso prejudicial, você pode solicitar a mudança apresentando a justificativa para pedir autorização da coordenação de seu curso – basta preencher o mesmo formulário anterior, incluindo uma carta anexa com a justificativa.
O que eu preciso fazer para conseguir o passe para estudante nos transportes municipal e intermunicipal?
Em geral, em todos os casos você deve obter a ficha de cadastro com a empresa de transporte e entregá-la preenchida na Diretoria de Ensino da FCA para assinatura. Após o prazo estipulado pela Diretoria no ato da entrega (em geral, 5 dias úteis), o documento estará disponível para retirada na Diretoria de Ensino e você deverá levá-lo na sede da companhia, juntamente com os demais documentos solicitados.
Por exemplo, no caso da SOU Limeira, o formulário a ser preenchido pode ser encontrado aqui. De acordo com o site, além do formulário preenchido, você deve levar ao terminal também um comprovante de endereço atualizado de Limeira, seu RG e o Atestado de Matrícula (equivalente à declaração escolar do semestre atual, que o site cita).
Agora, no caso de uma empresa como a VB – empresa de ônibus intermunicipal que faz o trecho Limeira – Campinas, por exemplo, o procedimento e os documentos podem ser diferentes. A empresa disponibiliza, igualmente, um formulário que deve ser entregue à Diretoria de Ensino para ser assinado, mas há documentos diferentes que devem ser encaminhados para emissão do passe, como duas fotos 3×4 e o comprovante de endereço da cidade da qual você virá em viagem para Limeira.
O que você deve fazer é verificar qual empresa cobre o trecho desejado e buscar orientações junto à ela de como proceder para obter o passe estudantil. De todo modo, a Diretoria de Ensino está orientada a assinar o documento para concessão do passe independentemente da empresa.
Vale ressaltar, por fim, que geralmente estes passes exigem renovação. Mais uma vez, como proceder para a renovação deve ser verificado junto à empresa. Em geral, empresas de ônibus intermunicipais exigem que todo o processo seja refeito anualmente. No caso da SOU, sempre que você for recarregar o seu passe, você deve levar um pequeno formulário assinado. Este formulário pode ser retirado no terminal central de circulares da cidade e deve ser entregue na Diretoria de Ensino para assinatura atestando a frequência nas aulas do último mês.
Quais requisitos preciso atender para começar meu TCC? Qual o primeiro passo a ser tomado?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório dos cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA – Unicamp). Nos cursos de Administração, Administração Pública e Ciências do Esporte, o trabalho é desenvolvido ao longo de dois semestres, enquanto que para Nutrição e Engenharias, o trabalho é desenvolvido em um semestre. O trabalho de conclusão de cada curso segue um padrão diferente, adaptado às necessidades de cada curso. Em Administração, Administração Pública e Ciências do Esporte, o TCC é realizado em 2 semestres. Em Nutrição e Engenharias, o TCC é realizado em apenas 1 semestre.
A orientação geral para quem deseja iniciar seu TCC é acessar o currículo pleno de seu curso através do seu catálogo e observar sua ementa e seus pré-requisitos (em geral, um certo coeficiente de progressão), bem como o semestre em que sua realização é sugerida. Após, você pode buscar conversar com os docentes do seu curso para buscar um orientador que se encaixe aos seus planos para o seu TCC, mas isso não é obrigatório. A depender do coordenador do seu curso, ele pode lançar um formulário de interesse em tema e orientador para facilitar a alocação posterior.
Após, no período de matrículas em disciplinas pelo sistema da DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp), você deve inserir o código do TCC de seu curso, disponível no currículo pleno, seguido pelas siglas do professor orientador desejado (ver em site da DAC > “Estudantes” > “caderno de horários” > período desejado > FCA > disciplina referente ao seu TCC). Se você já tiver conversado com o professor escolhido, as chances de você permanecer com este orientador são maiores. Caso contrário, poderá ocorrer uma alocação de orientandos para melhor distribuição dos números. Ainda, a Diretoria de Ensino recomenda que, caso você esteja também matriculado para Estágio, que você busque ser orientado tanto no estágio quanto no TCC pelo mesmo docente, para facilitar a comunicação. Após a confirmação da matrícula, você deverá entrar em contato com o docente para acordar como será a dinâmica do trabalho. Ressalta-se que todo trabalho de conclusão deve seguir as normas estipuladas pela biblioteca, uma vez que todos serão inseridos em seu sistema após a conclusão.
Para iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração e Administração Pública, é necessário ter o Coeficiente de Progressão (CP) igual ou maior que 0,58 (já ter concluído 58% ou mais do curso), e pode-se desenvolver um relatório de atividade em organização estudantil, ou relatório de iniciação científica, ou ainda relatório de projeto desenvolvido para a comunidade. Para o período de transição (até segundo semestre de 2021) do modelo antigo de TCC para o novo, é possível, também, desenvolver relatório de atividade em estágio. Para todos os modelos, não há apresentação. Para mais informações, você pode acessar o manual do TCC, o quadro síntese das alterações no TCC, e a deliberação da congregação.
Para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Nutrição, é necessário ter 65% do curso concluído (Coeficiente de Progressão – CP = 0,65 ou mais), e pode-se desenvolver um trabalho de pesquisa de campo associado ao estágio, um trabalho de monografia, ou um trabalho de pesquisa associado à Iniciação Científica realizada anteriormente. A apresentação deve ser feita em formato de pôster.
Para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, é necessário ter Coeficiente de Progressão (CP) igual ou maior que 0,7 para se realizar o TCC (70% ou mais do curso concluído), que é o desenvolvimento de um projeto em grupo, sem apresentação dada a sua conclusão. Para maiores informações, você deve buscar o orientador definido na sua matrícula para o TCC, ou então o coordenador associado do seu curso.
Para iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências do Esporte você deve ter pelo menos 70% do curso concluído (Coeficiente de Progressão – CP = 0,7). O trabalho a ser desenvolvido é uma monografia, com apresentação para banca ao final.
Quais são as outras formas de ingressar na Unicamp, que não pelo vestibular? O que é o reingresso? E complementação de currículo?
O reingresso é uma forma prevista no Regimento da Unicamp em que um aluno já formado em um curso da Universidade pode solicitar ingressar em um novo curso, sem a necessidade de ser aprovado no vestibular novamente, e sem a necessidade de haver vaga remanescente no curso e ano da turma ao qual o candidato ingressará. Porém, o reingresso do curso no qual você se formou para o curso desejado deve ser previsto pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), previsão esta disponível no site da DAC > “Estude na Unicamp” > “Reingresso”. Na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA – Unicamp), o reingresso é possível de Nutrição para Ciências do Esporte e vice-versa, e é possível também dos extintos cursos de Gestão (de Empresas, de Políticas Públicas, do Agronegócio, e de Comércio Internacional) para os cursos de Administração e Administração Pública. Para solicitar o reingresso, deve-se preencher o formulário de solicitação de reingresso do site da DAC, e levá-lo então à Diretoria de Ensino da FCA dentro do período estipulado pelo calendário da DAC.
Outra forma de ingressar um novo curso da Unicamp sem necessidade de prestar vestibular novamente, é já sendo formado em um curso pela Unicamp e já tendo cursado pelo menos 50% do curso pretendido – podendo assim solicitar a complementação de currículo. Por exemplo, se você é formado em Engenharia de Produção na Unicamp e deseja ingressar em Administração, uma vez que estes cursos não permitem reingresso de um para outro, você pode tentar a complementação de currículo. Caso você já tenha 50% dos créditos de Administração, e caso ainda haja vaga para o curso pretendido após o processo de remanejamento interno, você será contemplado. Para realizar tal solicitação, você deve preencher o formulário de complementação de currículo para alunos formados pela Unicamp e deve entregá-lo impresso na Diretoria de Ensino da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) dentro dos prazos estipulados pelo Calendário Escolar de Graduação (geralmente o período para essa solicitação é o mesmo que para a solicitação de Remanejamento Interno).
Uma terceira forma de ingressar na Unicamp sem o vestibular é concorrendo às vagas remanescentes, que são aquelas que não são preenchidas após o reingresso e a complementação de currículo, e que serão ocupadas mediante realização de prova e análise de currículo. Podem ocupar estas vagas alunos de graduação da Unicamp que desejam mudar de curso ou alunos de outras instituições de ensino superior que desejam transferir sua graduação para a Unicamp. Este ingresso é controlado pela Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares, e todas as especificações exigidas, documentos, taxas, provas e etapas são explicados em seu portal Comvest > “formas de ingresso”, na barra superior > “vagas remanescentes”. Nesta mesma página, todas as datas de interesse podem ser consultadas.
Por fim, uma quarta forma de ingressar na Unicamp é através da transferência ex-officio, regulamentada por lei, para servidor federal civil ou militar estudante ou para seus dependentes estudantes, em caso de mudança de cidade por transferência em ofício. Mais detalhes e a relação de documentos exigidos para a transferência podem ser consultados na página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estude na Unicamp” > “Transferência Ex-Officio”.
Tenho um atestado de licença médica ou de licença gestante e gostaria de solicitar exercício domiciliar. Como devo proceder?
O exercício domiciliar é o processo através do qual um estudante pode solicitar a realização de atividades acadêmicas atribuídas por seus professores à distância, como forma de compensar sua ausência justificada de longo prazo às aulas. Para iniciar esse processo, você deve enviar o atestado original escaneado juntamente com o formulário para exercício domiciliar para a Diretoria de Ensino pelo e-mail secgrad@fca.unicamp.br. Você somente pode solicitar esse recurso caso insira-se em um dos casos abaixo, relativos à gravidez ou afecções, infecções, traumatismos ou outras doenças severas:
- Gravidez – De acordo com a Lei nº 6202/75, “a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses, a estudante ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares podendo, em casos excepcionais, comprovados por atestado médico, ser aumentado o período de repouso antes e depois do parto.”
- Outros – De acordo com o Decreto-Lei nº 1044/69, são considerados merecedores de tratamento excepcional os alunos de qualquer nível de ensino, portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinado distúrbios agudos ou agudizados.”
Você não deve entrar em contato com seus professores, pois a autorização que você necessita somente pode ser analisada e emitida pela Diretoria de Ensino. Após receber o pedido, a Diretoria de Ensino avisará todos os docentes e retornará, ao aluno, com o parecer emitido pelos mesmos.
Tenho um professor que estipulou que a média é 6, porém outro estipulou média 7. Isso é permitido?
Sim, de acordo com o Regimento da Unicamp, cabe ao docente responsável por cada disciplina definir qual a média exigida para passar sem exame, desde que esta esteja entre 5 e 7. Ainda, ele deve especificar uma nota final mínima que permita o aluno realizar o exame, sendo ela no máximo 2,5. Todas estas informações devem constar no Plano de Desenvolvimento da Disciplina, que deve ser elaborado pelo docente e apresentado aos alunos ao início das aulas. Neste mesmo plano, também, deve constar os métodos de avaliação que serão usados, não havendo nenhum tipo de avaliação obrigatória segundo o Regimento.
Estágios
Ao receber o termo de compromisso, onde devo entregá-lo?
Após gerado o termo de compromisso, você deverá coletar a assinatura do responsável da empresa, a sua assinatura, e enviar cópia escaneada para o SAE, através do link: https://www.sae.unicamp.br/portal/pt/estagios/entrega-de-documentos
Como entro no Sistema SAE Estágios?
Após o cadastro do estágio, o aluno irá receber um login e senha pelo email da DAC. Caso tenha esquecido/perdido o login, pode contatar o SAE para recuperar. Como auxílio, você pode visitar a SaeWiki, área do aluno em Sistema de Estágios e Empregos.
Como funciona a entrega de relatório?
Após um período inicial, é preciso entregar um relatório de estágio. Como faço para obtê-lo e, caso deva ser feito pelo aluno, onde posso encontrar as informações referentes ao modelo padrão do mesmo admitido pela Unicamp, com devidas regras?
Como uma empresa faz termo de convênio com a Unicamp?
- Acessar o site: http://www.sae.unicamp.br/estagios;
- Cadastrar novo usuário/nova empresa;
- Informar o CNPJ da Empresa e prosseguir;
- Preencher os dados da empresa e conformar na opção OK;
- Imprimir 3 vias, assinar e encaminhar ao SAE;
- Após recebimento/conferência da solicitação de convênio no SAE a Área de Estágios autoriza o login e a senha do cadastro para Empresa;
- A Empresa receberá e-mail automático liberando o acesso;
- Após recebimento do e-mail de autorização, a empresa pode cadastrar o Termo de Compromisso do(s) Estagiário(s);
- Devem ser impressas três vias do Termo de Compromisso devidamente assinadas pela empresa e pelo aluno (a assinatura do SAE é digital) e trazer ao SAE uma via para darmos baixa no sistema e ser arquivada.
A empresa pode usar o auxílio da área da empresa na página do Sistema de Estágios e Empregos da SaeWiki.
Esqueci minha senha para acessar o sistema de estágios do SAE, o que eu faço?
Clique em esqueci minha senha na área de login e solicite a recuperação. Uma nova senha será enviada ao e-mail cadastrado.
Eu já fiz um ou mais estágios extracurriculares, ainda assim preciso fazer o estágio curricular obrigatório?
Sim, o estágio curricular obrigatório é uma disciplina do curso enquanto que os estágios não obrigatórios são atividades realizadas pelo estudante por sua própria iniciativa. Eles, embora sejam relacionados, possuem naturezas diferentes. Um deles (estágio obrigatório) consta do projeto pedagógico do curso e é obrigatório por lei. O outro (não obrigatório) não está previsto no projeto pedagógico e trata-se de atividade complementar, desde que devidamente comprovado e aprovado. Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias.
Eu posso realizar estágio de mais de 6 horas diárias?
Não. Para realizar estágio com mais de 6 horas diárias, o curso deve alterar teoria e prática e nenhum dos cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas altera. Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias.
Meu usuário está bloqueado no sistema do SAE, o que pode ter acontecido?
Quando o usuário está bloqueado para uso no site, o aluno pode estar com pendências como por exemplo: não ter realizado a avaliação do estágio ou não ter entregue o relatório das atividades de estágio. Neste caso é preciso regularizar a pendência para poder acessar o sistema. Em caso de dúvidas entre em contato com o SAE pelo e-mail estagios@sae.unicamp.br
Quais requisitos preciso atender para começar a estagiar? Se eu já tiver conseguido vaga de estágio em uma empresa, o que devo fazer?
(Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias.)
O Estágio é parte complementar de todos os cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Unicamp. Sua finalidade é a formação através da reflexão sobre as atividades profissionais, sob orientação de um docente do curso. O estágio obrigatório é aquele previsto no Currículo Pleno de todos os cursos, cuja carga horária é requisito para aprovação, integralização curricular e obtenção de diploma. O estágio não-obrigatório não integra no Currículo Pleno, de forma que é opcional ao aluno – ou seja, é extracurricular. Na FCA, toda a gestão dos estágios é realizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante – SAE, sendo de responsabilidade da Diretoria de Ensino apenas as disciplinas correspondentes aos estágios obrigatórios.
Vale ressaltar que para um trabalho se caracterizar como estágio (obrigatório ou não) a autorização da faculdade é exigida; a faculdade (FCA – Unicamp) concede esta autorização mediante a conclusão de uma certa porcentagem mínima do curso, ou seja, ela impõe restrições de Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para cada curso, como vê-se a seguir.
Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para estágio extracurricular:
• Administração: CP maior ou igual a 0,23 (23% do curso concluído);
• Administração Pública: CP maior ou igual a 0,25 (25% do curso concluído);
• Nutrição, Ciências do Esporte, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura: CP maior ou igual a 0,40 (40% do curso concluído).
Caso você tenha o Coeficiente de Progressão (CP) mínimo para estágio extracurricular, você deve ficar atento às oportunidades de estágio divulgadas pelas empresas e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) para concorrer às vagas através de processo seletivo organizado pela própria empresa. Após, se a empresa já for conveniada à Unicamp, ela inserirá seu Termo de Estágio no sistema, que você deve assinar entregar no SAE na FCA via upload pelo link. Se ela não for, para te contratar como estagiário ela deverá primeiramente se conveniar no site do SAE, clicando em “Cadastrar novo usuário” > “Nova empresa” e seguindo os passos seguintes. Entregando o Termo de Compromisso de estágio no SAE, ele passa a ser reconhecido pela universidade.
Coeficiente de Progressão (CP) mínimo e outras condições para estágio obrigatório:
No caso do curso de Nutrição, você deve matricular-se nas disciplinas de estágio e, em reunião entre alunos e coordenação, as condições do estágio serão definidas. No caso dos demais cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA (Engenharias, Ciências do Esporte e Administrações), você deve ficar atento às oportunidades de estágio divulgadas pelas empresas e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) para concorrer às vagas através de processo seletivo organizado pela própria empresa. Após, se a empresa já for conveniada à Unicamp, ela inserirá seu Termo de Estágio no sistema, que você deve assinar entregar no SAE na FCA via upload pelo link. Se ela não for, para te contratar como estagiário ela deverá primeiramente se conveniar no site do SAE, clicando em “Cadastrar novo usuário” > “Nova empresa” e seguindo os passos seguintes.
Entregando o Termo de Compromisso de estágio no Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), ele passa a ser reconhecido pela universidade, mas para o cumprimento das horas necessárias para Estágio Obrigatório como previsto no Currículo Pleno de seu curso, você deve aguardar o próximo período de matrículas em disciplinas para se matricular no Estágio, utilizando a sigla de estágio do seu curso, como pode ser encontrado no seu catálogo (Catálogos de cursos > catálogo do seu ano > “cursos” > “relação dos cursos” do ano > sua área > seu curso > “currículo pleno”).
Os Coeficientes de Progressão (CP) mínimos para cada curso são:
• Administração:
Catalogo a partir de 2019 – CP maior ou igual a 0,75 (75% do curso concluído)
Catalogo 2018 – CP maior ou igual a 0,56 (56% do curso concluído)
Catalogo anterior ou igual a 2017 – CP maior ou igual a 0,58 (58% do curso concluído)
• Administração e Administração Pública: CP maior ou igual a 0,58 (58% do curso concluído);
Catalogo a partir de 2019 – CP maior ou igual a 0,56 (56% do curso concluído)
Catalogo anterior ou igual a 2018 – CP maior ou igual a 0,58 (58% do curso concluído)
• Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura: CP maior ou igual a 0,50 (50% do curso concluído);
• Ciências do Esporte: CP maior ou igual a 0,50 (50% do curso concluído) com autorização da coordenação, ou CP maior que 0,68 (68% do curso concluído).
• Nutrição:
Catalogo a partir de 2019 – somente quando concluir as disciplinas NT511 NT610 NT707 NT708
Catalogo 2018 – CP maior ou igual a 0,50 (50% do curso concluído)
Cumprindo o Coeficiente de Progressão (CP) mínimo, quando você for se matricular na disciplina de estágio obrigatório, no campo “turma” no sistema da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) você deve colocar a sigla do orientador de estágio que você deseja (ver em site da DAC > “Estudantes” > “caderno de horários” > período desejado > FCA > disciplina referente ao seu estágio). Se você já tiver conversado com o professor que você deseja ter como orientador, é mais provável que sua matrícula seja aceita; porém, há sempre a possibilidade de alocação para outro orientador, de forma a distribuir melhor o número de alunos e docentes orientadores. A Diretoria de Ensino recomenda que você busque ter como orientador do estágio o mesmo orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), caso você esteja cursando as duas disciplinas ao mesmo tempo, para facilitar a comunicação. Após ser aprovado na matrícula, busque contato com seu orientador do estágio.
Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias. Para mais informações e especificidades de cada curso, você pode acessar os links abaixo, que também estão disponíveis no site da FCA > Na barra superior “Graduação” – “Estágios”.
• Esclarecimentos para estágios nas Engenharias
• Regulamento dos estágios nas Engenharias
• Regulamento dos estágios nas Administrações
• Regulamento dos estágios em Ciências do Esporte
• Regulamento dos estágios em Nutrição.
Quando começam a contar as horas para estágio curricular obrigatório?
As horas se iniciam a partir do início do semestre em que você está matriculado na disciplina de estágio e se encerram no término do mesmo, como ocorre para as demais disciplinas, conforme calendário da DAC. Para maiores detalhes sobre o estágio obrigatório, leia o Manual do Estágio Obrigatório das Administrações ou o Manual do Estágio Obrigatório das Engenharias.
Quem gera o Termo de Compromisso, o aluno ou a empresa?
Para estágios remunerados, a empresa deverá cadastrar o estágio no sistema de estágios do SAE.
Para estágios voluntários, o aluno faz o cadastro no sistema de estágios do SAE e após aprovado gera o Termo de Compromisso.
Obs. Somente alunos com matricula em disicplina de estágio obrigatório poderá realizar estágio não remunerado (voluntário).
Intercâmbios
Retornei recentemente de intercâmbio internacional e gostaria de obter o aproveitamento das disciplinas cursadas na instituição estrangeira. Como devo proceder?
O aluno deve seguir o tópico Aproveitamento de Estudos vinculado a esta página do Portal da FCA.
Gostaria de cursar uma ou mais disciplinas em outra universidade do Brasil, mesmo estando matriculado na UNICAMP. Isso é possível?
O aluno regularmente matriculado em um dos cursos de graduação, da UNICAMP, pode cursar disciplinas na condição de Estudante Especial em outras universidades brasileiras. Esse processo chama-se Intercâmbio Nacional e as informações/instruções sobre esse tema estão registradas neste endereço vinculado ao Portal da FCA.
Estou fora dos requisitos exigidos para me inscrever em um edital de intercâmbio. Como devo proceder para tentar me inscrever?
O aluno que não se enquadrar nos requisitos mínimos acadêmicos solicitados pela DERI, pode apresentar um recurso junto à Diretoria de Ensino, da FCA, para tentar viabilizar sua inscrição (desde que esse recurso esteja previsto em edital). Para isso, o interessado deve preencher e e enviar o Formulário Para Alunos Fora dos Requisitos para intercâmbio, junto com o Histórico Escolar para a conta (intercambio@fca.unicamp.br). Ademais, os outros documentos indicados no respectivo edital de interesse, os quais devem ser avaliados pela coordenação, também devem ser anexados a esse recurso. O prazo para a coordenação avaliá-lo é de até 5 (cinco) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno recebe um e-mail com o resultado do recurso. As informações gerais sobre o processo de Intercâmbio Internacional estão disponíveis nesta página vinculada ao Portal da FCA.
Quero me inscrever em um intercâmbio publicado no portal da DERI, mas um requisito para isso é o número máximo de reprovações em disciplinas. Reprovação em disciplinas extracurriculares também é levada em consideração?
Sim, toda e qualquer reprovação é considerada no processo de inscrição para intercâmbios intermediados pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) ou por uma das unidades de ensino da UNICAMP. Os requisitos básicos para se inscrever em editais de intercâmbio universitário, disponibilizados pela UNICAMP, podem ser verificados neste endereço. Além disso, cada edital pode ter regras específicas. As informações gerais sobre o processo de Intercâmbio Internacional estão disponíveis nesta página vinculada ao Portal da FCA.
Quais são os requisitos básicos para se inscrever em editais de intercâmbio universitário promovidos pela UNICAMP?
Os requisitos gerais para o estudante participar de um processo de intercâmbio universitário estão disponíveis neste endereço eletrônico, vinculado ao Portal da DERI. Contudo, cada edital pode ter regras específicas. As informações gerais sobre o processo de Intercâmbio Internacional estão disponíveis nesta página vinculada ao Portal da FCA.
Onde consigo acesso aos editais de intercâmbio internacional?
O processo de intercâmbio internacional pode ser gerenciado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e/ou pelas unidades de ensino da UNICAMP e é publicado por meio de edital. O aluno pode acessar o Portal da DERI para: obter informações gerais sobre o processo de mobilidade acadêmica; visualizar os editais (abertos e encerrados); obter modelos de documentos acadêmicos traduzidos para usar em processos seletivos (o estudante deve seguir o tópico, abaixo, Tradução de Documentos Acadêmicos, para conseguir a validação dos documentos traduzidos junto à Coordenação de Graduação, da FCA); conferir as universidades estrangeiras parceiras da UNICAMP. As informações gerais sobre o processo de Intercâmbio Internacional estão disponíveis nesta página vinculada ao Portal da FCA.
Matrícula e Conclusão de Curso
A Unicamp oferece diploma em formato impresso?
A versão oficial do diploma é fornecida em formato digital, com assinatura digital e código para autenticação, no máximo três dias úteis após a colação de grau (apenas para alunos que compareceram ao ato e não têm pendências de documentos). Ele poderá ser acessado seguindo o caminho: portal da DAC > Estudantes > SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica > Acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica > Entrar com RA (número do Registro Acadêmico) e senha > Documentos de Alunos > Consultar documentos emitidos do aluno > Diploma. A assinatura digital pode ser validada em qualquer site governamental que disponibilize sistema validador, em conformidade com o padrão ICP-Brasil. Caso você possua alguma pendência de documento para emissão do diploma, ele será emitido em até 30 dias após a regularização.
De todo modo, é possível solicitar uma versão impressa no atendimento presencial da Diretoria Acadêmica em Barão Geraldo – Campinas. A procuração deve ser emitida através deste link.
Ainda, é possível conseguir uma autenticação de cópia impressa do diploma em formato digital. Deve-se buscar um Tabelião de Notas e Protesto e solicitar o serviço. Cartórios de Registro não oferecem esse serviço.
Antes de ter minha matrícula cancelada, ou seja, antes de ser “jubilado”, eu serei notificado?
Sim. Quando a Diretoria identifica que o aluno está ficando atrasado com o cumprimento da grade curricular obrigatória, um e-mail é enviado em seu endereço de e-mail institucional (inicial do nome + número do RA – Registro Acadêmico + @dac.unicamp.br). Dependendo da gravidade do atraso, o aluno é incluído no PAA (Programa de Apoio Acadêmico, definido pelo artigo 49A do Regimento Geral de Graduação), através do qual terá seu desempenho acompanhado.
É possível antecipar a data da colação de grau?
A antecipação da Colação de Grau é feita nos seguintes casos:
* aluno aprovado em concurso público;
* aluno aprovado em processo seletivo para emprego em empresa privada;
* aluno aprovado em processo seletivo de mestrado/residência.
Porém, o aluno precisa apresentar junto ao pedido de antecipação da colação documentos que comprovem a necessidade da colação de grau antecipada. Ou seja, é preciso apresentar carta da empresa ou edital da residência/concurso público onde conste a exigência do DIPLOMA.
Desta maneira, caso você tenha interesse em solicitar a antecipação, e que se enquadre nos casos acima, deverá:
1. Ter concluído o curso e possuir CP igual a 1,0. Ou seja, só é possível solicitar a antecipação após a data de entrada de todas as notas.
2. Abrir um chamado no e-DAC com o assunto “Colação de Grau”, solicitando antecipação da colação, com justificativa e toda a documentação descrita no item 3.
3. Anexar ao pedido documentação que comprove a necessidade da Colação Antecipada, podendo ser:
*Em caso de concurso público pode ser uma convocação para tomada de posse onde conste a lista de documentos exigidos e a data para isto, sua classificação impressa do site da organizadora do concurso, diário oficial, etc.
*Se for emprego em empresa privada pode ser uma carta do RH deles confirmando a aprovação e a data e a exigência da colação/diploma.
*Se for processo seletivo de mestrado pode ser algum documento da instituição que comprove a aprovação e a data para apresentação dos documentos.
O pedido deverá ser feito pelo e-DAC e somente após o deferimento da DAC a Diretoria da unidade irá agendar uma data e horário para a Colação Antecipada.
Em caso de cancelamento da minha matrícula, eu posso solicitar reconsideração de matrícula? Existe prazo para solicitar?
Sim, você pode solicitar reconsideração de matrícula!
De acordo com a artigo 118 do Regimento Geral da Graduação, os alunos poderão solicitar recurso em até 5 (cinco) dias úteis após o início do período letivo regular subsequente ao cancelamento de matrícula, pelo canal Fale Conosco/ Fale com a DAC, devendo seguir exatamente os procedimentos abaixo:
- * Preencher e gerar em PDF o Formulário de Reconsideração de matrícula e Plano de estudos
- As informações solicitadas devem ser preenchidas de acordo com o histórico escolar.
- *Redigir a justificativa no campo Mensagem do Fale Conosco ou anexando um arquivo de editor de texto
- Pode ser feita em Word, LibreOffice, Notepad, outros
- *Anexar documento comprovante da justificativa, caso houver.
- Exemplos: atestado médico, carteira de trabalho, contrato estágio, outros
- Caso seu pedido seja aceito, será concedido a você mais tempo para concluir a graduação.
- Ressalta-se que pedidos feitos fora do prazo ou com documentos faltantes não serão aceitos.
- Acesse a página de Reconsideração de Matrícula do site da DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp) para verificar o formulário e mais detalhes.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail atendimentograduacao@fca.unicamp.br.
Eu me formei e gostaria de reaver o dinheiro que coloquei no meu cartão universitário. Como devo proceder?
Eu perco acesso ao sistema acadêmico depois de formado? E a outros serviços, como ao restaurante universitário e ao Moodle?
Você continua tendo acesso ao sistema acadêmico, mesmo depois de formado, mas com algumas funções a menos. As funções que são mantidas são aquelas de interesse ao formando, como as de acesso à documentos, por exemplo. O acesso ao Restaurante Universitário (RU), por outro lado, não é mais possível, uma vez que o cartão universitário (ou registro acadêmico – RA) é bloqueado. Se houver algum saldo restante para o RU neste cartão, ele pode ser recuperado, conforme explicado na pergunta abaixo. ele é perdido.
Caso tenha se passado algum tempo que você não acessa o sistema da DAC, é possível que a sua senha tenha expirado. Para conseguir novamente acesso, faça o procedimento de esquecimento de senha.
Falta apenas uma disciplina para eu me formar. Posso colar grau ainda esse semestre?
Não. Para colar grau, você precisa ter concluído todas as disciplinas do seu curso, atingindo o Coeficiente de Progressão (CP) = 1. Não há possibilidade de colar grau mesmo que falte apenas 1 crédito na sua integralização.
O que acontece se eu me formar antes ou depois do tempo previsto para a integralização do meu curso? Como ocorre a colação de grau?
Acontece normalmente, sem nenhuma complicação. Para colar grau, basta atingir o Coeficiente de Progressão (CP) = 1, e você automaticamente terá direito à participar da colação seguinte ao semestre em questão. Após, você terá acesso ao diploma.
Se você não puder aguardar a próxima colação de grau, deverá seguir o procedimento abaixo para solicitar antecipação:
A antecipação da Colação de Grau é feita nos seguintes casos:
* ter sido aprovado em concurso público;
* ter sido aprovado em processo seletivo para emprego em empresa privada que exija o diploma;
* ter sido aprovado em processo seletivo de mestrado/residência.
Porém, o aluno precisa apresentar junto ao pedido de antecipação da colação documentos que comprovem a necessidade da colação de grau antecipada.
Desta maneira, caso você tenha interesse em solicitar a antecipação, e que se enquadre nos casos acima, deverá:
1. Ter concluído o curso e possuir CP igual a 1,0. Isso é apenas após a data de entrada de todas as notas.
2. Entregar o pedido e justificá-lo através do e-mail atendimentograduacao@fca.unicamp.br.
3. Anexar ao pedido documentação que comprove a necessidade da Colação Antecipada, podendo ser:
*Em caso de concurso público pode ser uma convocação para tomada de posse onde conste a lista de documentos exigidos e a data para isto, sua classificação impressa do site da organizadora do concurso, diário oficial, etc.
*Se for emprego em empresa privada pode ser uma carta do RH deles confirmando a aprovação e a data e a exigência da colação/diploma.
*Se for processo seletivo de mestrado pode ser algum documento da instituição que comprove a aprovação e a data para apresentação dos documentos.
O pedido deverá ser feito pelo e-mail atendimentograduacao@fca.unicamp.br e somente após o deferimento de sua solicitação que a Diretoria da unidade irá agendar uma data e horário para a Colação Antecipada.
O que acontece se eu não puder comparecer à minha colação de grau?
A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Dessa forma, é necessário enviar alguém em seu nome, por procuração, para te representar na cerimônia – podendo ser, inclusive, um colega de sala que vá comparecer, ou qualquer outra pessoa que seja maior de idade. O modelo de procuração está disponível no site da DAC > “Formulários” > “Procuração para fins de colação de grau”. Ao preencher o formulário de procuração para colação de grau, você deve inserir o juramento do seu curso, que pode ser obtido junto à Diretoria de Ensino por e-mail (atendimentograduacao@fca.unicamp.br), e reconhecer firma em cartório (obrigatório). No dia da colação, oriente seu procurador à se dirigir aos funcionários da Diretoria de Ensino antes do início da cerimônia para entregar o documento – ressalta-se que seu nome não será chamado, mas você terá a presença validada.
Juramentos:
ADMINISTRAÇÃO e ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.
ENGENHARIA DE MANUFATURA e ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:
No cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei levar pelo brilho excessivo da tecnologia, esquecendo-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico, ou que o poluam. Colocarei todo meu conhecimento científico a serviço do conforto e devenvolvimento da humanidade. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.
CIÊNCIAS DO ESPORTE:
Juro, que no cumprimento do meu dever, trabalharei para o bem do homem, respeitando-o e considerando-o em sua plenitude, contribuindo através de uma educação física harmoniosa, em completa correlação com todas as forças físicas e espirituais, para a sua formação integral enquanto ser humano. Assim sendo, estou em paz comigo e com Deus.
NUTRIÇÃO
Prometo, ao exercer a profissão de nutricionista o farei com dignidade e competência, valendo-me da ciência da nutrição em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, possa merecer os louros que proporcionam a profissão.
O que é o cancelamento de matrícula (jubilamento)? Quais são as formas mais recorrentes disso ocorrer?
O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso, sendo impossibilitada a retomada do curso posteriormente. Quando o cancelamento ocorre, o aluno é notificado através do e-mail institucional da Diretoria Acadêmica. As formas mais recorrentes de um aluno ter sua matrícula cancelada são:
- Se o tempo restante necessário para concluir todas as disciplinas for maior que o prazo limite do curso (ver pergunta acima sobre), a matrícula é cancelada automaticamente. Por exemplo, se um aluno cursa Administração, o prazo máximo para integralização são seis anos, ou 12 semestres. Caso ele conclua seu décimo primeiro semestre e reprove em uma matéria que é pré-requisito para outra, automaticamente ele passa a não mais ter tempo suficiente para concluir o curso no prazo máximo. Dessa forma, sua matrícula é cancelada.
- Caso o aluno ingressante (calouro) se ausente de forma injustificada nas duas primeiras semanas de aula, o cancelamento da matrícula é efetuado. Agora, caso pelo menos uma presença seja contabilizada ao longo destes primeiros 15 dias de aula, o cancelamento não ocorrerá.
- Caso o aluno não seja aprovado em pelo menos uma disciplina nos dois primeiros semestres do curso, em outras palavras, caso reprove em todas as disciplinas às quais está matriculado no primeiro ano, a matrícula é cancelada automaticamente. Ressalta-se que para os efeitos do cancelamento citado, a desistência de matrícula em disciplina (comumente dito como “trancar a disciplina”) é contada como não aprovação na disciplina.
- Previamente ao início de todo semestre, o aluno deve solicitar sua matrícula nas disciplinas desejadas. Caso o aluno não faça nenhuma solicitação, e também não solicite o trancamento do semestre, a Diretoria Acadêmica realiza um trancamento provisório por um mês e notifica o aluno em seu e-mail institucional, solicitando manifestação por parte do aluno durante este tempo. Caso não haja manifestação, o cancelamento da matrícula definitivo é realizado por motivo de abandono.
- Caso a Diretoria Acadêmica identifique matrícula em duas ou mais instituições públicas, o aluno recebe um e-mail em seu endereço institucional solicitando a regularização da situação, ou seja, o cancelamento da matrícula na outra instituição. Caso a situação não seja regularizada, a Diretoria Acadêmica realiza o cancelamento da matrícula do aluno na Unicamp. Ressalta-se que devem ser matrículas de mesmo nível – por exemplo, a matrícula em dois cursos de graduação em duas universidades públicas. Caso o aluno esteja matriculado em um curso de graduação em uma, e em um curso de pós-graduação em outra, não há problema.
Qual o limite de tempo para se graduar ?
O limite varia de acordo com o número de semestres programados para cada curso, mas é sempre 1,5 vezes o tempo regular, arredondando-se para cima em caso de ano incompleto. Por exemplo, o curso de Engenharia de Produção foi programado para ser cumprido em cinco anos. O limite máximo que o graduando possui para se formar é de 1,5 x 5 = 7,5 anos, que arredondando para cima são 8 anos. O mesmo ocorre para, por exemplo, Administração, curso de 4 anos cujo limite são 6 anos.
Ressalta-se que a Unicamp não garante nenhuma forma de extensão automática deste tempo limite – não ganha-se prazo maior em caso de gravidez, nem de morte de parente ou colega de sala, nem de presidência em organização estudantil, ou de nenhum outra forma. Caso você ache que não conseguirá se formar dentro do prazo máximo, ao aproximar-se do fim do prazo você deve buscar a Diretoria de Ensino para solicitar a extensão do seu prazo, apresentando justificativa impressa a ser analisada pela diretoria (acesse o página da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “formulários” > “solicitações diversas” > escreva a sua justificativa).
Quando termina o meu vínculo com a universidade?
O seu vínculo com a universidade é automaticamente encerrado quando você conclui toda a grade curricular obrigatória. Essa conclusão é identificada através da inserção das últimas notas aprovadas no sistema, referentes às últimas disciplinas restantes. A partir do dia seguinte, o aluno tem acesso ao certificado de conclusão de curso no sistema da Diretoria Acadêmica – DAC (mesmo sistema no qual o aluno realiza matrícula todo semestre). Este certificado é um documento que comprova o término do curso pelo aluno, sendo um documento mais simples que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, até que o diploma fique pronto. O diploma, por sua vez, só será possível de ser acessado após a colação de grau. Para dúvidas relativas ao diploma, ver pergunta abaixo.
