EVENTOS E EXTENSÃO

Objetivo: Capacitar profissionais a realizarem projetos de melhoria contínua seguindo a metodologia Lean Six Sigma.

Ementa (disciplinas obrigatórias): FCA-0054 - INTRODUÇÃO À QUALIDADE Objetivo: Apresentar uma visão da evolução da gestão da qualidade e as ferramentas e indicadores de desempenho voltados à qualidade. Ementa: Introdução à qualidade; Evolução do pensamento da qualidade; 7 ferramentas básicas da qualidade; 7 ferramentas gerenciais da qualidade; Indicadores da qualidade FCA-0055 - SIX SIGMA Objetivo: Apresentar os conceitos e ferramentas de Six Sigma. Desenvolver análises estatísticas por meio do software Minitab. Ementa: Visão geral da metodologia seis sigma; Processo DMAIC; SIPOC e VOC; Introdução ao Minitab; Amostragem; Análise R$R; Padrões em dados; Capacidade do processo; Teste de hipótese; Carta de controle; Controle da qualidade. FCA-0056 - GESTÃO DE PROJETOS EM LEAN SIX SIGMA Objetivo: Instruir o aluno com os principais conceitos e aplicações em Gestão de Projetos. Desenvolver visão crítica sobre critérios de sucesso em projetos; Oferecer ferramentas que favoreçam a tomada de decisões em projetos; Desenvolver habilidades em planejamento e controle de projetos e capacidade de solução de problemas. Ementa: Dez áreas de conhecimento do PMBOK; Escopo, tempo, custo e risco. FCA-0057 - LEAN PRODUCTION Objetivo: Instruir o aluno com conceitos e ferramentas de Lean Procution. Ementa: Conceitos de Lean Production; Ferramentas lean; Mapeamento de processo (VSM); Balanceamento.

Carga Horária: 40 Horas

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Gerentes, administradores, economistas, engenheiros e demais graduados ligados a gestão de operações.

Responsável: Prof. Dr. PAULO SERGIO DE ARRUDA IGNACIO

Clique aqui e se inscreva.

Pós-Graduação FCA

Programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Graduação FCA

Seis cursos nas áreas de engenharia, saúde e administração.

Pesquisa FCA

Atividades e projetos  de nossos centros e laboratórios de pesquisa.

Extensão_FCA

Cursos, convênios, serviços e eventos para a comunidade.

FCA Biblioteca860

A Biblioteca da FCA parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).

carta de servicos
logoDH