WhatsApp Image 2024 04 02 at 2.17.45 PM

Elaborado e organizado por professores e alunos indígenas e não-indígenas da Unicamp, ocorre neste mês na Universidade o "Abril Indígena", período dedicado à celebração e conhecimento das culturas e lutas dos povos originários do Brasil.

Durante todo o mês de abril, serão promovidas diversas ações acadêmicas e culturais que visam ampliar a conscientização e o diálogo sobre as questões indígenas. Teremos debates, palestras, exibição de filmes, exposições culturais, e muito mais.

Junte-se a nós neste importante momento de celebração, aprendizado e reflexão sobre a diversidade cultural e os direitos dos povos indígenas. Fique atento à nossa programação e participe das atividades.

"O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, tem como um de seus objetivos dar visibilidade à diversidade dos povos originários do nosso país. São quase 1.700.000 pessoas, falantes de mais de 180 línguas, 305 povos, que detêm seus direitos, suas tradições, suas riquezas e suas ciências.

Na Unicamp, com a implementação do Vestibular Indígena, em 2018, estão matriculados, atualmente, cerca de 450 estudantes, pertencentes a mais de 50 povos de diferentes regiões do Brasil. A riqueza dessa diversidade é a fonte de muitos aprendizados e conhecimentos compartilhados, hoje, em nossa universidade." (CAIAPI - Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas)

Organização e parcerias: Unicamp, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Faculdade de Ciências Aplicadas, Faculdade de Educação, Diretoria Executiva de Direitos Humanos, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA), Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), Coletivo dos Acadêmicos Indígenas da Unicamp, Coletivo dos Estudantes Indígenas de Limeira, Prefeitura de Limeira