WhatsApp Image 2023 12 19 at 15.59.00 1

Equipe da Liga do Mercado Financeiro que chegou à final brasileira da competição CFA Research Challenge

Uma equipe de cinco alunos da organização estudantil Liga do Mercado Financeiro (LMF), orientada pelo Prof. Johan Hendrik Poker Junior (atual coordenador do Laboratório de Finanças e Contabilidade – LABFIC FCA Unicamp), ficou classificada entre as melhores equipes brasileiras no CFA Research Challenge, competição global promovida no início de dezembro pelo CFA Institute – organização norte-americana que, através da aplicação de teste que abrange várias áreas do conhecimento, concede certificado considerado ‘padrão-ouro’, que funciona como um passaporte global para quem quer trabalhar no mercado financeiro e com finanças corporativas. Segundo o site da CFA Society Brazil, a competição global de 2021-2022 contou com a participação de mais de 900 instituições de ensino e 5.000 alunos, representando mais de 91 países.

Os estudantes Gabriel Emmerick (Engenharia de Produção), Rafael Lederman (Administração), Nicholas Luz (Engenharia de Produção), Tomás Sabato (Engenharia de Manufatura) e Vicenzo Perazza (Engenharia de Produção) chegaram na final brasileira da competição, durante a qual foram desafiados a analisar e escrever sobre temas financeiros relativos a empresa com ações negociadas na bolsa de valores, passando pelas etapas de entrevista, elaboração de relatório de análise, e terminando com apresentação dos resultados diante de um painel de juízes. Segundo o Prof. Johan, equipes apoiadas pela LMF competem todos os anos desde 2018, sendo que – dentre as 6 edições disputadas –  chegaram duas vezes na final Brasil e estiveram duas vezes entre as menções honrosas.

A equipe de 2023 chegou bem próximo de ser aprovada para a etapa internacional, mas ainda não foi desta vez. “Vamos melhorar as técnicas da apresentação de resultados, que é feita em inglês, e em 2024 competiremos novamente. Além de prêmios como gratuidade na prova do certificado e nos cursos preparatórios, viagens e valor em dinheiro, os vencedores das etapas regionais e globais costumam ter ofertas de emprego ainda durante a competição”, conta Johan.

Ele explica que, embora a participação em competições de avaliação de empresas seja uma das principais atividades da LMF, a organização estudantil elabora e organiza diversas outras iniciativas e projetos exclusivos muitas vezes abertos à comunidade externa – cursos e palestras sobre educação financeira, eventos temáticos como a Semana do Mercado Financeiro, grupos de estudo de diversos conteúdos específicos de finanças, roda de notícias, etc.

“Em 2023 o suporte do LABFIC para as atividades da LMF foi formalizado com um programa de extensão. Espera-se, portanto, que a LMF consiga ampliar o alcance de suas atividades, pois haverá suporte institucional intensificado com projetos de extensão suportados pelos docentes”.