Captura de tela 2024 03 21 150548

(Com informações do Portal da Unicamp)

Os cursinhos pré-vestibular e pré-vestibulinho do Programa de Extensão Colmeias  da Unicamp, em parceria com a rede Indigenistas Associados (INA), ampliaram o número de aulas online oferecidas a indígenas candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O objetivo é preparar os alunos desse cursinho, membros dos povos originários, de maneira virtual e gratuita, para preencher as vagas do concurso reservadas a essa população, facilitando o acesso desses candidatos a cargos públicos.

Neste ano, no Colmeias, são 813 inscritos de 16 etnias que, durante dois meses, podem frequentar, no período noturno, as aulas com foco em conteúdos do ensino médio. Das vagas gerais de um dos critérios de contratação do concurso, 30% são destinadas aos povos indígenas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Além das matérias tradicionais, entre as quais português, matemática e direito, serão tratadas matérias sobre atualidades, como por exemplo, temas da realidade brasileira e a emergência climática.

Josely Rimoli, coordenadora do Colmeias e docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira, relata que a formação desses candidatos indígenas visa fazer com que um percentual das vagas de concurso público sejam ocupadas por pessoas dos territórios indígenas. “Nossa missão é fazer com que os indígenas que estão aldeados passem no concurso e continuem nas comunidades, pois eles conhecem a cultura e as singularidades das populações indígenas.”

Para a professora, há desafios que precisam ser vencidos a fim de se alcançar esse objetivo. Um deles, oferecer condições de acesso ao estudo virtual. “A educação é um direito. É muito mais difícil de ela chegar às comunidades tradicionais e de vulnerabilidade social. Os estudantes indígenas têm dificuldade de acesso. Muitas vezes não dispõem de sinal [de celular] ou usam uma rede com capacidade de conexão limitada. Procuramos firmar convênios com escolas que possam dar acesso a equipamentos e à internet”, explica.

(Matéria completa divulgada originalmente no Portal da Unicamp, em 12/03/24)