logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



NOTÍCIAS

EVENTOS E EXTENSÃO

O curso é composto pela área de concentração, “Modernidade e Políticas Públicas”, desdobrando-se, por sua vez, em duas linhas de pesquisa: “Sustentabilidade e Proteção Social” e “Mudanças Tecnológicas e Condição Humana”.

Área de Concentração “Modernidade e Políticas públicas”

Partindo da compreensão da fragmentação e da disciplinarização do conhecimento científico operadas ao longo da modernidade, volta-se para métodos e teorias capazes de enfrentar os problemas contemporâneos (teóricos e práticos) e construir subsídios para seu enfrentamento no campo das políticas públicas. Para isso, são construídas estratégias metodológicas e abordagens interdisciplinares, no campo das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas, a partir de perspectivas que dialogam e integram conhecimentos de áreas diferentes. As linhas de pesquisa demandam tais abordagens, permitindo enfrentar estas questões por dois eixos, expressando questões para além das fronteiras dos conhecimentos básicos e aplicados que envolvem tanto o contexto teórico das mudanças sociais, tecnológicas e ambientais ocorridas no bojo da modernidade quanto suas implicações para a condição humana, a sustentabilidade e para a formulação, implantação e avaliação de políticas públicas.

Linha de Pesquisa “Sustentabilidade e Proteção Social”

Volta-se para as mudanças ambientais, dinâmicas territoriais, sustentabilidade, vulnerabilidade e segurança, abordados no contexto das discussões sobre desenvolvimento, de um lado, e da proteção social e da promoção de saúde, de outro. Ocupa-se das causas, consequências e dinâmicas das interações sociedade-ambiente, manifestas em problemas de gestão de sistemas produtivos, de planejamento de ações de desenvolvimento e suas consequências para a vulnerabilidade das populações e ecossistemas. As disciplinas desta linha de pesquisa permitirão a compreensão e enfrentamento de problemas ligados às mudanças ambientais e suas relações com as mudanças sociais, as quais repercutem na produção de riscos, nos processos econômicos e na vulnerabilidade da população e das instituições, tendo em vista a gestão e a formulação de políticas públicas.

Linha de Pesquisa “Mudanças Tecnológicas e Condição Humana”

Volta-se para princípios éticos e intersubjetivos que se referem à fragmentação dos saberes ocorrida na modernidade – em particular pelas mudanças científico-tecnológicas – e suas reverberações na subjetividade, na difusão e construção de valores humanísticos e na forma de produzir e institucionalizar o conhecimento na forma de políticas públicas. No contexto da sociedade tecnificada atual, é necessário compreender as implicações das transformações tecnológicas e do padrão de desenvolvimento da modernidade sobre as relações intersubjetivas e de construção dos conhecimentos, exigindo políticas públicas aderentes a estas condições, especialmente no campo da ciência, da política e dos valores, que contribuam para a formulação de políticas que promovam uma requalificação do sentido de homem e humanidade.

A relação entre área de concentração e linhas de pesquisa organiza e articula a produção e atuação dos docentes junto aos discentes, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto das atividades de pesquisa e orientação, dispostas em laboratórios e grupos de pesquisa.

Pós-Graduação FCA

PÓS-GRADUAÇÃO

Programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Graduação FCA

GRADUAÇÃO 

Seis cursos nas áreas de engenharia, saúde e administração.

Pesquisa FCA

PESQUISA

Atividades e projetos  de nossos centros e laboratórios de pesquisa.

Extensão_FCA

EXTENSÃO

Cursos, convênios, serviços e eventos para a comunidade.

FCA Biblioteca860

BIBLIOTECA

A Biblioteca da FCA parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).

carta de servicos
logoDH
portal docente pesquisador
logoTransparencia
FCA 10ANOS Mateus Sepinho color 240
logo podcast fca
Escritório de Proteção de Dados Pessoais