logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp

NOTÍCIAS

EVENTOS E EXTENSÃO

Desde sua criação, o PPG-CNEM oferece uma proposta de estudo multidisciplinar da Nutrição, com vistas à capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais em diferentes áreas do conhecimento fronteiriças à Nutrição. Nosso enfoque está em algumas áreas específicas da Ciência da Nutrição, como Nutrição Clínica e Epidemiológica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição Experimental e Nutrição em Alimentação Coletiva, mas também contempla a área básica, com estudos voltados à Fisiologia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Imunologia e Anatomia, além de áreas correlatas como o Esporte, não somente através de estudos de diferentes abordagens nutricionais voltadas a atletas, mas também estudos do movimento e comportamento, alterações de padrão locomotor e respostas ao treinamento físico.

Em 2023, com a revisão das normativas e regulamento do Programa, as áreas de concentração e linhas de pesquisa foram reformuladas, mantendo a vocação multidisciplinar do programa, com enfoque para a Nutrição e sua área correlata mais próxima, o Esporte. A área de “Ciências Nutricionais e Metabolismo” teve o seu nome alterado para “Ciências da Nutrição”, simplificando a sua definição, deixando-a mais genérica e alinhada às diferentes linhas de pesquisa propostas, sendo dividida em duas linhas de pesquisa. A área de “Ciências do Esporte” não foi modificada, tendo sido preservada com o intuito de possibilitar o exercício da pesquisa dentro da área de Esporte, congregando estudos na interface entre os dois campos de conhecimento, sendo também dividida em duas linhas

Área de Concentração: Ciências do Esporte - AA

Linha 1: Exercícios físicos agudo e crônico, metabolismo e nutrição no contexto da saúde

Descrição da Linha: Integra os interessados em pesquisas envolvendo exercício físico, treinamento e nutrição aplicados no âmbito da prevenção ou tratamento de doenças. A linha de pesquisa objetiva investigar as respostas e adaptações metabólicas, fisiológicas e moleculares frente à prescrição de exercícios físicos agudo e crônico, bem como estratégias nutricionais e comportamentais relacionadas à saúde. Para isso, modelos experimentais e estudos com seres humanos acometidos por doenças crônico-degenerativas, dentre elas a obesidade, o Diabetes Mellitus, a síndrome das pernas inquietas e a cronificação da dor, são investigados pelos projetos de pesquisa atrelados a essa linha.

Linha 2: Exercícios físicos agudo e crônico, metabolismo e nutrição no contexto do desempenho esportivo

Descrição da Linha: Integra os interessados em pesquisas envolvendo exercício físico, treinamento e nutrição aplicados no âmbito da promoção do desempenho esportivo. A linha de pesquisa objetiva investigar as respostas e adaptações metabólicas, fisiológicas e moleculares frente à prescrição de exercícios físicos agudos e crônicos, bem como estratégias nutricionais, ambientais e comportamentais relacionadas ao desempenho físico-esportivo em diferentes modalidades esportivas. Nesse contexto, os efeitos de programas de treinamento físico com diferentes características, bem como intervenções agudas para potencializar o desempenho, são investigados em modelos experimentais, indivíduos ativos e atletas de alto rendimento.

Área de Concentração: Ciências da Nutrição - AB

Linha 1: Nutrição em ciência básica, experimental e clínica

Descrição da Linha: Integra os interessados em pesquisa básica, modelos experimentais pré-clínicos, ensaios clínicos e estudos translacionais. Objetiva investigar a relação existente entre a nutrição e o processo saúde-doença por meio do estudo das vias genéticas, metabólicas, imunológicas e dos mecanismos epigenéticos. Estuda a participação de alimentos, nutrientes e de não-nutrientes em condições fisiológicas e patológicas nos diferentes ciclos da vida.

Linha 2: Alimentos, nutrição e saúde em indivíduos e coletividades

Descrição da Linha: Integra os interessados em pesquisas epidemiológicas, observacionais, comportamentais e com alimentos e matérias-primas. Objetiva estudar os aspectos biológicos, químicos, tecnológicos dos alimentos, bem como a relação entre os alimentos e o processo saúde-doença. Busca entender a problemática nutricional na perspectiva da coletividade; e investigar políticas, programas, serviços de saúde e intervenções em alimentação e nutrição, e seu impacto na saúde e nutrição de indivíduos e populações nos diferentes ciclos da vida.

Pós-Graduação FCA

PÓS-GRADUAÇÃO

Programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Graduação FCA

GRADUAÇÃO

Seis cursos nas áreas de engenharia, saúde e administração.

Pesquisa FCA

PESQUISA

Atividades e projetos  de nossos centros e laboratórios de pesquisa.

Extensão_FCA

EXTENSÃO

Cursos, convênios, serviços e eventos para a comunidade.

FCA Biblioteca860

BIBLIOTECA

A Biblioteca da FCA parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).

carta de servicos