A segunda edição do Seminários sobre Ligas de Alta Entropia e Multicomponentes para Aplicações Avançadas (SHEA, na sigla em inglês), realizado na Faculdade na última semana de Abril, colocou em evidência os progressos do projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela FAPESP com investimento de R$ 1 milhão e sob responsabilidade do Professor Ricardo Floriano, do Laboratório de Materiais da Unicamp. O estudo está sendo desenvolvido em Limeira e investiga a estrutura, processamento e propriedades de novos materiais - as chamadas ligas multicomponentes - com potencial para armazenamento de energia e aplicação biomédica (próteses e implantes).
O evento contou com a presença do professor Jacques Huot da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR, Canadá), uma das instituições parceiras do projeto, além de pesquisadores do CNPEM (responsável pelo Sirius), Unicamp e Unifesp. Essas colaborações internacionais são parte fundamental da pesquisa, que prevê estágios de seis meses a um ano para alunos de mestrado e doutorado da Unicamp no Canadá (UQTR), China (Anhui University) e Japão (Kyushu University).
"O SHEA tem sido fundamental para consolidar nossa rede de colaborações e acelerar o desenvolvimento desses materiais inovadores. Todos os recursos do financiamento estão sendo direcionados para bolsas de pós-graduação, reforçando o compromisso com a formação de novos pesquisadores nessa área estratégica para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e aplicações médicas avançadas", explica Floriano. A próxima edição do evento já está programada para 2025, com expectativa de apresentar mais resultados das pesquisas em andamento. O projeto destaca-se ainda por contar com um time majoritariamente formado por jovens pesquisadores, fortalecendo a pesquisa científica em novos materiais no país.