logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



NOTÍCIAS

EVENTOS E EXTENSÃO

Discentes
Abaixo segue a lista de alunos regulares e seus respectivos orientadores separados por cursos:

Mestrado
Doutorado

Egressos
Abaixo segue a lista de egressos do último quadriêncio (2021/2024) e 1ºS/2025 com data da defesa, título do trabalho, orientador e  palavras-chaves do trabalho:

Mestrado
Doutorado

Visão geral dos egressos e formas de acompanhamento

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e Esporte e Metabolismo (PPG-CNEM) tem como objetivo formar mestres e doutores com elevado senso ético e profissional, visão multidisciplinar abrangente, senso crítico apurado e responsabilidade social, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de Nutrição, Saúde e áreas afins. O programa almeja formar profissionais sólidos e qualificados nas diversas áreas de concentração, dotados de independência intelectual para o exercício da docência e divulgação científica. Profissionais estes que dominem a pesquisa por meio da aplicação rigorosa do método científico, pautados pela ética e multidisciplinaridade, e que estejam aptos a atuarem como cidadãos críticos e conscientes de seu papel como profissionais da saúde, tanto na área de Nutrição quanto na área de Esporte.

O perfil dos alunos que ingressam no PPG-CNEM tem enriquecido os debates sobre a Nutrição como ciência, articulando-se com as mais variadas vertentes, sejam elas sociais, políticas, culturais, biológicas e psíquicas. Tal fato é evidenciado pela diversidade do corpo discente, composto por profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, incluindo nutricionistas, médicos, biólogos, profissionais da educação física, farmacêuticos, fisioterapeutas, engenheiros, estatísticos, entre outros. Estes profissionais provêm tanto do estado de São Paulo quanto de outros estados da Federação, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, e até mesmo de outros países, como os da África.

Ademais, o desenvolvimento de atividades de extensão voltadas para a formação humanizada do profissional de saúde, com ênfase na atenção básica e comunitária, complementa as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos estudantes.

Nesse cenário de diversidade e excelência, a formação individual dos egressos do PPG-CNEM os capacita a se inserirem em diferentes atividades profissionais e áreas acadêmicas, abrangendo as ciências da nutrição, as ciências do esporte, as ciências básicas e as ciências da saúde, impactando positivamente no bem-estar da comunidade onde vivem e atuam profissionalmente.

Visando avaliar de forma abrangente a formação individual dos egressos, o PPG-CNEM tem realizado um acompanhamento sistemático por meio de diferentes estratégias e instrumentos de coleta de informações combinadas. Tal esforço tem como objetivo coletar o maior número de informações relevantes sobre os egressos e manter um banco de dados atualizado do programa.

Vale salientar o empenho da Universidade, em particular da unidade que sedia o PPG-CNEM, na implementação de medidas que visam estreitar os laços com os egressos, de modo a mapear suas posições no mercado de trabalho e avaliar a qualidade dos recursos humanos formados pelo programa.

 

Os instrumentos utilizados estão descritos a seguir:


1. Contato pelas mídias sociais.
No quadriênio, iniciamos a busca de egressos através da publicação de posts temáticos (“Procura-se Egressos do PPGCNEM“) no perfil do PPGCNEM no Instagram (@cnem.unicamp). Diversos egressos entraram em contato, outros foram “marcados” por colegas de turma, amigos e por seus orientadores e responderam questionamentos sobre a atuação profissional após a conclusão do curso no programa. Com o objetivo de divulgar os egressos e ampliar a visibilidade do PPGCNEM, alguns egressos foram convidados a gravar um vídeo curto ou a escrever um post explicando como a formação no PPGCNEM contribuiu para seu sucesso profissional. O engajamento foi bastante significativo, alcançando 100% dos seguidores e mais de 5% de não-seguidores.

Além do Instagram, a busca de egressos é realizada através do Lattes e Linkedin. Nos últimos anos, o Linkedin se tornou a ferramenta de busca mais promissora do programa, especialmente para egressos que atuam no exterior.

Para os egressos que o PPGCNEM não conseguiu nenhum tipo de retorno, as informações foram obtidas diretamente com os ex-orientadores do programa e confirmadas por meio de buscas direcionadas na internet.

2. Acompanhamento do painel institucional de dados dos egressos.
A Coordenadoria Geral da UNICAMP (CGU) criou em 2019 um painel com a produção científica dos egressos, para acesso por todos os coordenadores e técnicos administrativos vinculados a cada Programa de Pós-graduação da Instituição, disponível no endereço eletrônico . O painel apresenta dados dos egressos desde 2014 até o momento e fornece, além da produção intelectual dos egressos da pós-graduação, dados do número de egressos por ano por programa de pós-graduação e dados de empregabilidade oriundos da plataforma Lattes e do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

3. Disponibilização da Plataforma Alumni. A ferramenta, que funciona como uma base de dados da Universidade, traça as trajetórias de ex-alunos, além de estimular o estabelecimento de redes de contato para mentorias, estágios e empregos. A plataforma foi inaugurada em agosto de 2020 e já conta com mais de 110 mil egressos cadastrados.

No último quadriênio (2021-2024) o programa registrou 91 egressos (50 de mestrado e 41 de doutorado). Alguns desses egressos (3 de mestrado e 3 de doutorado) não constam na listagem apresentada, uma vez que não conseguimos retorno ao contato efetuado. Do total de egressos do mestrado mapeados (47), 42,6% (20 mestres) encontram-se matriculados em cursos de doutorado, sejam do próprio PPG-CNEM (90% ou 18 estudantes), ou outros PPGs na UFSC e UNIFESP (2 estudantes). Dois (2) doutorandos do PPG-CNEM atuam em outras instituições concomitantemente ao doutorado nas áreas de pesquisa e ensino.  Os demais 57,4% dos egressos (27 mestres) estão atuando em consultórios próprios, órgãos públicos e privados, como prefeituras e hospitais, ou ainda, inseridos na indústria. Quanto aos egressos do doutorado mapeados (38), apenas 28,9% (11 doutores) atuam fora do ambiente acadêmico, em órgãos públicos, educação básica, pesquisa e desenvolvimento na indústria, ou de forma autônoma. Cerca de 18% (7 pesquisadores) encontram-se realizando pós-doutorado em IES no Brasil e outros 18% (7 pesquisadores) no exterior. Ainda, 31,6% dos egressos (12 doutores) atuam como docentes em IES, sendo dois (2) deles em universidades públicas. 

 

Egressos de destaque 2021-2024

1. Marcella Aparecida Stahl
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009), e concluiu seu mestrado no PPGCNEM em 2015. É doutora em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos FEA-UNICAMP (2021) (Lattes). Desde o seu mestrado, vem trabalhando na área de óleos e gorduras, mantendo produção científica regular, com 12 artigos publicados desde 2015. Os dois últimos artigos da Marcella Stahl são de 2024; neles ela consta como primeira autora e foram publicados nos periódicos Food Chemistry (FI: 8.5) e Food Research International (FI: 7.0). Após o doutoramento, entre 2022 e 2023, passou a se destacar na indústria, trabalhando como Analista de Qualidade e P&D na empresa Concepta Ingredients, onde desenvolvia pesquisas e desenvolvimento de produtos e processos de matérias-primas e ingredientes alimentícios. Atualmente é Coordenadora de P&D na empresa Camlin Fine Sciences (CFS) (Linkedin), que hoje é a principal produtora integrada de derivados de difenol do mundo, fornecendo soluções de extensão de vida útil de alta qualidade, incluindo antioxidantes, ingredientes aromáticos e produtos químicos de desempenho para segmentos variados da indústria. 

Seus estudos no mestrado foram cruciais para que a egressa construísse sua linha de pesquisa ao longo dos anos e chegasse até a posição atual de coordenação, em um ramo de relevância para a área de Alimentos e Nutrição e que segue em franco crescimento.

2. Natália Ferreira Mendes
Nutricionista pela UNIFESP (2012), e durante a Graduação realizou um período sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (Curso de Ciências da Nutrição) e estágio em Nutrição Experimental no Departamento de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - FMUP, em Portugal (2010-2011). Obteve o título de mestre no PPGCNEM em 2016, e depois cursou o Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da UNICAMP (2021), desenvolvendo parte do projeto de pesquisa no Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC) - Harvard Medical School, em Boston/EUA (2018-2019). Também realizou pós-doutoramento na Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) na UNICAMP, e em 2023 foi contemplada com o Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração da FAPESP, com vigência até 2028. Desde 2023, é Pesquisadora do Departamento de Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP, e Professora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (FCM/UNICAMP) (Lattes). Atualmente orienta alunos de Graduação de cursos da área da saúde/biológicas (Iniciação Científica) e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) no PPG em Farmacologia da FCM/UNICAMP. Seus estudos no mestrado foram cruciais para que a egressa construísse sua linha de pesquisa ao longo dos anos, contribuísse ativamente para pesquisa e extensão na UNICAMP, e mantivesse uma produção científica muito robusta, consistente e regular, com 20 artigos publicados em revistas de circulação internacional e alto impacto a partir de 2016.

3. Filipe Antônio de Barros Sousa
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2009), mestre em Educação Física pelo programa de Pós-Graduação em Educação Física (FEF) da UNICAMP (2013), e concluiu o doutorado no PPGCNEM em 2017. Desde 2019, exerce o cargo de professor adjunto no Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió/AL. Coordena dois projetos de pesquisa vigentes e participa em outro, na qualidade de colaborador. Em seu currículo destacam-se 23 artigos publicados em periódicos indexados, desde a conclusão do doutorado, sendo dois como último autor, o que mostra sua evolução na consolidação de seu grupo de pesquisa e liderança de projetos. Possui também um capítulo de livro publicado e três prêmios recebidos, um nacional (docente destaque, 2018) e dois internacionais (student travel award, 2017, e International Summer School on Wearable Sensors in Sport Award, 2021). 

Filipe é um egresso com expressiva experiência em orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (28), projetos de Iniciação Científica (11), dissertações de mestrado (4 concluídas e 4 em andamento) e teses de doutorado (1 concluída), destacando-se por sua contribuição no estabelecimento de uma nova linha de pesquisa e nucleação. Sua atuação fortalece projetos em desenvolvimento e apoia o ensino em nível de graduação e pós-graduação nesta relevante Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Ressalta-se a importância da distribuição de recursos humanos qualificados para além dos limites do Estado de São Paulo, visando a redução de assimetrias regionais e a formação de novos profissionais (Lattes).

4. Leonardo Henrique Dalcheco Messias
Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2012), concluiu o mestrado (2014) e o doutorado (2018) no PPGCNEM. Após o doutoramento, ingressou como docente com carga horária parcial nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira/SP, e em 2019, foi admitido na Universidade São Francisco-USF, onde leciona a disciplina de Fisiologia em vários cursos da área da saúde (Biomedicina, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição). Também é docente pleno no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da mesma Universidade, no qual atualmente orienta 6 alunos de IC, 5 alunos de doutorado e um projeto de pós-doutorado. Já concluiu a orientação de 5 dissertações, 2 teses, e dezenas de alunos de TCC e IC, o que mostra, mais uma vez, o potencial de nucleação do PPGCNEM. Entre 2022 e 2024, 4 dos seus orientandos ganharam prêmios nos Encontros de Iniciação Científica da Universidade São Francisco. Leonardo coordena um projeto de pesquisa em andamento, e manteve uma produção científica regular, com 25 artigos publicados em revistas de circulação internacional e alto impacto, sendo 17 deles como último autor, o que mostra sua evolução na consolidação de seu grupo de pesquisa e liderança de projetos. Desde 2022, expandiu ainda mais sua atuação, passando a fazer parte do corpo editorial de 4 importantes revistas internacionais (Frontiers in Physiology, International Journal of Environmental Research and Public Health, MEDICINE (BALTIMORE) e Frontiers in Sports and Active Living) (Lattes). Desta forma, Leonardo se destaca como um egresso que vem contribuindo com atividades de ensino, pesquisa e extensão em importante Universidade privada de nossa região, com o fortalecimento de projetos de pesquisa em desenvolvimento e com a formação de novos pesquisadores.

5. Andressa Reginato
Nutricionista pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012), completou seu mestrado em 2015 e o Doutorado em 2019 no PPGCNEM. No doutorado, realizou um período sanduíche no Departamento de Fisiologia da Universidade de Toronto para o aprimoramento das habilidades em cultivo de linhagens celulares bem como para o acompanhamento do processo de imortalização de células neuronais. Atuou como docente do curso em Nutrição da Faculdade de Americana (FAM) e no curso de Nutrição, Estética e Educação Física nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Após seu doutoramento, realizou dois pós-doutorados, um na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, pelo programa de Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) (2019-2021), e outro na Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos (2021-2023). Por todos esses anos, Andressa manteve produção científica regular, com diversos trabalhos publicados em revistas internacionais de alto impacto, com 9 artigos publicados desde 2020. No ano de 2023, decidiu direcionar suas atividades para um campo mais clínico e, desde então, trabalha como Flow Cytometry Technologist na empresa Montefiore Health System, em Nova York (Linkedin). Em 2024, ela recebeu a Christine Aguhar Scholarship da International Clinical Cytometry Society, que visa promover a autoconfiança em mulheres novas no campo da Citometria de Fluxo por meio de educação continuada, orientação e networking com outros profissionais no campo da Citometria de Fluxo Clínica. 

Andressa, portanto, é uma egressa de destaque na área de pesquisa experimental e clínica. Sua atuação na área clínica de citometria de fluxo certamente ampliará o escopo das pesquisas alvo. Ainda, Andrea, por manter contato com o PPGCNEM, viabiliza a possibilidade de novas colaborações, além de apontar para um campo de atuação promissor para outros egressos.

6. Patrícia Moreira Donato Rolizola
Nutricionista graduada pela UNESP (2008), concluiu o mestrado no PPGCNEM em 2020. Neste período, já atuava como nutricionista da Prefeitura Municipal de Limeira na área de Atenção Básica/NASF), e após a conclusão do curso, passou a ser preceptora de Estágio em Saúde Pública do curso de Nutrição da FCA/UNICAMP. É docente do Curso de Nutrição das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, onde também já atuou como coordenadora interina do curso de Nutrição de dezembro de 2021 a maio de 2022. Além disso, é Avaliadora do Banco Nacional de Avaliação do Ensino Superior Sinaes - BASis MEC/INEP desde 2022, na área de Nutrição. Esse sistema visa embasar a autorização ou o reconhecimento de cursos de graduação, por meio das visitas às instalações das IES, entrevistas com os envolvidos com o curso (docentes, discentes, técnicos, comissões etc.) e análise documental detalhada. Com base nos indicadores de avaliação do MEC, os avaliadores constroem um relatório, de acordo com o cumprimento das especificações, visando a garantia de qualidade de ensino superior no país (Lattes). 

Sendo assim, Patrícia é uma egressa de destaque por atuar na formação de Nutricionistas e por ser parte fundamental da gestão do Ensino Superior no Brasil. A atuação neste campo é também crucial para a pós-graduação, considerando que, para que seja possível garantir a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado, é necessário que a graduação seja de fato formadora de profissionais com pensamento crítico e atuação ética em nossa sociedade.

7. Milca Abda De Morais
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2013), com mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde pela UFG (2016), e doutorado no PPGCNEM (2021). Após seu doutoramento, foi professora substituta de Anatomia Humana e Comparada na UFG e docente das disciplinas de Imunologia Aplicada à Medicina Veterinária e de Microbiologia e Imunologia na Faculdade Vale do Aço (FAVALE). Atualmente é docente do curso de Medicina, membro do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) e coordenadora de período e de pesquisa na Faculdade de Medicina de Açailândia, no Maranhão (FAMEAC) (Linkedin e Lattes). Ainda, atua como orientadora em programas de monitoria acadêmica e, atualmente, orienta 2 projetos de iniciação científica, mostrando o potencial de nucleação do PPGCNEM. Importante mencionar que a pesquisadora participou do Congresso Brasileiro de Sono, realizado em São Paulo, em 2024, com apresentação de trabalhos dos seus orientandos, mostrando seu esforço em promover parcerias e visibilidade para suas pesquisas atuais. Tem também atuado na mídia aberta, participando de entrevistas sobre sono, seu objeto de pesquisa no doutorado. A mais recente publicação em mídia aberta foi em dezembro de 2024, em um jornal de Imperatriz -Maranhão, e fala sobre os riscos de alterar a rotina de sono nas crianças fora do período letivo (a reportagem encontra-se no link).

Em síntese, Milca destaca-se pela atuação na docência, divulgação científica para a sociedade e potencial de nucleação em área correlata ao seu doutoramento. Importante salientar que tal nucleação está sendo estabelecida fora do Estado de São Paulo, o que impacta positivamente a distribuição nacional de recursos humanos qualificados e a redução de assimetrias regionais. 

8. Graciana De Azambuja
Cientista do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (2014), completou seu mestrado em 2017 e o Doutorado em 2022 no PPGCNEM. Em janeiro de 2023 foi contratada como pesquisadora de pós-doutorado full time no Center for Brain and Disease Research, Lab of Neurophysiology in Neurodegenerative Disorders, liderado pela Professora Sandrine da Cruz, e vinculado ao instituto de pesquisa Vlaams Instituut voor Biotechnologie (VIB) na Universidade KU Leuven, Bélgica. Ela pesquisa mecanismos proteicos relacionados à função da junção neuromuscular em homeostasia e na disfunção em doenças neurodegenerativas, como Esclerose Lateral Amiotrófica, usando modelos animais geneticamente modificados, mono e co-cultura com células linhagens e primárias, microscopia confocal e de alta resolução, com o objetivo de desvendar a função de novas proteínas identificadas na sinapse. Para esse projeto, ela recebeu um financiamento como pesquisadora principal da Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS) Association (Milton Safenowitz Postdoctoral Fellowship), com um valor total de 150 mil USD por dois anos. Ela foi citada no site da Associação como um dos “Cinco jovens cientistas talentosos dedicados a promover nossa compreensão da ELA e a busca por novos tratamentos”. Os detalhes do projeto e do financiamento estão descritos na página.

Graciana, portanto, é uma egressa de destaque, já reconhecida internacionalmente pelo seu talento científico. 

9. Susana Castelo Branco Ramos Nakandakari
Nutricionista pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (2018) com período de estágio em pesquisa na Kent State University – EUA, pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Ingressou no doutorado direto em 2020, com período sanduíche em Yale University, obtendo seu título em 2023. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no Rachel Perry Lab, no Departamento de Internal Medicine, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, Estados Unidos. Susana publicou recentemente (janeiro de 2025) um artigo na mais prestigiosa revista de metabolismo do mundo, a Cell Metabolism. Neste artigo, Susana consta como primeira autora e expõe dados da sua pesquisa de pós-doutorado em Yale (Nakandakari SCBR, Fosam AE, Perry RJ. The other side of the incretin story: GIPR signaling in energy homeostasis. Cell Metab. 2025 Jan 7;37(1):1-3. doi: 10.1016/j.cmet.2024.12.003). O artigo na íntegra consta no link.

Desta forma, Susana desponta como uma promissora pesquisadora de alto nível, com destaque internacional.

10. Mariana Piton Hakim
Nutricionista pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (2018), completou seu mestrado em 2021 e o doutorado em 2024 no PPGCNEM. Atualmente, atua como Coordenadora de Customer Success (Sucesso do consumidor) na empresa de pesquisa INDECX, onde auxilia mais de 400 empresas na construção, condução, análise e apresentação de resultados de pesquisas de comportamento e satisfação realizadas com seus clientes, além de atuar como palestrante sobre comportamento do consumidor (Lattes). Boa parte do aprendizado de Mariana em “Consumer Science” foi adquirido por meio de seus estudos no mestrado e doutorado, os quais foram conduzidos na temática de percepção de risco e intenção do consumidor. Esta posição de coordenação na que hoje é a maior plataforma brasileira de monitoramento de experiência do cliente dá ao PPGCNEM visibilidade para atuação dos egressos em uma área até então inexplorada, mas em franco crescimento, no Brasil e no mundo.

Pós-Graduação FCA

PÓS-GRADUAÇÃO

Programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Graduação FCA

GRADUAÇÃO 

Seis cursos nas áreas de engenharia, saúde e administração.

Pesquisa FCA

PESQUISA

Atividades e projetos  de nossos centros e laboratórios de pesquisa.

Extensão_FCA

EXTENSÃO

Cursos, convênios, serviços e eventos para a comunidade.

FCA Biblioteca860

BIBLIOTECA

A Biblioteca da FCA parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).

carta de servicos
logoDH
portal docente pesquisador
logoTransparencia
FCA 10ANOS Mateus Sepinho color 240
logo podcast fca
Escritório de Proteção de Dados Pessoais