logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O estágio é ato educativo escolar supervisionado conjuntamente pela FCA/Unicamp e pela parte concedente de estágio, podendo ser curricular - de realização obrigatória, ou não. Na Unicamp as atividades de estágio são regulamentadas pela Resolução GR-075/2021 e pelos regulamentos específicos de cada curso.

O estágio tem por finalidade estimular a reflexão sobre as atividades profissionais combinando a realidade do mundo do trabalho, desenvolvida nas organizações, com a reflexão em sala de aula, mediante a orientação de cada aluno por parte de um professor supervisor do estágio. 

A gestão dos estágios dos alunos da FCA é compartilhada entre o SAE e a Diretoria de Ensino: cabe ao SAE a parte documental de registro de empresa no sistema SAE Estágios e geração e recebimento do Termo de Compromisso; já à Diretoria de Ensino, cabe a aprovação do Plano de Atividades inserida pela empresa no Sistema SAE, a matrícula dos alunos nas disciplinas de estágio obrigatório e a dispensa do estágio obrigatório segundo critérios definidos no Manual do Estágio Obrigatório, que pode ser acessado abaixo.

Regulamentos de Estágio por curso:

Administração

Administração Pública

Ciências do Esporte

Cursos de Engenharia

Nutrição

 

Calendário simplificado de Estágio Obrigatório para o 1s2024:

Cursos de Administração e Administração Pública

Cursos de Engenharia de Manufatura e Produção

 


Manual de Estágio - Administrações e Engenharias

Devido às especificidades dos estágios nos cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, a Diretoria de Ensino preparou um manual para auxiliar no processo de realização do estágio obrigatório e da aprovação nas disciplinas de estágio. Confira abaixo as versões do primeiro semestre de 2024:

Cursos de Administração e Administração Pública: GL701, GL801 e GL704

Cursos de Engenharia: ER901 e ER011 


 

 Links úteis:

- Sistema SAE de Estágios e Empregos

- SAE Wiki: instruções para uso do Sistema SAE 

  


 

Dispensa de Estágio

É possível solicitar dispensa da realização do estágio obrigatório em cinco casos:

(1) Possuir vínculo empregatício cujas atividades exercidas possuem relação com o respectivo curso de graduação;

(2) Ser sócio-proprietário de empresa vinculada à área do respectivo curso;

(3) Realizar Iniciação Científica e possuir matricula em uma disciplina de estágio no mesmo período letivo. Item restrito aos alunos matriculados no curso de Administração e no de Administração Pública;

(4) Participar de projeto de extensão e possuir matrícula em uma disciplina de estágio no mesmo período letivo; ou

(5) Ter realizado estágio no exterior na área do respectivo curso. Item restrito aos alunos (vinculados ao curso/catálogo 2022 ou posterior) que participaram de intercâmbio universitário internacional e que realizaram estágio não registrado no Histórico Escolar disponibilizado pela instituição estrangeira.

OBS.: Para estágios no exterior que estão sendo realizados no mesmo período letivo de uma disciplina de estágio acadêmico, seguir as orientações da Resolução GR 41/2021. Enviar os documentos, abaixo indicados, para a conta (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.):

Carta de Solicitação de Estágio no Exterior

Termo de Ciência e de Responsabilidade de Estágio no Exterior

Termo de Compromisso de Estágio no Exterior (Anexo I)

 

Para solicitar a dispensa de estágio você deve preencher os documentos, conforme relação abaixo, e deverá ser encaminhada, em formato .pdf com todos os documentos necessários, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto: DISPENSA DE ESTÁGIO.

IMPORTANTE: Você deverá indicar no corpo do e-mail qual é o seu nome, RA, curso e a disciplina em que está matriculado(a).

 

ATENÇÃO: obter dispensa de estágio não significa aprovação imediata na disciplina de estágio! Você ainda permanecerá matriculado na disciplina e deve seguir as orientações do docente responsável para obter aprovação - porém, ao invés de tratar de um estágio ao longo do semestre, você desenvolverá a sua situação de trabalho.

 

Atente-se aos prazos para entrada do pedido de dispensa para o primeiro semestre de 2024:

  Administrações: solicitar entre 28/02 até 08/04.

  Engenharias: solicitar entre 28/02 até 20/05.

 

Documentos para dispensa de estágio: confira abaixo os dois formulários (de requerimento e declaração) a serem preenchidos. Observe, ainda, que para cada caso há uma série de documentos a serem anexados, os quais constam no formulário "Requerimento para o aluno", na parte intitulada "documentação para anexar ao processo".

• Vínculo empregatício: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

• Sócio proprietário: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração da empresa

• Iniciação Científica: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração do professor responsável

• Projeto de extensão/Programa De Bolsa Plataforma IEL: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração do professor responsável

• Estágio no exterior: Requerimento para o aluno | Modelo de declaração do supervisor responsável

ATENÇÃO: observar no "Requerimento para o aluno" quais anexos devem constar no pedido, além dos documentos linkados acima!

 


 

Para aprovação na disciplina de estágio: Relatório de Estágio

Cada docente responsável pela disciplina de estágio pode adotar um método diferente para aprovação, de forma que você deve buscar contato com o mesmo para saber quais tarefas deverão ser cumpridas. De todo modo, os docentes são orientados a, no mínimo, solicitar um relatório de avaliação de estágio, conforme documentos a seguir. Você também encontra estes modelos aqui, no site do SAE.

Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura

Administração e Administração Pública

Ciências do Esporte

Nutrição

Atente-se aos prazos para envio do relatório:

  Alunos das Administrações devem enviar o Relatório de Estágio ao docente da disciplina ao longo de junho.

  Alunos das Engenharias devem enviar o Relatório de Estágio ao docente da disciplina ao longo de junho.

 

Tradução de Documentos Acadêmicos (Estágio Acadêmico no Exterior)

Alguns processos seletivos voltados para a realização de estágio acadêmico no exterior exigem a apresentação de um ou mais documentos acadêmicos traduzidos para o inglês. Entretanto, por enquanto, o SIGA oferece apenas documentos em português. Por isso, para conseguir documentos acadêmicos traduzidos para o inglês e validados pela Coordenação de Graduação da FCA, o estudante interessado em realizar o estágio acadêmico obrigatório e vinculado à respectiva disciplina de estágio prevista em catálogo de curso, deve seguir os procedimentos abaixo indicados:

  • Enviar o documento acadêmico em português (em formato .PDF) e o documento acadêmico traduzido (em formato editável), para a seguinte conta de email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar, nessa mensagem, o motivo para a solicitação da validação da traduação do(s) documento(s) acadêmicos);

O documento acadêmico traduzido para o inglês será conferido e validado pela Coordenação de Graduação, desde que as informações estejam corretas. Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado recebe, via e-mail, o documento acadêmico traduzido e validado. A Diretoria de Ensino da FCA oferece esse serviço, exclusivamente, aos alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação ou de pós-graduação da FCA que estejam participando de algum dos processos a seguir no qual conste essa necessidade: estágio acadêmico no exterior (vinculado à disciplina de estágio prevista em catálogo de curso de graduação); intercâmbio gerenciado pela DERI ou por uma das unidades de ensino da UNICAMP. Para outros casos, o interessado deve buscar uma Tradução Juramentada.

Voltar ao topo

 

Possui dúvidas?

Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Aluno de engenharia? Leia o "perguntas frequentes" preparado especialmente para seu curso: Esclarecimentos sobre Estágio

Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.