CEPAD LOGO

BREVE DESCRIÇÃO

O CEPAD realiza pesquisa interdisciplinares, estudos e reflexões teóricas, metodológicas e empíricas no campo da Administração. As pesquisas buscam relevância social, política, econômica e inserção nacional e internacional, no campo da Administração. O Centro integra trabalhos e atividades nas áreas de Administração Financeira, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Controladoria, Empreendedorismo e Inovação, Negócios Internacionais, Agronegócio, Finanças Públicas, Políticas e Planejamento Governamentais e Economia do Setor Público. As atividades do Centro apresentam fortes nexos com a sociedade e geram contingentes de recursos humanos nos níveis de pós-graduação e extensão para os setores da Administração Privada e para a Administração do setor Público.

Seus objetivos específicos são:
• Viabilizar pesquisas qualitativas e quantitativas, em nível de excelência - nos campos disciplinares do Centro, além daquelas que tomam perspectivas múltiplas sobre problemas e questões da interface público-privada.
• Gerar insumos para reflexões críticas acerca do papel da Administração do Setor Público e sobre demandas por políticas e formas de organização do mesmo.
• Gerar insumos para reflexões críticas e apontar soluções sobre questões relativas à Administração do Setor Privado.

LINHAS DE PESQUISAS

1. Estudos em Administração do Setor Público
Economia e Ciências Sociais; Teoria e história econômica e pensamento social latino-americano; Análise econômica, história social, ideologia e pensamento social; Avaliação de políticas públicas; sistemas de proteção social; Economia política da saúde; ciência, tecnologia e inovação em saúde; política e sistemas de saúde.

2. Estudos em Administração de Empresas
Sociedade sustentável e ambiente; Empreendedorismo; Estratégia; Avaliação: valor contábil e institucional e formas organizacionais; Logística; Qualidade; Planejamento; Administração Financeira e Controladoria; Gestão de Cadeias; Gestão da Produção; Gestão de Comércio Internacional; Organização Industrial e Inovação: indicadores de ciência, tecnologia e inovação; relações universidade-empresa-governo e estudos institucionais; Planejamento estratégico; Competitividade Empresarial e Industrial.

LABORÁTORIOS VINCULADOS

• LabA&D - Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa
• LabFiC - Laboratório de Finanças e Contabilidade
• SB-Lab - Laboratório de Negócios Sustentáveis (Sustainable Business Laboratory)