Na FCA, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é tido como ato educativo escolar, com finalidade de formação, orientado por docentes da FCA ou de outras unidades da Unicamp. O TCC é um componente curricular obrigatório dos cursos da FCA, devendo ser desenvolvido de forma alinhada com os projetos pedagógicos.

Consulte o Calendário Unificado para TCC do 1º semestre de 2024.

Ética em Pesquisa

Nos termos da Resolução 466/2012 do Ministério da Saúde, todo projeto de pesquisa que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive entrevistas, deve ser submetido à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Nesse sentido, todos os projetos de TCC  que envolvam seres humanos deverão, necessariamente, ser aprovados pelo CEP antes do início da coleta de dados.

Fluxo e a entrega do TCC

Fluxo no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)

No incício do semestre letivo, o docente responsável pela disicplina deverá iniciar o fluxo do TCC no SIGA, incluindo o nome do orientador e/ou coorientador do trabalho para cada aluno ou grupo.

O aluno deverá inserir a versão do trabalho a ser entregue e/ou apresentada no prazo que consta em Calendário de TCC.

Após a aprovação e inserção da média final feita pelo docente responsavel do TCC, o aluno deverá inserir a versão final (após apresentação/entrega e correções) do trabalho no sistema.

FLUXOGRAMA PARA ENTREGA DO TCC

***Consulte aqui o Tutorial para o Fluxo de Monografias e TCCs: Aluno / Orientador / Responsável pela disciplina

Template TCC

Fluxo Biblioteca

O Fluxo encontra-se no Calendário Simplicado de TCC. Os prazos e procedimentos deverão ser seguidos, conforme o Calendário.

Documentos e Regulamentos do TCC de cada curso

Administrações e Gestões

Regulamento

Manual

Quadro síntese das modificações recentes no TCC

Apresentando o novo formato de TCC (parte 1/2)

Apresentando o novo formato de TCC (parte 2/2)

Engenharias

[em breve]

Nutrição

[em breve]

Ciências do Esporte

Regulamento

Possui dúvidas?

Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.