A marca da FCA, composta de logotipo e símbolo exclusivos, visa identificar e representar os valores, a cultura, a personalidade e a missão da instituição. Sendo assim, mesmo em suas especificidades, a marca da Faculdade está alinhada em todos os âmbitos à Universidade Estadual de Campinas.

O símbolo remete aos traços e cores da marca da Unicamp. De forma sutil, pode-se ver também as letras F, C e A. A forma como está disposta o símbolo representa que as diversas áreas do conhecimento partem de um mesmo ponto e andam lado a lado de modo interdisciplinar, sustentável e crescente. Já a tipografia - firme e tradicional - faz questão de ressaltar a Unicamp e a cidade de Limeira.

O código de identidade visual é um conjunto de orientações para a correta utilização da marca da FCA Unicamp, buscando a integridade de suas propriedades e o rápido reconhecimento da instituição por parte do público e é composto dos seguintes itens:

Forma gráfica

Assim como a marca da Unicamp, a da FCA é composta pela marca nominativa e pela marca figurativa.
A marca figurativa não deve ser estilizada nem usada sem a complementação da marca nominativa.
A marca nominativa foi criada a partir das letras dos alfabetos Humanst521 Xbd BT e Folio Bk BT, ambos em caixa alta.
A marca figurativa é um desenho exclusivo para a Faculdade e não pode ter suas propriedades alteradas ou distorcidas.

Construção

A construção da marca segue as proporções aqui determinadas. Fica vetado todo redimensionamento da mesma para preservar suas propriedades.

A utilização da marca deve respeitar sua margem, chamada área de proteção, para evitar interferências.
O dimensionamento da marca não deve comprometer sua legibilidade. Quando reduzida, não é permitido exceder os limites aqui determinados.
Para saber mais sobre o logotipo da Unicamp, bem como seu código de identidade visual, normas de uso e download, clique aqui.

A marca da FCA Unicamp deve ser utilizada sempre com a marca da Unicamp, respeitando e complementando o código de identidade visual e as normas de uso já existentes para a Universidade. Desta forma, as normas de uso da marca FCA Unicamp seguem a legislação já estabelecida pela Unicamp através da Resolução GR-28/04 e da Portaria GR-34/95.

Portaria GR-34/95
•  Resolução GR-28/04

A Resolução GR 28/04 proíbe o uso da marca e do seu logotipo em objetos não oficiais da Universidade, sem autorização, por escrito, da Reitoria. Sendo assim, é necessário solicitar formalmente à Reitoria a permissão para uso da marca informando todos os detalhes relacionados à sua utilização.

Já a Portaria GR-34/95 dispõe sobre as condições e formas de utilização da marca Unicamp no âmbito interno da Universidade, a destacar:

•  Em todos os impressos em uso na Unicamp, tanto no âmbito interno como no externo, é obrigatória a utilização do logotipo da Universidade;
•  A marca deve ser reproduzida sem alterações de forma, cores e posicionamento;
•  A altura total da marca da Unicamp não deverá ultrapassar 6% da medida do lado maior da folha onde será aplicado, ou ter no mínimo 10 mm de altura;
•  Quando se tratar de formulários e documentos oficiais, o logotipo da Unicamp deverá figurar, sempre, no lado esquerdo superior da folha. Para outros impressos, deverá figurar na posição mais relevante possível dentro dos padrões estéticos seguidos para confecção do impresso.

Disponibilizamos para download os arquivos com imagens do logotipo FCA Unicamp nos formatos:

•  EPS - formato genérico para impressão | download
•  CDR - para uso no CorelDraw nas versões 5.0 ou superior | download
•  AI - para uso no Adobe Illustrator | download
•  JPG - para uso na Internet | download
•  GIF - para uso na Internet | download
PNG
 - imagem com fundo transparente | download
•  DXF - para uso no AutoCAD e softwares vetoriais similares | download
•  SVG - Formato vetorizado para uso em ferramentas de software livre | download