logo fca transparente

rsz logo unicamp

Logo CNEM

Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni (Bióloga) | Lattes | contato | Labdime
Área de interesse: Mecanismos Epigenéticos de Modulação do Metabolismo
Programação metabólica, alterações epigenéticas e regeneração tecidual em prole de fêmeas obesas e/ou diabéticas.

Profa. Dra. Adriane Elisabete Antunes de Moraes (Nutricionista) | Lattes | contato | Lllp
Área de interesse: Desenvolvimento de produtos funcionais
Aplicação de probióticos e prebióticos no desenvolvimento de produtos alimentícios. Estudos de digestão simulada e bioacessibilidade. Estudos de vida de prateleira e de segurança microbiológica dos alimentos.

Profa. Dra. Ana Carolina Junqueira Vasques (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: Nutrição e metabologia na obesidade e na síndrome metabólica; Avaliação Nutricional
Desenvolvimento de estudos epidemiológicos, clínicos, translacionais e de implementação para investigar os aspectos nutricionais e fisiopatológicos da obesidade per se e no contexto da síndrome metabólica em humanos. Estudo, desenvolvimento e validação de ferramentas para a prática em avaliação nutricional e metabólica.

Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | Lasef
Área de interesse: Exercício Físico e padrão de sono e distúrbios do sono em modelos experimentais e humanos
Avaliação dos mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos na relação do exercício físico no padrão de sono e nos distúrbios do sono, além da influência dos ritmos biológicos no treinamento e/ou desempenho esportivo do atleta.

Profa. Dra. Caroline Dário Capitani (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: Dietética e Alimentação coletiva.
Estudo das propriedades funcionais de alimentos e de subprodutos alimentares por meio de desenvolvimento de produtos. Métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de cardápios na área de alimentação coletiva (escolar e institucional). Educação Alimentar e Nutricional e Habilidades culinárias como ferramentas para a qualidade de vida de diferentes populações.

Prof. Dr. Cláudio Alexandre Gobatto (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | Lafae
Área de interesse: Avaliações fisiológicas e treinamento físico e desportivo aplicados a modelos experimentais e humanos.
No contexto esportivo, nosso grupo estuda modelos de avaliações fisiológicas com características laboratoriais e de campo, envolvendo inovações científico-tecnológicas, nas quais são priorizadas a especificidade de modalidades esportivas, a individualidade biológica e as implicações dos resultados na prescrição e monitoramento do treinamento. Para aquisição de informações precisas frente a respostas e adaptações fisiológicas, moleculares e comportamentais, investigamos modelo de roedores submetidos a diferentes métodos de treinamento e condições ambientais.

Prof. Dr. Dennys Esper Correa Cintra (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: Genômica Nutricional
O objetivo do Laboratório de Genômica Nutricional - LabGeN - é investigar a sinalização celular mediada por nutrientes que impactam sobre o padrão de resposta genômica, em organismos como células, animais e humanos. Nosso foco investigativo é voltado para a repercussão das alterações genômicas no metabolismo característico às doenças crônico-não-transmissíveis. As principais doenças sob investigação atual são: obesidade, resistência à insulina e doenças neurodegenerativas induzidas por neuroinflamação. O LabGeN apresenta estrutura preparada para investigar a composição lipídica de alimentos e tecidos biológicos de qualquer natureza, bem como a dispersão e metabolismo orgânico desses compostos.

Prof. Dr. Diogo Thimoteo da Cunha (Nutricionista) | Lattes | contato
Áreas de interesse: Higiene dos Alimentos; Controle de qualidade; Alimentação Coletiva; Estudos com consumidor Estudar fenômenos em Alimentação Coletiva (comercial e institucional) principalmente quanto práticas higiênico-sanitárias, qualidade de cardápios e aspectos estruturais. Utilização de modelos matemáticos, escalas de risco e escalas psicométricas na investigação, proposta de intervenção ou solução em Alimentação Coletiva. Investigar o conhecimento e determinantes psicossociais do comportamento do consumidor frente a alimentação, práticas sanitárias, desejos e intenção de compra de determinados alimentos.

Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | LaBMEx
Área de interesse: Os efeitos do exercício físico sobre os mecanismos moleculares de resistência à insulina / Mecanismos moleculares na indução da hipertrofia e atrofia muscular / Efeitos do exercício físico no sistema nervoso central
Baseado em estudos fisiológicos e moleculares em modelos experimentais, esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos do exercício físico sobre o metabolismo. Os principais alvos de investigação são os mecanismos intracelulares envolvidos na resistência à insulina, controle da fome e da termogênese e sobre a atrofia e hipertrofia muscular.

Profa. Dra. Fabiana Braga Benatti (Nutricionista e Profissional de Educação Física) | Lattes | contato
Área de interesse: Efeitos terapêuticos da nutrição e do exercício físico. Pesquisa transdisciplinar que engloba os efeitos terapêuticos da nutrição e do exercício físico e nutrição esportiva. Desenvolvimento de projetos que objetivam avaliar tanto desfechos clínicos, como mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos do exercício e da nutrição em pacientes com doenças crônicas, com ênfase em pacientes obesos e com doenças reumáticas inflamatórias.

Prof. Dr. Fernando Moreira Simabuco (Biólogo) | Lattes | contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Área de interesse: Metabolismo do câncer, vias de sinalização celular, síntese proteica, crescimento celular, cultura de células.
Analisar os efeitos moleculares da via de sinalização celular da mTOR, no contexto do câncer e outras doenças metabólicas, buscando alvos para intervenções farmacológicas e genéticas. No contexto do câncer são usados modelos de quimio-resistência e compostos bioativos derivados de alimentos com ação antitumoral. CRISPR, tecnologias do DNA recombinante e ferramentas de análise da expressão
gênicas são usadas como técnicas em biologia molecular.

Profa. Dra. Fúlvia de Barros Manchado Gobatto (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | Lafae

Profa. Dra. Hosana Gomes Rodrigues (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: O reparo tecidual em diabéticos e a influência dos nutrientes na resolução deste processo.
Atualmente, a pele é considerada um órgão metabolicamente ativo e sua integridade física é essencial para a manutenção da vida. Entretanto, em diversas condições fisiológicas (como o envelhecimento) ou patológicas (como o diabetes) a integridade da pele está prejudicada, o que pode levar ao surgimento de feridas de difícil cicatrização. Sabe-se que a nutrição é um dos pilares para a manutenção de uma pele saudável, Assim, nosso grupo estuda a influência de imunonutrientes, como os ácidos graxos, na resposta celular e humoral desenvolvidas durante o reparo tecidual da pele. Nosso foco é entender como a ingestão de determinados ácidos graxos, como os das famílias ômega-3 e 6 modulam as diferentes fases do reparo tecidual.

Prof. Dr. Igor Luchini Baptista (Biólogo) | Lattes | contato
Área de interesse: Diferenciação celular e plasticidade muscular Estudo dos mecanismos de controle mitocondriais sobre a diferenciação celular e a regeneração muscular esquelética. Análise da suplementação de nutrientes sobre a população mitocondrial e o efeito sobre a plasticidade muscular.

Profa. Dra. Joana Pereira de Carvalho Ferreira (Psicóloga) | Lattes | contato | LabMAS
Área de interesse: Mecanismos hedônicos das escolhas e preferências alimentares; motivação para consumo de alimentos, determinantes psicossociais das escolhas alimentares. Investigar o comportamento alimentar e sua relação com diferentes situações contextuais, com a prática de exercícios, favorecendo um olhar para o indivíduo inserido na sociedade e considerando as suas particularidades psicossociais. Investigar os aspectos psicológicos relacionados à obesidade e ao comportamento alimentar transtornado.

Prof. Dr. José Rodrigo Pauli (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | LaBMEx
Área de interesse: Fisiologia e Biologia Molecular do Exercício
Compreensão dos mecanismos biológicos relacionados à etiologia e fisiopatologia de doenças endócrinas e metabólicas não transmissíveis. Para tanto utiliza recursos de biologia molecular, bioquímica e fisiologia em estudos experimentais e clínicos. Neste aspecto, os estudos têm como ênfase a investigação do papel do exercício físico sobre mecanismos moleculares de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando sua aplicação clínica na melhora da qualidade de vida da população.

Profa. Dra. Julicristie Machado de Oliveira (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: Segurança Alimentar e Nutricional, Aspectos sócio-culturais da alimentação, Políticas de Saúde e Práticas Integrativas, Políticas de Alimentação e Nutrição.
 Avaliar prevalências e fatores associados à Insegurança Alimentar e Nutricional (InSAN), Analisar e Avaliar Ações de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, Compreender aspectos sócio-culturais da alimentação e a influência nos modos de vida e saúde, Analisar e Avaliar as Políticas de Saúde, especialmente as Práticas Integrativas inseridas no contexto do Sistema Único de Saúde, Analisar e Avaliar as Políticas de Alimentação e Nutrição em diferentes níveis (federal, estadual e local)

Prof. Dr. Leandro Pereira de Moura
(Profissional de Educação Física) | Lattes | contato | LaBMEx
Área de interesse: Fisiologia e Biologia Molecular do Exercício
Investigar vias biomoleculares já conhecidas e explorar novos mecanismos que possam ser associados com a homeostase energética. Elucidar o papel do exercício físico na modulação dessas vias em condições saudáveis, patológicas e de atletas de alto desempenho.

Profa. Dra. Letícia Martins Ignácio de Souza (Nutricionista) | Lattes | contato | Labdime
Área de interesse: Programação metabólica dos desfechos fetais e neonatais: o papel da interface materna e feto-placentária. Estudo do papel do estado nutricional, metabólico e dietético nas adaptações maternas e na programação fetal das doenças da infância e da vida adulta, especialmente aquelas associadas à obesidade.

Profa. Dra. Ligiana Pires Corona (Nutricionista) | Lattes | contato | Lenut
Área de interesse: Consumo alimentar, avaliação nutricional, Deficiências Nutricionais.
Investigar os diversos aspectos da epidemiologia aplicada à nutrição, com ênfase em avaliação de consumo alimentar de populações, avaliação nutricional de populações e nutrição em saúde pública. Também estudo da nutrição do idoso e seus impactos em desfechos negativos em saúde.

Prof. Dr. Luciano Alegretti Mercadante (Profissional de Educação Física e Engenheiro Químico) | Lattes | contato
Área de interesse:Biomecânica aplicada ao esporte e análise de desempenho em esportes coletivos. Pesquisas em biomecânica baseadas no desenvolvimento de métodos e instrumentação, com aplicações em esportes de alto rendimento e na iniciação esportiva. Análise associando as variáveis mecânicas do movimento às situações de competição e treinamento nas diferentes faixas etárias. É um dos pesquisadores do Laboratório de Biomecânica e Instrumentação e Líder do Grupo de Pesquisa em Biomecânica Aplicada ao Esporte, certificado no CNPq.

Profa. Dra. Marciane Milanski (Nutricionista) | Lattes | contato | Labdime
Área de interesse: Nutrientes e imunomodulação
Estudar os mecanismos moleculares que levam à ativação da resposta inflamatória no hipotálamo, principalmente em resposta à ingestão de dietas hipercalóricas e hiperlipídicas, assim como estudar o metabolismo lipídico em tecidos periféricos importantes para a homeostase energética.

Prof. Dr. Márcio Alberto Torsoni (Biólogo) | Lattes | contato | Labdime
Área de interesse: Controle Central do Metabolismo Energético, resposta anti-inflamatória; programação Metabólica.
Aspectos moleculares relacionados ao controle central do metabolismo e a resposta anti-inflamatória são de interesse do grupo. Estes mesmos aspectos também têm sido investigados em modelos de programação materna pelo consumo de dieta hiperlipídica, onde são avaliados os efeitos na programação fetal e no desenvolvimento de distúrbios metabólicos tais como, obesidade e diabetes, na prole de mães obesas.

Profa. Dra. Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira (Fisioterapeuta) | Lattes | contato
Área de interesse: Dor e Inflamação. Estudo dos mecanismos neurobiológicos envolvidos no desenvolvimento e na manutenção da dor inflamatória aguda e crônica em diferentes tecidos. Estudo do efeito da atividade física, fármacos e compostos endógenos nesses processos.

Prof. Dr. Mauricio Rostagno (Engenheiro Agrônomo) | Lattes | contato
Área de interesse: Extração, purificação e análise de compostos bioativos em alimentos
Desenvolvimento de sistemas integrados de extração, purificação e análise utilizando novas tecnologias como extração com líquidos pressurizados, extração com fluidos supercríticos, extração assistida por ultrassom, cromatografia líquida e cromatografia com fluidos supercríticos. Produção de extratos bioativos concentrados a partir de produtos vegetais. Análise de compostos bioativos por meio de técnicas cromatográficas.

Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Prada (Nutricionista) | Lattes | contato
Áreas de interesse: Controle da ingestão alimentar e gasto energético
Investigar a ação e sinalização de hormônios e nutrientes no controle da fome e gasto energético; investigar mecanismos moleculares envolvidos na fisiopatologia da resistência à insulina, obesidade e diabetes mellitus tipo 2; estudos em nutrição translacional; investigar a regulação da microbiota intestinal no contexto de saúde e doença.

Profa. Dra. Rosângela Maria Neves Bezerra (Nutricionista) | Lattes | contato
Área de interesse: Efeitos de compostos bioativos com potencial antioxidante presentes em alimentos e resíduos agroindústrias. Utilizando ensaios com diferentes linhagens de cultura de células, avaliar os efeitos protetores e/ou deletérios dos compostos isolados e dos extratos, e estudos dos efeitos do consumo dos alimentos contendo estes compostos bioativos em portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Profa. Dra. Taísa Belli (Profissional de Educação Física) | Lattes | contato
Área de interesse: Esportes Ultraprolongados e Esportes de Raquete; Estudo dos esportes ultraprolongados e dos esportes de raquete em praticantes e atletas, com enfoque nas áreas de fisiologia e de treinamento físico bem como no diálogo interdisciplinar com áreas correlatas de conhecimento.