logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O Programa Integrado de Formação (PIF) é destinado aos alunos regulares dos cursos de graduação da FCA e permite a realização simultânea de disciplinas de graduação e de pós-graduação com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de graduação e de mestrado. Deste modo, um aluno participante do PIF poderá obter o título de mestre num tempo inferior àquele usualmente requerido num percurso mais usual.

Para solicitar participação no PIF, o aluno interessado deve

- Procurar um docente da FCA, credenciado no programa de interesse, para ser o seu tutor;

- Enviar e-mail, com o seu docente tutor em cópia, ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando ingresso no PIF.

A solicitação será avaliada pela coordenação do programa, que pode ou não deferir o pedido do aluno, levando em conta os seguintes requisitos: 

- Possuir CPF (Coeficiente de Progressão Futura) igual ou superior a 0,60 para todos cursos de Gestão, Administração e Administração Pública; igual ou superior a 0,50 para Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção e Nutrição; e igual ou superior a 0,70 para Ciências do Esporte;

- Possuir CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 0,70;

- Apresentar declaração de que está sendo orientado nas atividades de graduação por um professor credenciado em um dos programas de pós-graduação da FCA.  

Uma vez aceito no PIF, o aluno deve ficar atento aos prazos de inscrição nas disciplinas na modalidade de aluno especial. Os editais de processo seletivo podem ser encontrados neste link.

 Atenção: o ingresso no programa PIF não garante ingresso automático como aluno regular no programa de pós-graduação. Ao término de sua participação no programa PIF, o aluno interessado em ingressar no programa de pós-graduação como aluno regular deve realizar o processo seletivo do programa desejado. As disciplinas realizadas ao longo do programa PIF poderão ser aproveitadas assim que o aluno ingressar no programa como aluno regular.  

Regulamentação do PIF na UNICAMP: Deliberação CEPE-A-022/2001 

Regulamentação do PIF na FCA: Resolução CPG FCA 01/2016