Basicamente, a diferença são os valores pagos por cada agência de fomento nas mensalidades, nos benefícios e a forma de concessão de cada uma delas.
Como concorrer a essas bolsas?
Cada agência tem seus requisitos e seus prazos, mas sempre será por meio do orientador responsável. A FAPESP tem fluxo contínuo para submissão de pedido de bolsas, o CNPq concede bolsas diretamente aos cursos de pós-graduação ou aos orientadores por meio de edital.
Oportunidades de financiamento à pesquisa - FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo apóia projetos apresentados por pesquisadores vinculados a instituições no Estado de São Paulo e a decisão de apoiá-los, ou não, é sempre tomada em função do mérito de cada projeto, analisado por assessoria científica e tecnológica.
O apoio à pesquisa científica e tecnológica é feito pela FAPESP sempre por meio da concessão de bolsas e auxílios, em diversas modalidades.
A FAPESP conta com uma vasta rede desses assessores voluntários, a maioria pesquisadores em atividade no Estado de São Paulo e centenas de pesquisadores espalhados pelo Brasil e no exterior.
Conheça mais sobre a FAPESP:
Bolsas: http://www.fapesp.br/bolsas
Auxílios à Pesquisa: http://www.fapesp.br/auxilios
Programas: http://www.fapesp.br/programas/
Sistemática de análise das solicitações: http://www.fapesp.br/analise
Chamadas Públicas - CNPq
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.
Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.
O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.
É possível acompanhar chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas no site do CNPq: