O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso, sendo impossibilitada a retomada do curso posteriormente. Quando o cancelamento ocorre, o aluno é notificado através do e-mail institucional da Diretoria Acadêmica. As formas mais recorrentes de um aluno ter sua matrícula cancelada são:

1. Se o tempo restante necessário para concluir todas as disciplinas for maior que o prazo limite do curso (ver pergunta acima sobre), a matrícula é cancelada automaticamente. Por exemplo, se um aluno cursa Administração, o prazo máximo para integralização são seis anos, ou 12 semestres. Caso ele conclua seu décimo primeiro semestre e reprove em uma matéria que é pré-requisito para outra, automaticamente ele passa a não mais ter tempo suficiente para concluir o curso no prazo máximo. Dessa forma, sua matrícula é cancelada.
  2. Caso o aluno ingressante (calouro) se ausente de forma injustificada nas duas primeiras semanas de aula, o cancelamento da matrícula é efetuado. Agora, caso pelo menos uma presença seja contabilizada ao longo destes primeiros 15 dias de aula, o cancelamento não ocorrerá.
  3. Caso o aluno não seja aprovado em pelo menos uma disciplina nos dois primeiros semestres do curso, em outras palavras, caso reprove em todas as disciplinas às quais está matriculado no primeiro ano, a matrícula é cancelada automaticamente. Ressalta-se que para os efeitos do cancelamento citado, a desistência de matrícula em disciplina (comumente dito como “trancar a disciplina”) é contada como não aprovação na disciplina.
  4. Previamente ao início de todo semestre, o aluno deve solicitar sua matrícula nas disciplinas desejadas. Caso o aluno não faça nenhuma solicitação, e também não solicite o trancamento do semestre, a Diretoria Acadêmica realiza um trancamento provisório por um mês e notifica o aluno em seu e-mail institucional, solicitando manifestação por parte do aluno durante este tempo. Caso não haja manifestação, o cancelamento da matrícula definitivo é realizado por motivo de abandono.
  5. Caso a Diretoria Acadêmica identifique matrícula em duas ou mais instituições públicas, o aluno recebe um e-mail em seu endereço institucional solicitando a regularização da situação, ou seja, o cancelamento da matrícula na outra instituição. Caso a situação não seja regularizada, a Diretoria Acadêmica realiza o cancelamento da matrícula do aluno na Unicamp. Ressalta-se que devem ser matrículas de mesmo nível - por exemplo, a matrícula em dois cursos de graduação em duas universidades públicas. Caso o aluno esteja matriculado em um curso de graduação em uma, e em um curso de pós-graduação em outra, não há problema.