Você pode verificar se o seu cartão universitário foi encontrado e entregue no Achados e Perdidos da SAR. Caso ele tenha sido perdido de fato, ou caso seu cartão tenha quebrado, você deve realizar o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do cartão universitário através de depósito com os seguintes dados: Banco Santander: agência 0207 – c/c: 43-003047-0 – CNPJ: 46.068.428/0001-33. Após, apresente o comprovante de depósito na Diretoria de Ensino (pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para que seja solicitado à DAC seu novo cartão de RA (atenção: não é aceito comprovante de depósito por envelope em caixa eletrônico; nem comprovante de agendamento de transação). Você será informado através do e-mail institucional da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) quando o novo cartão ficar pronto e puder ser retirado. Até que isso ocorra, você poderá utilizar um cartão provisório que lhe será entregue após a apresentação do comprovante de depósito. Neste processo, o seu saldo do Restaurante Universitário, bem como quaisquer outros dados relativos ao seu cartão e ao seu registro acadêmico, serão transferidos de um cartão a outro (primeiro, do antigo, que foi inutilizado, ao provisório; depois, do provisório para o novo cartão definitivo).

Se você suspeita que alguém encontrou seu cartão universitário e o está utilizando (por exemplo, na biblioteca ou no restaurante), você pode solicitar o bloqueio do cartão na Diretoria de Ensino, caso acredite que conseguirá reaver seu cartão novamente, para depois pedir seu desbloqueio. De todo modo, se você desejar um novo cartão, você deverá realizar o processo descrito acima - ou seja, um cartão provisório só será fornecido caso você apresente o comprovante de pagamento do novo cartão.

Você é dispensado de pagar a taxa em dois casos: caso você tenha sido roubado e apresente o Boletim de Ocorrência, sendo que no Boletim consta discriminado que um dos itens roubados foi, especificamente, seu cartão universitário; e caso o chip tenha queimado (chip quebrado, destacado pra fora do cartão ou cartão partido no meio caracterizam mau uso, de forma que a taxa deve ser paga de mesma forma).