logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



Site da DAC     |     Calendário de Graduação     |     FAQ FCA     |     Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Facebook da Diretoria de Ensino

Caro aluno da graduação: na página 'ATENDIMENTO' você encontrará diversos artigos sobre procedimentos importantes para a sua graduação e para a vida acadêmica. Aqui, por exemplo, você encontrará um passo-a-passo de como realizar matrícula em disciplinas; encontrará, também, auxílio para se inscrever em um edital de intercâmbio; e assim por diante.

Para muitos destes processos você precisará da ajuda da Diretoria de Ensino e da Diretoria Acadêmica. Mas qual a diferência entre estas duas áreas da Unicamp? A Diretoria de Ensino é uma área exclusivamente pertencente à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, enquanto a Diretoria Acadêmica (DAC) é um órgão central de toda a Unicamp, cuja sede fica em Barão Geraldo, Campinas!

 

 A DAC é responsável pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica, em seus diversos níveis de ensino, e de todas as unidades da Unicamp, trabalhando por seus diversos usuários: docentes, discentes e funcionários. 

A Diretoria de Ensino, por sua vez, uma repartição da FCA, faz papel semelhante às secretarias de graduação e pós-graduação de outras unidades da Unicamp. Porém, devido ao distanciamento geográfico da FCA com a instalação física da DAC, a Diretoria de Ensino da FCA é, também, a interface entre o aluno da unidade e a DAC, intermediando por exemplo o envio de documentos impressos, o recolhimento de assinaturas, entre outros. Com isso, a resposta para a clássica pergunta dos alunos da FCA é NÃO: aqui não é a "DAC de Limeira", aqui é a Diretoria de Ensino!

 

O Calendário de Graduação

Falando na DAC, é ela quem elabora o Calendário de Graduação, uma listagem com todas as datas importantes para o ano completo. Observe: são datas definidas com bastante antecedência, acessíveis por qualquer um, e que valem para todas as unidades da Unicamp, inclusive para a FCA.

Portanto, bateu aquela dúvida se vai ter feriado semana que vem? Quer saber qual o limite que um docente tem para inserir as notas no sistema? Gostaria de relembrar o prazo para se inscrever no Remanejamento Interno? É só acessar o Calendário, olha que prático! Nem precisa ligar na Diretoria de Ensino...

 

Acesso à informação

Se a sua dúvida for mais ampla, antes de entrar em contato conosco, por favor, verifique os artigos abaixo, que escrevemos com muito cuidado para solucionar todas as suas dúvidas. Ainda não encontrou o que procurava? Temos mais uma carta na manga: preparamos para você o FAQ FCA - Perguntas Frequentemente Feitas, organizado de forma intuitiva e prática. Use a ferramenta "buscar" do seu navegador para economizar seu tempo! Também vale a pena você dar uma conferida no Regimento Geral da Graduação. Talvez você ache um pouco difícil de ler, mas uma coisa é certa: ele delimita tudo - absolutamente TUDO - que pode ser feito por parte de qualquer integrante da comunidade acadêmica. Isso inclui você, aluno; nós, Diretoria de Ensino; docentes; coordenadores da graduação; funcionários...

O aproveitamento de estudos é a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo da disciplina, parcialmente ou totalmente, na Unicamp ou em outra Instituição. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo programático da disciplina cursada anteriormente em relação à disciplina do atual Currículo Pleno a ser cumprido pelo estudante.

 

 Em geral, os casos mais comuns para solicitação de aproveitamento são:

por disciplina cursada em outra IES (Instituição de Ensino Superior) brasileira, durante intercâmbio nacional;

por disciplina cursada durante intercâmbio internacional;

e por disciplinas cursadas em graduações anteriores, por parte dos alunos calouros.

Veja abaixo informações e procedimentos relacionados à Aproveitamento de Estudos.

 

Aproveitamento de Estudos

Prazos

O aluno ingressante (calouro) deve solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente durante o primeiro semestre após o ingresso no curso, conforme prazo determinado no calendário de graduação. Os demais alunos devem solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente no semestre seguinte à aprovação na disciplina cursada. No caso de alunos regressando de intercâmbios internacionais com mais de um semestre, a solicitação deve ser feita no semestre seguinte ao retorno (mais informações na página de intercâmbio).

Documentos

Para disciplinas cursadas na Unicamp, o aluno deve apresentar somente a integralização e o formulário de aproveitamento de estudos da DAC - Diretoria Acadêmica da Unicamp; nos demais casos, o aluno deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), histórico escolar da outra instituição e o formulário de aproveitamento de estudos disponível no site da DAC (mais informações podem ser encontradas aqui).

O que acontece na minha integralização?

Vale ressaltar que quando o aproveitamento de estudos é realizado, há reflexos na integralização curricular do aluno. Se, por exemplo, ele valida uma disciplina já cursada na Unicamp em outro curso com uma disciplina obrigatória do curso atual, a disciplina do curso anterior aparecerá como obrigatória na integralização, e a disciplina à qual foi dispensado não aparecerá em lugar algum. Por outro lado, se a validação é feita com um disciplina cursada em outra instituição de ensino, na integralização constará o código da disciplina oferecida na Unicamp sem nota, com o símbolo referente à validação.

 

Contatos

Caso você não tenha solucionado sua dúvida aqui, na internet, entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar!

A Diretoria de Ensino fica na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, bloco de prédios Ensino I (salas ímpares), prédio de cor verde, primeiro andar, primeira sala (equivale à UL81 - ver mapa abaixo). Nós atendemos ao público de Segunda a Sexta-Feira, nos seguintes horários: 10h30 às 12h30; 14h30 às 19h30; e 20h30 às 21h30. Ressaltamos que estes horários podem variar nos períodos de férias (Julho, Dezembro e Janeiro), e quem fechamos em feriados, assim como toda a Unicamp, seguindo o Calendário. Temos ainda nossos canais para contato à distância:

 (19) 3701-6655

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 Facebook da Diretoria de Ensino.

  

Voltar ao topo

Ir para a página 'atendimento'

 

Possui dúvidas?

Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Se você busca o calendário de graduação, acesso aos serviços acadêmicos, formulários e outros, visite o Portal da DAC.