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Na Unicamp, é responsabilidade e obrigação do aluno de graduação organizar a sua grade horária semestral, sendo necessário solicitar matrícula nas disciplinas desejadas através do sistema online fornecido pela DAC - Diretoria Acadêmica, dentro do período estipulado no calendário de graduação.

Observação: A matrícula é feita de forma automática somente para alunos ingressantes. Ou seja, a matrícula em disciplinas do primeiro semestre não é feita pelo aluno, mas, para o segundo semestre, já é de responsabilidade do aluno realizá-la.

Passo-a-passo para solicitar matrícula

1. Elenque as disciplinas que você deve cursar

O aluno de graduação da Unicamp tem liberdade para montar a sua grade de aulas livremente, porém, todo curso possui uma proposta de cumprimento de currículo semestre a semestre que pode ser acessado no catálogo do seu curso:

 Escolha seu o catálogo do seu ano

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Selecione a opção cursos

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Na página seguinte, clique na opção única "Relação dos Cursos" do seu ano, selecione sua área e curso e acesse a "Proposta Para Cumprimento de Currículo"

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Suponha que você é um aluno de Administração, Catálogo 2018, e está se matriculando para o seu terceiro semestre. Considere, assim, fazer as seguintes disciplinas:

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Note, porém, que algumas disciplinas possuem pré-requisitos. Ao clicar, por exemplo, em GL300 - Contabilidade II, você não só terá acesso à sua ementa, como também notará que é necessário ter sido aprovado em GL203 - Contabilidade I. Caso você tenha reprovado, considere adiantar outra matéria, de um semestre futuro, para reduzir o atraso da sua conclusão de curso. Se você não se lembra em quais disciplinas foi aprovado ou reprovado, você pode fazer essa consulta no site da DAC, área Estudantes, Serviços Acadêmicos (clique no botão "Integralização Curricular").

 

2. Monte uma grade horária semanal de acordo com o oferecimento das disciplinas

Em geral, as disciplinas de cada curso são oferecidas em horários que possibilitem o cumprimento da proposta curricular. Muitas vezes, porém, há diversos horários de fornecimento de uma mesma disciplina, de modo que os alunos possuam mais flexibilidade em sua grade. Caso você possua alguma dependência, queira adiantar disciplinas de outros semestres ou, ainda, pretenda fazer alguma disciplina eletiva, é muito importante que você programe seu horário semanal, pois é impossível se matricular em disciplinas cujas turmas conflitam em horário.

Para auxiliar os alunos a se programar, a Diretoria de Ensino prepara uma previsão de horários de oferecimento para o semestre seguinte. Em geral, a previsão para segundo semestre letivo do ano é publicada em Maio, e a previsão para o primeiro semestre é publicada em Outubro do ano anterior. Você encontra estes documentos no Facebook da Diretoria e abaixo:

Previsão de horários de oferecimento das disciplinas do 2º semestre de 2018

Previsão de horários de oferecimento das disciplinas do 1º semestre de 2019

    Previsão de horários de oferecimento das disciplinas do 2º semestre de 2019

É importante ressaltar, porém, que trata-se de uma previsão. A versão oficial é publicada no site da DAC nos meses de Junho e Novembro neste link

 

3. Solicite a matrícula nas disciplinas

Com a sua grade horária em mãos, você deve fazer a solicitação de matrícula nas disciplinas dentro dos períodos previstos no calendário de graduação - em geral, as matrículas ficam abertas no início de Julho para o segundo semestre, e no início de Dezembro para o primeiro semestre no ano seguinte. O processo é feito de forma totalmente online.

Para começar a solicitação, atualize seus dados no sistema SIGA, também acessível através da área do estudante no site da DAC:

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Preencha ou revise os campos na tela seguinte e clique em confirmar, abaixo.

Agora, acesse Serviços Acadêmicos na área do estudante no site da DAC e clique em "Requerimento de Matrícula":

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Se o sistema pedir para você atualizar seus dados, veja como proceder mais abaixo. Caso contrário, selecione "Normal" em tipo de matrícula, coloque o código do seu curso e selecione "Graduação" em Nível. Os códigos dos cursos da FCA encontram-se abaixo da imagem.

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Em seguida, a tela abaixo abrirá. Preencha os campos com as disciplinas desejadas, notando que a turma (A, B ou C) encontra-se em campo separado ao código da disciplina, sempre imediatamente à direita. Após listar todas as disciplinas desejadas, clique em "Enviar requerimento".

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printe a tela de confirmação de envio do requerimento! É muito raro que o sistema apresente alguma falha, mas caso ocorra, você possui uma comprovação do pedido.

Atenção: O sistema sempre considera o último pedido de matrícula realizado e desconsidera todos os anteriores. Deste modo, caso você mude de ideia quanto ao pedido e resolva inserir ou excluir alguma disciplina, liste novamente todas as disciplinas desejadas, pois seu pedido anterior será totalmente descartado.

PRONTO! O seu pedido foi efetuado. Você pode verificar no dia seguinte a confirmação do envio do pedido de matrícula em “Acompanhar Requerimentos Processados” na mesma janela onde você acessou o “Requerimento de Matrícula”. Agora, durante o processo chamado "Adequação de Matrícula" a Coordenadoria de Graduação da FCA trabalhará para atender a todos os pedidos de todos os alunos da melhor forma possível. Para saber se o seu pedido foi integralmente aceito ou se alguma mudança foi realizada, não deixe de consultar o seu Relatório de Matrícula, que é emitido nos também no Serviços Acadêmicos, como mostrado abaixo. O Relatório de Matrícula é disponibilizado somente após o período de Adequação de Matrícula, que geralmente ocorre ao final de Julho e ao final de Janeiro.

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Observações importantes:

Durante o processo de solicitação de matrícula, você pode ter se deparado com os termos abaixo.

Viola Vaga: é o termo usado para registrar que uma determinada turma (de disciplina) está com todas as vagas disponíveis preenchidas

Viola Reserva: é o termo usado para registrar que uma determinada disciplina está reservada prioritariamente para um determinado curso e/ou turma.

Turma especial: é uma turma não presencial que somente poderá ser cursada pelos alunos que já tentaram cursar a mesma disciplina em turma regular, mas foram reprovados por nota, tendo obtido frequência mínima. Assim sendo, se você nunca fez esta disciplina, se você desistiu da mesma ao longo do semestre (“trancou a matrícula na disciplina”) ou se você reprovou por frequência, você não poderá ingressar na turma especial. Para descobrir quais disciplina serão oferecidas em turma especial, você pode acessar o portal da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “Estudantes” > “caderno de horários” > e na coluna da graduação, no semestre desejado, consultar os links “especial I” e “especial II”, clicando em seguida em “FCA”. Para se matricular em uma turma especial você deve, no sistema da DAC, inserir o código da disciplina e no campo “turma” inserir o caractere “%”. Se você tiver mais dúvidas, mais detalhes são fornecidos no site da DAC, na área de matrícula em disciplinas - onde, por exemplo, você pode conferir a diferença entre “turma especial I” e “turma especial II”.

Se não gostei das modificações feitas no meu pedido, conforme aparece no meu relatório, ou se mudei de ideia quanto às matrículas solicitadas após o período de matrícula, há algo a ser feito?

SIM. O período de Alteração de Matrícula abre após a emissão dos relatórios, em data prevista no calendário da graduação, para quaisquer adequações que o aluno deseje fazer. Veja abaixo!

 

Alteração de Matrícula

A Alteração de Matrícula é o período disponibilizado aos alunos da graduação para que solicitem alterações em seu pedido de matrícula, após a emissão do Relatório de Matrícula. Este processo ocorre em um sistema próprio, diferente do sistema de matrícula, como você pode ver nos prints abaixo.

É importante notar que neste período as reservas para turmas e cursos passam a não mais valer, e a chance de ter seu pedido de matrícula em determinada disciplina aceito é relativamente menor. Para auxiliar neste processo, a DAC permite que os alunos consultem qual a situação de matriculados por turma, de modo que se uma turma já estiver lotada, o aluno não deverá pedir matrícula na mesma. 

 Na área de estudantes do site da DAC, acesse "Alteração de Matrícula":

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Se você pretende solicitar a matrícula em uma disciplina nova, ou se pretende pedir pra trocar de turma, antes de fazer a solicitação, consulte a "Situação de vagas por disciplina":

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No campo Graduação, selecione o semestre. No campo Pós-Graduação, não faça nada. Confira se o ano já está selecionado corretamente e insira o código da disciplina, sem o código da turma. Clique em continuar que você terá acesso a situação das vagas de todas as turmas daquela disciplina. Se houver vaga, volte na tela inicial do sistema de alteração de matrícula e selecione "Informar pedido de alteração de matrícula":

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Para alterar a sua matrícula, são três as opções possíveis:

PERMUTA: trocar de uma turma na qual você já está matriculado para outra dentro de uma mesma disciplina. Se o pedido for negado, você permanece matriculado na turma original.

EXCLUIR: destir de disciplina na qual você está matriculado.

INCLUIR: solicitar matrícula em disciplina na qual você ainda não está matriculado.

Note que se você estiver matriculado em uma disciplina e gostaria de se matricular em outra no mesmo horário, você deve excluir a que você já tem matrícula e incluir a que não tem. CUIDADO: todo pedido de exclusão será aceito, mas nem todo pedido de inclusão será aceito. Deste modo, você corre o risco de ficar com o horário livre e não conseguir "rematrícula" na disciplina excluída. Não existe permuta entre disciplinas, apenas turmas de uma mesma disciplina.

 

Solicitação ou alteração de matrícula fora do prazo

Recapitulando tudo o que já vimos acima: o aluno deve solicitar suas matrículas no período de matrícula em disciplina; após, se quiser, pode alterar o pedido durante o período de alteração de matrícula. Ambos os períodos são previstos no Calendário de Graduação. E após estes períodos, há algum tipo de alteração que pode ser feita?

Se você deseja solicitar a matrícula em uma nova disciplina, isso poderá ser feito após os períodos regulares somente em caráter de exceção, por meio de recurso junto à Coordenação de Graduação. Esse procedimento é chamado de alteração de matrícula fora do prazo, e deve ser feito através do preenchimento do formulário para solicitações diversas, no site da Diretoria Acadêmica (DAC) - no assunto, preencha com “alteração de matrícula fora do prazo”, e na descrição escreva a sua justificativa para estar fazendo a solicitação fora do prazo. Após preenchê-lo, imprima e o documento e leve-o à Diretoria de Ensino da FCA para conferir se ele será aceito, ou se você deverá levá-lo diretamente à DAC, em Campinas. Atenção: a Diretoria de Ensino e a DAC, usualmente, somente atendem à solicitação caso o aluno tenha sido impossibilitado de realizar a matrícula dentro do prazo por responsabilidade da universidade. Por exemplo: você solicitou o aproveitamento da disciplina de Cálculo I; a faculdade deferiu seu pedido, porém somente após o fechamento do período de alteração de matrícula; desse modo, você não pôde solicitar a matrícula em Cálculo II, uma vez que a outra disciplina é pré-requisito para esta; entre com o pedido de alteração de matrícula fora do prazo o quanto antes, que em situação normal, seu pedido poderá ser aceito.

Agora, se você deseja desistir de cursar uma disciplina, isso poderá ser feito de forma regular a qualquer momento dentro da primeira metade do semestre letivo (data exata definida no Calendário), via online. A desistência em disciplina, comumente conhecido como "trancar" a disciplina, é feito por meio dos Serviços Acadêmicos da área de estudantes do portal da DAC, conforme abaixo.

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Observe que:

você só pode desistir de uma disciplina uma vez. Se você tentar desistir de uma disciplina da qual você já tenha desistido em semestre anterior, o sistema te impedirá de realizar segunda desistência. Suponha que você é aluno da Engenharia e, em seu segundo semestre, você desistiu do cursar LE201 - Física Geral I. Depois, no quarto semestre, você se matricula na mesma disciplina novamente e decide mais uma vez "trancá-la". O sistema negará seu pedido e você permanecerá matriculado.

você não pode solicitar a desistência de todas as disciplinas nas quais você está matriculado - o sistema de impedirá. Você deve permanecer matriculado em pelo menos uma. Se o seu desejo é realizar o trancamento de matrícula, (também conhecido como trancamento de semestre) leia o texto abaixo, disponível em nosso FAQ: 

"O trancamento de matrícula é o processo de suspender durante um semestre (seis meses) a sua graduação, processo este que passa a ser possível a partir da conclusão do segundo semestre do curso. Assim, à partir do terceiro semestre todo aluno tem o direito de realizar esse processo duas vezes seguidas ou não, durante a sua graduação toda - seja para, por exemplo, intercâmbio internacional particular não intermediado pela DERI - Diretoria Executiva de Relações Internacionais, experiência de trabalho diferente do estágio obrigatório, doença, serviço militar, intercâmbio nacional, ou por qualquer outro motivo. Para realizar o trancamento, o aluno deve preencher este formulário e entregá-lo impresso na Diretoria de Ensino, dentro dos prazos estipulados pelo Calendário de Graduação - caso você esteja fora do país e não possa entregar pessoalmente, preencha o formulário, imprima,  assine, digitalize e envie o documento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., explicando estar no exterior. Vale ressaltar que intercâmbio intermediado pela DERI (intercâmbio internacional que segue edital da DERI) exige trancamento, porém este é caracterizado como afastamento por motivo de intercâmbio, de forma que não entra na contagem destes dois semestres de direito de todo aluno. Existe, ainda, o trancamento em caráter excepcional, que é solicitado por um aluno que necessite trancar seu semestre, porém está impossibilitado de fazê-lo porque está em seu primeiro ano, por exemplo, ou porque já realizou seus dois trancamentos de direito. A solicitação não é concedida automaticamente, pois passará primeiramente por análise da coordenação de seu curso, que deve avaliar se o motivo para trancamento é válido e foge à escolha do aluno. Para solicitar o trancamento em caráter excepcional, o aluno deve preencher o mesmo formulário já citado, bem como um formulário para solicitações diversas, onde ele deve apresentar as justificativas que caracterizam a excepcionalidade."

Possui mais dúvidas?

Visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

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