logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O processo de intercâmbio nacional, voltado para o aluno de graduação da FCA, é gerenciado pela Diretoria de Ensino desta faculdade e pela Secretaria de Graduação da Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida. Para participar desse processo, o discente interessado deve possuir Coeficiente de Progressão (CP) maior ou igual a 0,2. Mediante a autorização da Coordenação de Graduação, da FCA, o aluno poderá aproveitar a(s) disciplina(s) cursada(s) em outras Instituições até o limite de 25% do total de créditos necessários para a integralização de seu curso.

O estudante deve identificar a faculdade e as disciplinas que pretende cursar. Em seguida, o interessado deve verificar se a faculdade escolhida recebe alunos na categoria de Estudante Especial (curta duração) e também precisa conferir se as disciplinas de seu interesse são disponibilizadas nessa condição. Finalmente, o discente deve consultar a IES selecionada para ter ciência de todas as informações do processo e para efetuar a inscrição.

 

Atuação da Diretoria de Ensino

O aluno deve preencher e enviar, via e-mail, para a conta (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), o Formulário de Plano de Estudos junto com o(s) respectivo(s) Programa(s) da(s) Disciplina(s) que pretende cursar. O prazo para a coordenação avaliar esse pedido é de, aproximadamente, 5 (cinco) dias úteis. Para o Plano de Estudos ser avaliado pela coordenação, o estudante pode apresentar o(s) programa(s) da(s) disciplina(s), obtido(s) a partir do portal eletrônico da faculdade escolhida. Entretanto, para solicitar o aproveitamento de estudos, o interessado deve seguir as determinações do tópico "Aproveitamento de Estudos", registrado na parte inferior desta página.

O pedido para cursar disciplinas em outra IES é analisado pela coordenação de cada curso. Essa análise deve ser feita antes do início de cada período letivo para o discente cursar apenas disciplinas que, posteriormente, poderão ser validadas. O aluno recebe o resultado, desse processo, por email, após a avaliação e atuação da respectiva coordenação de curso. O discente autorizado, pela coordenação, a realizar o intercâmbio, deve verificar, junto à Secretaria de Graduação da outra IES, quais são os procedimentos necessários para se inscrever na condição de Estudante Especial. A análise realizada, pela coordenação de graduação da FCA, não garante a matrícula em disciplinas oferecidas em outra IES.

 

Intercâmbio - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

O aluno interessado em cursar disciplinas, na condição de Estudante Especial, na FEA/USP, deve enviar, via e-mail, os documentos abaixo indicados. Para preencher o Formulário de Plano de Estudos o aluno deve acessar o portal da USP Digital, clicar no curso/período desejado e verificar as disciplinas disponíveis em cada período letivo. No Formulário de Plano de Estudos, o discente também deve informar a sigla e o nome de cada disciplina, bem como o código de cada turma escolhida. O prazo para a entrega dos documentos e as informações complementares, desse processo, podem ser consultadas nesta página da FEA/USP.

Formulário de Plano de Estudos (conforme descrito no tópico "Atuação da Diretoria de Ensino");

Programa de cada disciplina a ser cursada (disponível no sistema USP Digital);

Histórico Escolar Atualizado (disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da DAC);

Atestado de Matrícula Atualizado (disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da DAC);

Cópia da Cédula de Identidade;

 

Intercâmbio - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP)

O aluno interessado em cursar disciplinas, na condição de Estudante Especial, na POLI/USP, deve enviar, via e-mail, os documentos abaixo indicados. Para preencher o Formulário de Plano de Estudos o aluno deve acessar o portal da USP Digital, clicar no curso/período desejado e verificar as disciplinas disponíveis em cada período letivo. No Formulário de Plano de Estudos, o discente também deve informar a sigla e o nome de cada disciplina, bem como o código de cada turma escolhida. O prazo para a entrega dos documentos e as informações complementares, desse processo, podem ser consultadas nesta página da POLI/USP.

Formulário de Plano de Estudos (conforme descrito no tópico "Atuação da Diretoria de Ensino");

Programa de cada disciplina a ser cursada (disponível no sistema USP Digital);

Histórico Escolar Atualizado (disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da DAC);

Cópia da cédula de Identidade;

Requerimento de Inscrição – Aluno Especial (Convênio Estaduais)

 

Intercâmbio - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) 

O aluno interessado em cursar disciplinas, na condição de Estudante Especial, na EACH/USP, deve enviar, via e-mail, os documentos abaixo indicados. Para preencher o Formulário de Plano de Estudos o aluno deve acessar o portal da USP Digital, clicar no curso/período desejado e verificar as disciplinas disponíveis em cada período letivo. No Formulário de Plano de Estudos, o discente também deve informar a sigla e o nome de cada disciplina, bem como o código de cada turma escolhida. O prazo para a entrega dos documentos e as informações complementares, desse processo, podem ser consultadas nesta página da EACH/USP.

Formulário de Plano de Estudos (conforme descrito no tópico "Atuação da Diretoria de Ensino");

Programa de cada disciplina a ser cursada (disponível no sistema USP Digital);

Histórico Escolar Atualizado (disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da DAC);

Atestado de Matrícula Atualizado  (disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da DAC);

Cópia da cédula de Identidade;

Formulário de Cadastro de Candidatos a Intercâmbio Nacional

 

Intercâmbio - Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) 

O aluno interessado em cursar disciplinas, na condição de Estudante Especial, na EESC/USP, deve enviar, via e-mail, os documentos abaixo indicados. Para preencher o Formulário de Plano de Estudos o interessado deve acessar o portal da USP Digital, clicar no curso/período desejado e verificar as disciplinas disponíveis em cada período letivo.

Formulário de Plano de Estudos (conforme descrito no tópico "Atuação da Diretoria de Ensino");

Programa de cada disciplina a ser cursada (disponível no sistema USP Digital);

O aluno que tiver o Plano de Estudos, aprovado, deve comparecer no Serviço de Graduação, da EESC/USP, para tentar se inscrever nas disciplinas indicadas no plano validado. O Serviço de Graduação, da EESC/USP, irá receber uma cópia, de cada um dos documentos, abaixo indicados. Os documentos originais devem ser apresentados para autenticar as cópias. O prazo para entregar os documentos e outras informações, desse processo, podem ser consultadas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por um dos números de telefone a seguir: (16) 3373-9229 / 3373-9249.

RG;

CPF;

Atestado de Matrícula atualizado;

Foto 3x4 (somente se o pedido for aceito);

O candidato deverá apresentar o Histórico Escolar (original e cópia) para demonstrar que cursou, eventuais, disciplinas exigidas como pré-requisito. Além disso, nesse caso, o aluno também deverá apresentar o programa da disciplina cursada. A EESC/USP permite, ao um estudante especial, cursar no máximo 4 (quatro) disciplinas de graduação, sendo, no máximo, 2 (duas) por semestre.

 

Aproveitamento de Estudos

Após cursar e ser aprovado em disciplinas oferecidas em outra IES, o aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos. O prazo para essa solicitação é de até um período letivo após a conclusão da disciplina. Para iniciar o processo, o interessado deve enviar, via e-mail, para a conta (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os documentos abaixo indicados, os quais devem possuir: um código de autenticidade ou o carimbo e a assinatura da secretaria responsável pela emissão do documento:

Histórico Escolar contendo: a identificação de cada disciplina cursada e aprovada, a nota, a carga horária;

Programa Detalhado de cada disciplina cursada;

Ademais, deve-se enviar também o Formulário de Aproveitamento de Estudos, disponibilizado pela Diretoria Acadêmica (DAC). Nesse formulário, o discente deve indicar, entre outras informações, o nome da disciplina cursada e o código da disciplina, oferecida na Unicamp, a qual ele deseja ser dispensado de cursar. Por fim, o aluno também deve apresentar o Plano de Estudos, com a devida autorização da coordenação. Todos os documentos serão analisados e, após aprovação, encaminhados à DAC para que o resultado do Aproveitamento de Estudos seja registrado no Histórico Escolar do discente.

 

Dúvidas sobre esse processo?

Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio nacional no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

 

Diretoria de Ensino: 

(19) 3701-6655 / (19) 3701-6704

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.