Abril de 2017- Abril de 2025


Neste plano de gestão - Quadriênio 2021-2025 - apresentamos propostas pelas quais trabalharemos com vistas ao interesse coletivo da nossa comunidade. O momento difícil pelo qual o país está passando gera grandes incertezas e impactos na vida das pessoas e das Instituições. Neste sentido, as Universidades - imersas nesse contexto - vem sentindo os constrangimentos derivados dele no que se refere à sustentabilidade do cumprimento de sua missão constitucional. Nos últimos anos, o compromisso social com a excelência em ensino, pesquisa e extensão, com a inclusão social e com a pluralidade e diversidade de áreas e atuação avançou significativamente nas universidades, mas isso não foi suficiente para frear os questionamentos sobre sua autonomia. Isso não quer dizer que a Universidade, especificamente a Unicamp, não precise de ajustes e melhorias; sem sombra de dúvidas, a gestão pública universitária precisa avançar, mas sempre sob o princípio de resguardamos o alicerce constitucional da missão da Universidade: sua autonomia didático-científica e administrativo-financeira. Para isso, é fundamental a valorização dos servidores que colocam a nossa Universidade em movimento.
Dentro desse panorama geral, quatro pilares sustentam o nosso plano de gestão junto à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA): 1. Vivência e Convivência, 2. Valorização da diversidade na "Unidade", 3. Ensino, pesquisa e extensão com engajamento e 4. Excelência na Gestão.
Abril de 2017- Abril de 2021


O plano de gestão da atual Diretoria tem como objetivo central a valorização da diversidade interna como um traço distintivo da identidade da FCA. Essa valorização é perseguida sem desconsiderar as expectativas institucionais da Unicamp e as de outros orgãos externos. Portanto, tendo como balizadores a valorização da diversidade e a identidade institucional, a Diretoria da FCA, gestão 2017-2021, definiu compromissos e ações vinculadas com os seguintes objetivos estratégicos, definidos conjuntamente com toda a comunidade: 1) planejar o desenvolvimento da Faculdade; 2) integrar o ensino, a pesquisa e a extensão; 3) fomentar a interdisciplinaridade, e; 4) aprimorar e potencializar a comunicação.
Para conhecimento dos compromissos e ações propostas no Plano de Gestão, consulte o documento Diversidade, Identidade.
Abril de 2013 - Abril de 2017


A Diretoria da FCA, gestão 2013-2017, foi a primeira eleita pela comunidade.
Principais desafios e realizações: 1) Institucionalização interna da Unidade, com a discussão dos regimentos internos das comissões permanentes; 2) consolidação do corpo docente e conclusão dos concursos públicos para composição do quadro permanente do pessoal docente, incluindo o estabelecimento das condições físicas para a instalação e permanência no campus; 3) revisão da missão, visão e valores, e; 4) condução interna dos debates sobre o desenvolvimento do campus e seus impactos sobre a Unidade.
Para conhecimento dos compromissos e ações propostas no Plano de Gestão, consulte o documento Integração e Sustentabilidade.
Setembro de 2010 - Abril de 2013


Os principais desafios desta gestão foram: 1) conclusão da implantação física do campus, com a complementação das obras iniciadas; 2) a reforma curricular dos cursos de graduação, com foco na identidades dos diferentes cursos; 3) a institucionalização da faculdade, com a implantação de sua Congregação e a realização de eleições para a Diretoria da Unidade.
Abril de 2009 - Agosto de 2010


A segunda gestão da Diretoria da FCA teve como principais desafios a implantação da pós-graduação e a criação das condições infraestruturais e institucionais para o desenvolvimento de pesquisa na Unidade.
Agosto de 2008 - Abril 2009


Os primeiros diretores da FCA começaram os seus trabalhos antes mesmo do início das atividades do novo campus. O principal desafio desta gestão foi justamente colocar a Unidade para funcionar, o que incluía contratar os primeiros docentes e funcionários, planejar e executar a infraestrutura para desenvolvimento dos currículos dos cursos e realizar o ingresso dos estudantes das primeiras turmas dos cursos de graduação.