EVENTOS E EXTENSÃO

O Exame de Proficiência em língua estrangeira é requisito para cumprimento dos cursos de pós-graduação da FCA. Os critérios do Exame de Proficiência são estabelecidos pelos programas e detalhados a seguir:

Administração: Para ingressar no Programa de Pós-graduação em Administração, tanto no mestrado ou doutorado, o candidato deve participar do Teste ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - (http://www.anpad.org.br/teste) e obter nota superior ou igual a 300 pontos no Resultado Geral. Além disso, o aluno deve obter pontuação superior a 300 pontos na prova de Inglês e na prova de Português. O aluno aprovado nesta etapa, desde que seja aprovado nas demais, e venha a se matricular, comprova automaticamente a proficiência exigida para o programa. Especifícamente para o doutorado, além disso, o aluno deverá realizar um exame de proficiência no idioma espanhol que será oferecido anualmente para esse fim e o mesmo poderá refazer esse teste somente uma vez. Exames de proficiência realizados em instituições externas à Unicamp poderão ser enviados à Comissão do Programa de Administração (CPG-ADM) para avaliação da dispensa do exame interno de proficiência.

Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo: A comprovação de proficiência pode ser feita com a apresentação de certificados emitidos pelo TEAP (Test of English for Academic Purposes - www.teap.com.br), com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL: escore mínimo 550; ou IELTS: escore mínimo 5,0; ou do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP; que deverão ser entregues no momento da inscrição no processo seletivo ou até o momento da solicitação da defesa. Somente serão aceitos certificados dentro do período de validade. Caso não conste período de validade no certificado, o mesmo será considerado como válido dentro de um período de 2 anos, a partir da data da emissão. Alunos matriculados até 2017 no doutorado e oriundos do mestrado podem apresentar o formulário de Aproveitamento de Proficiência em Língua Estrangeira devidamente assinado, na Diretoria de Ensino da FCA.

Engenharia de Produção e de Manufatura: A comprovação de proficiência pode ser feita com a apresentação de certificados emitidos pelo TEAP (Test of English for Academic Purposes - www.teap.com.br), com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL: escore mínimo 550; ou IELTS: escore mínimo 5,0; ou do CEL; que deverão ser entregues no momento da inscrição no processo seletivo ou  até o momento da solicitação da defesa. Somente serão aceitos certificados dentro do período de validade. Caso não conste período de validade no certificado, o mesmo será considerado como válido dentro de um período de 2 anos, a partir da data da emissão. Além disso, o programa realiza exames de proficiência semestralmente (com ampla divulgação de datas e horários).

Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem como uma das etapas do processo seletivo de ingresso o Exame de Língua Estrangeira. O aluno aprovado nesta etapa, desde que seja aprovado nas demais, e venha a se matricular, comprova automaticamente a proficiência exigida para o programa.

Mais informações sobre o Exame de Proficiências para Pós-graduação do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP clique aqui.

Pós-Graduação FCA

Programas de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Graduação FCA

Seis cursos nas áreas de engenharia, saúde e administração.

Pesquisa FCA

Atividades e projetos  de nossos centros e laboratórios de pesquisa.

Extensão_FCA

Cursos, convênios, serviços e eventos para a comunidade.

FCA Biblioteca860

A Biblioteca da FCA parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU).

carta de servicos
logoDH