ENSINAR-APRENDER FENOMENOLOGIA: TRILHAS DE UM PENSAR E DE UM FAZER PELA EXPERIÊNCIA

MARANDOLA JR, Eduardo. Ensinar-aprender fenomenologia: trilhas de um pensar e de um fazer pela experiência. Cancioneiro. 2024.

 

 

Fenomenologia se ensina? Esta é a pergunta-chave que move a escrita deste livro, oriundo de cursos destinados à prática fenomenológica de pesquisa e ensino. Trata-se da busca pelo sentido da experiência, de uma prática como pensamento. O geográfico, como existência, está para além da disciplina científica, sendo, ao mesmo tempo, base para sua realização. Corporeidade, hermenêutica, situacionalidade e política convertem-se em possibilidades de um fazer Ciência pela experiência.

 

Pensar e fazer não estão separados na tradição fenomenológica, voltada para a experiência, assim como ensinar-aprender são compreendidos como um mesmo fenômeno. Estas e outras perspectivas fizeram da fenomenologia uma fonte de inspiração e de caminho para diferentes vertentes do pensamento pedagógico, notadamente aquelas que valorizam o diálogo, a corporeidade, a vivência e a experiência como motes do ensinar-aprender. No entanto, como pensamento fundado nas existências de seres-situados, ela comumente é reputada como “não-ensinável”, afinal, como ensinar a sentir? Como conduzir processos e práticas pedagógicas que permitam aprender pela experiência, pelos sentidos, pela maneira como somos no mundo? Este livro trata de tais questões, recuperando várias trilhas, como possibilidades, de ensinar-aprender fenomenologia, como um pensar e um fazer pela experiência.

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