EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: INTERCULTURALIDADE E INTERCIENTIFICIDADE

2025 - ATUAL

Coordenadora: Jamille da Silva Lima-Payayá

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

No contexto das ações de educação indígena e da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena na Rede de Ensino (Lei 11.645/2008 – Brasil, 2008), esse projeto objetiva promover oficinas, vivências e formação para professores e estudantes da rede municipal de educação de Limeira. Pensado em articulação com a Secretaria Municipal de Educação (SME), com quem organizamos o Abril Indígena 2024 e outras atividades no último ano, buscaremos promover a aproximação da comunidade escolar do município com as temáticas indígenas orientados pela interculturalidade e pela intercientificidade oriunda dos saberes dos povos trazidos pelos estudantes indígenas da UNICAMP.

O projeto se orienta por uma perspectiva do abigarramento, proposta pela socióloga indígena Silvia Rivera Cusicanqui, para a qual as sociedades contemporâneas na Abya Yala são constituídas por discursos colonizadores que se utilizam do hibridismo e de uma perspectiva acrítica do multiculturalismo para dissolver as identidades e os conhecimentos indígenas. Assim, a autora defende a ideia de uma sociedade e de uma cidade abigarradas, nas quais a mistura intercultural não se dissolve em um terceiro (o miscigenado) nem na hierarquia alérgica entre si. Para ela, uma cidade abigarrada expressa a necessidade e a potência da convivência histórica e intercultural que conjuga opostos sem subsumir um no outro, justapondo diferenças concretas que não tendem a uma comunhão desproblematizada.

Seguindo esta orientação, o projeto propõe-se criar espaços de confrontação intercultural nos contextos escolares, convidando a comunidade a um encontro que transpassa estranhamentos e potencialização a partir das diferenças.