BIBLIOTECA DOS POVOS INDÍGENAS
2025 - ATUAL
Coordenadora: Jamille da Silva Lima-Payayá
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Temos vivido, nos últimos anos, um grande processo de retomada dos povos indígenas no Brasil, o que tem provocado ressignificações culturais e intelectuais. A produção acadêmica, literária e artística tem se multiplicado, à medida que cada povo tem conseguido formas de difundir de maneira ampliada sua própria perspectiva da história do Brasil, como denúncia e também como compartilhamento.
A demanda por revisitar a historiografia e rever posicionamentos consolidados em relação às representações dos povos indígenas, tem motores de movimentos como os de enfrentamento da colonialidade e da promoção de uma educação antirracista.
Neste sentido, multiplicaram-se livros, artigos, trabalhos, eventos acadêmicos e produção audiovisual realizados por diferentes povos indígenas, o que tem contribuído para tensionar bases epistêmicas e sistemas hierárquicos de conhecimento. Esta ampla e diversificada produção cumpre um duplo papel: a formação das novas gerações de indígenas, em sua condição de parentela, como forma de fortalecimento de processos de retomada, memória, construção identitária e das pautas políticas; o compartilhamento com os não-indígenas, como maneira de ampliar o enfrentamento de perspectivas coloniais que pautam nossa sociedade.
Neste sentido, o projeto “Biblioteca dos Povos Indígenas” visa criar um banco de dados, reunindo e sistematizando diferentes tipos de produção acadêmica, artística e literária de indígenas, constituindo um acervo bibliográfico e audiovisual que permita consultas e compartilhamento.
Buscaremos produções de acesso livre, visando oferecer o acesso direto (algo especialmente relevante no caso de vídeos disponíveis em plataformas gratuitas) e referências bibliográficas.
Este projeto está associado ao Projeto CNPq, Geograficidade e historicidade dos Payayá no sertão baiano, que envolve a investigação de documentos históricos da historiografia colonial, a partir da perspectiva indígena. Sistematizar e difundir a produção intelectual e cultural indígena tem sido um dos desafios para potencializar nossas epistemologias e contribuições no âmbito universitário, algo que este projeto visa também ajudar a sanar.
BOLSISTAS

Jeovanna Maria Delgado fontes
É graduanda do curso de Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.

Karen Paulino Chagas
É graduanda do curso de Administração pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.

Jenilse Vitória Rodrigues da Silva
É graduanda do curso de Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.

Jeyssila Pereira Dias
É graduanda do curso de Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.

Maria Rose Matos Castilho
É graduanda do curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.
Currículo Lattes