Com uma atuação fortemente interdisciplinar, o LAGERR tem suas linhas de investigação ligadas ao grupo de pesquisa, NOMEAR - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia, sediado no próprio LAGERR, envolve todas suas linhas de pesquisa.
- Ciência e pensamento fenomenológico
Objetivo: Investigar as contribuições de filosofias fenomenológicas, da geofilosofia (e seus antecedentes) e do horizonte interpretativo e hermenêutico para as Ciências Humanas e Sociais e para a Educação, em termos epistemológicos, metodológicos, ontológicos e éticos.
- Experiências contemporâneas
Objetivo: Compreender os sentidos de lugar (bem como sua ausência), as territorialidades e as paisageabilidades nos modos de ser-e-estar-no-mundo contemporâneo (como fissura do presente), marcados pela mobilidade, pelas relações sociais virtuais, pela cosmopolítica e pela dialética identidade e diferença.
- Geograficidades da Arte
Objetivo: Promover estudos das geograficidades de obras e manifestações artísticas, no campo da literatura, do cinema, da música, dentre outras.
- Situacionalidade e posicionalidade do pensamento
Objetivo: Compreender a situacionalidade e a posicinalidade do pensamento em suas vertentes contemporâneas, em relação ao gênero, à sexualidade, à indianidade e à africanidade, dentre outros, como modos geográficos de existência.
- Vulnerabilidade e resiliências
Objetivo: Investigar os sentidos da vulnerabilidade nos contextos de risco, desastres, ameaça e insegurança, em sua precariedade existencial e potência, como fenômeno cosmopolítico transescalar e multidimensional.