O Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) tem como objetivo promover pesquisas e ações nas interfaces dos estudos populacionais, urbanos e ambientais, em especial no que se refere aos riscos, às mobilidades e às vulnerabilidades nos processos de mudanças ambientais. Com forte orientação interdisciplinar, congrega pesquisadores e estudantes de diferentes campos, a partir de metodologias integrativas multiníveis, buscando articular estudos teórico-metodológicos (de perfil epistemológico e gnosiológico) com práticas de pesquisa aplicada (no sentido da experiência cotidiana e da práxis), no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Suas atividades se organizam a partir de dois grupos de pesquisa: “Métodos Mistos e Análises Multiníveis” e “Nomear - Fenomenologia e Geografia, promovendo pesquisas, parcerias e atividades de ensino e extensão, com destaque para as interfaces entre Filosofia, Ciência e Arte.

Histórico

O Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) foi idealizado em 2011, integrando desde sua criação o Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu objetivo foi originalmente estabelecer o vínculo da FCA e do CHS com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (Rede Clima) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), coordenados, à época, pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), possibilitando a abertura de uma nova frente de investigação na FCA.

Sua implementação ganhou fôlego com o aporte do programa “Jovens pesquisadores em centros emergentes”, financiado pela FAPESP (Projeto GERMA) para promover a instalação de recém-doutores com novas linhas de pesquisa em centros de pesquisa em consolidação.

Suas origens, no entanto, possuem um lastro maior, remontando à criação do Nomear - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia , que se dedica a perspectivas fenomenológicas no âmbito das relações Ciência-Filosofia-Arte, o que marca também as áreas de atuação do LAGERR.

Em 2013, o LAGERR pôde instalar-se em sua sede atual, promovendo um grande número de atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão, com o envolvimento de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, da Unicamp e de outras instituições. Tem recebido professores, pesquisadores e estudantes visitantes, estabelecendo convênios de cooperação com universidades e outros centros de pesquisa, no Brasil e no exterior. 

Nos seus primeiros 10 anos de existência, passaram pelo LAGERR cinco pesquisadores de pós-doutorado, 14 pesquisadores/professores visitantes, 12 estudantes em estágio (nacional e internacional) e mais de 60 bolsistas do Programa BAS do SAE/Unicamp, além de terem sido realizados dez trabalhos de conclusão de curso, quase 30 pesquisas de iniciação científica, oito teses de doutorado e mais de 20 dissertações de mestrado.

É um dos grupos de sustentação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/FCA/Unicamp) e do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM).