NOMEAR – Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia é um grupo de pesquisa sediado no LAGERR (Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira. O grupo envolve pesquisadores de várias universidades do país, assim como alunos de graduação e de pós-graduação de várias áreas do conhecimento, em especial os programas de pós-graduação em Geografia (Instituto de Geociências da Unicamp) e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp).

Com orientação voltada para a fenomenologia, o grupo tem se dedicado a diferentes temas de investigação, desde as relações com as artes, a filosofia, dimensões simbólica e cultural da experiência cotidiana até o sentido de lugares, paisagens e territórios, tendo em vista a pesquisa, mas também a ação, nos campos do planejamento e políticas públicas, da academia e da educação.

O Seminário Local do Nomear - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Geografia, foi iniciado em 2014 visando criar um espaço privilegiado de compartilhamento de aportes dos membros ao grupo de pesquisa. Com o formato de painéis e palestras, o evento visa oportunizar um momento de adensamento das repercussões para o conjunto das pesquisas e interesses do grupo de pesquisa que se desdobram dos trabalhos monográficos e das pesquisas em desenvolvimento. Como seminário de pesquisa, apresenta temas ainda em desenvolvimento, caracterizando-se por aberturas e buscas que marcam os caminhos futuros, de um lado, ao mesmo tempo em que apresenta resultados de teses e dissertações desenvolvidas pelo grupo.

Embora voltado para a interlocução interna, é um momento privilegiado de difusão das pesquisas com os interessados nos nossos debates, e por isso, ocasionalmente, a programação incluiu estudantes ou pesquisadores de outras instituições parceiras do Nomear.

A cada edição, elegemos um tema que seja expressivo das investigações ou interesses recentes do grupo, e por isso o histórico mostra a incorporação de novos temas ou momentos de aprofundamento e/ou eclosão de produções relacionadas também a temas consolidados.

O evento não possui periodicidade fixa, respondendo aos movimentos dos membros e suas investigações.

Edições e temas:

1ª Edição: 2014 - Geopoética