MOURA, Jeani D. P; MARANDOLA JR., Eduardo J. Uma geografia de mapeamento participativo de riscos e lugar na educação geográfica brasileira. Em: SOUZA, Carla J. DE O.; LOURENÇO, Luciano (Coords). Contribuições da Geografia para o Ensino dos Riscos. Coimbra: Coimbra University Press, 2023, p. 235-258.
O presente capítulo é um dos desdobramentos da pesquisa realizada pela Profa. Dra. Jeani Delgado Paschoal Moura em seu Pós-Doutorado no LAGERR sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr, entre os anos 2014 e 2015.
O livro Contribuições da Geografia para o Ensino dos Riscos reúne conhecimentos de diferentes pesquisadores(as) da Geografia, com o objetivo de promover discussões e reflexões na interface de três campos – Geografia, Riscos e Educação – para um público formado por professores(as), estudantes, pesquisadores(as) e demais pessoas interessadas no tema.
Organizada em duas partes, a obra convida para uma leitura atenta dos aspectos que compreendem uma base teórico-conceitual e metodológica diversa; os estudos de casos que contribuem para o entendimento dos diferentes tipos de riscos, sua multiescalaridade de manifestações e principalmente uma discussão e reflexão sobre o tema riscos no âmbito do ensino, com base em experiências e pesquisas escolares à luz da Geografia.
Para esse entendimento do espaço e dos riscos, os(as) autores(as): reforçam a necessidade da construção de conceitos no processo formativo; evidenciam o potencial da leitura de paisagens, territórios e de lugares em diferentes escalas geográficas; com seus estudos de casos e experiências, mostram a relevância de fenômenos físico-naturais, socioeconômicos e socioculturais.
Inicialmente esses fenômenos podem parecer desinteressantes para muitos estudantes, entretanto, no processo de ensino-aprendizagem, vão se tornando conteúdos socialmente significativos e necessários, tanto na formação básica quanto acadêmica, respeitadas as especificidades e os objetivos de cada um desses universos de formação inicial da vida profissional e cidadã.