GEOSOFIA: UMA ARQUEOLOGIA DAS GEOGRAFIAS HUMANISTAS E CULTURAIS NO BRASIL

2024 - ATUAL

Coordenador: Eduardo José Marandola Junior 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

Os estudos humanistas e culturais estão entre os que tiveram significativo crescimento na Geografia brasileira nas duas primeiras décadas deste século, contribuindo para um redesenho das possibilidades teórico-metodológicas e temáticas da formação e da pesquisa no país. Isto pode ser verificado na constituição e consolidação de grupos de pesquisa, publicações, eventos, pesquisas e formação de novos mestres e doutores. As Geografias Humanistas e Culturais constituem, assim, um dos horizontes (ou campos) que apresentam grande dinamismo, potencializando ao mesmo tempo temas que podem ser considerados consolidados na tradição geográfica (identidade e sentido de lugar, percepção ambiental, percepção de riscos, experiência urbana e ambiental, valores e representações de paisagens, territorialidades e identidades de grupos culturais, identidades territoriais, dentre outros) e emergentes (questões de gênero e sexualidade, corporeidades, saberes afrodiaspóricos e indígenas, raça e racismo, culturas híbridas, hipermobilidade e transculturalidade, colonialidade, dentre outros). O campo consolidou-se como um dos horizontes teórico-metodológicos da disciplina, apresentando grande potencial para questões prementes da sociedade brasileira, em especial no que se refere a um conhecimento situado e posicionado, tal como os movimentos de enfrentamento de perspectivas eurocêntricas têm demandado.

Há, neste sentido, uma articulação entre o enfrentamento ao naturalismo e ao racionalismo característicos da ciência moderna (orientadores da primeira fase destes estudos) com seu potencial atual de contribuir para o enfrentamento da colonialidade, o que ajudaria a compreender a continuidade e a dinamicidade destes estudos no país. Estudos de lugar, paisagem, região e território têm sido mobilizados para promover perspectivas geograficamente centradas, na contramão de imposições e expropriações, enfatizando-se os direitos territoriais ancorados em um sentido ancestral e cosmológico da relação com a Terra, enquanto ente e ser geográfico. Há, portanto, um potencial político e ético implícito nestas abordagens, o que tem promovido renovações conceituais e novas perspectivas no campo.

Neste sentido, esta pesquisa objetiva realizar uma investigação arqueológica (no estilo fenomenológico-hermenêutico) e contextual, buscando compreender o desenvolvimento recente (a partir de 2000) das Geografias Humanistas e Culturais no país, identificando linhas, campos de força, articulações, aplicações, tendências e abordagens, visando constituir um quadro geosófico (de Geografia do Conhecimento) que possibilite compreender as potências e contribuições destes estudos para o enfrentamento de questões emergentes no contexto de uma Geografia situada no Brasil.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3).

 

 

 

BOLSISTAS

Landerson de Souza Rodrigues

Graduando do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira.

Letícia Santos Julião

Graduanda do curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira. 

Livania SIlva Lopes

Graduanda do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FT (Faculdade de Tecnologia da Unicamp) em Limeira.

Currículo Lattes

Liedeke Isabella dos Santos Zautsen

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) em Limeira. 

Currículo Lattes

Gabriel dos Santos Oliveira

Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campus de Barão Geraldo, Campinas.

Currículo Lattes