logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



02 860 03 860

O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas foi criado em 2013. Seu objetivo fundamental é a construção de um profissional acadêmico preparado para atuar no campo interdisciplinar a partir de uma sólida formação teórico-epistemológica e instrumental das ciências humanas e sociais aplicadas.

Forma, portanto, um profissional capaz de: (1) construir pesquisas interdisciplinares estimuladas por problemas concretos do mundo contemporâneo; (2) manejar e utilizar recursos teórico-metodológicos diversos para construir de perspectivas originais de análise; (3) e contribuir para o tratamento cientificamente informado destes problemas. Estas habilidades e competências não se fazem pelo cultivo de um “novo modelo” ou uma “forma pré-definida” de interdisciplinaridade. Cada dissertação espelha de forma mais ou menos significativa as demandas do problema eleito para sua investigação, reforçando a ideia de que a interdisciplinaridade, no caso do ICHSA, não é um tema de investigação, mas é uma atitude e uma forma reflexiva de conceber e produzir conhecimento.

Para tanto, o curso é composto pela área de concentração, “Modernidade e Políticas Públicas”, desdobrando-se, por sua vez, em duas linhas de pesquisa: “Sustentabilidade e Proteção Social” e “Mudanças Tecnológicas e Condição Humana”. A relação entre área de concentração e linhas de pesquisa organiza e articula a produção e atuação dos docentes junto aos discentes, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto das atividades de pesquisa e orientação, dispostas em laboratórios e grupos de pesquisa.

O curso tem duração de 24 meses, a partir do cumprimento de 26 créditos. As disciplinas estão estruturadas em obrigatórias e eletivas. As disciplinas obrigatórias se responsabilizam em oferecer o substrato epistemológico e teórico-metodológico para que, orientadores, coorientadores e discentes possam confeccionar os arranjos interdisciplinares condizentes com os problemas de pesquisa específicos de cada dissertação.

Com estes contornos, o ICHSA busca compor seu quadro discente com estudantes, pesquisadores e profissionais formados das mais diferentes áreas do conhecimento (sejam elas exatas, humanas ou biológicas), mas que estejam dispostos a uma experiência acadêmica interdisciplinar com base e ponto de partida nas ciências humanas e sociais aplicadas.


Comissão do Programa de Pós-graduação iCHSA (2023 - 2024)

Composta por docentes credenciados ao programa, a Comissão acompanha e supervisiona as atividades do Mestrado iCHSA.

Coordenador

Prof. Dr. Oswaldo Gonçalves Junior

Membros Titulares

Sandra Francisca Bezerra Gemma

Ana Maria Galdini Raimundo Oda

Hadassa Cristina Cardoso (Discente)


Membros Suplentes

Rodrigo Ribeiro de Sousa

  

Secretária

Jaqueline Assunção Curitiba

Para consultar comissões anteriores, clique aqui