logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

EVENTO: 1º Encontro de Engenharia de Manufatura e Materiais Avançados

O Encontro tem o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas na área de concentração de Manufatura e Materiais Avançados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Manufatura (PPGEPM) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, tanto para o público de alunos da graduação da FCA, quanto para o público externo interessado.

O evento ocorrerá na FCA, nos dias 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (tarde), conforme programação a seguir. A Comissão Organizadora é formada pelos profs. Ana Luiza Pereira, Daniel Suyama, Ricardo Floriano e Rodrigo Contieri. Haverá certificado de participação para aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença no evento. Para participar, é preciso preencher este formulário até 04/10/2022. Os seminários serão em nível acessível ao público geral. Venha participar.

Confira a programação aqui.

A inserção social do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura (PPGEPM) vem dando, sobretudo, pela formação de mestres na área de Engenharia, capazes de continuar um percurso acadêmico/científico, bem como atuar em empresas e órgãos públicos. Além disso, espera-se que a pesquisa realizada pelos docentes e discentes do PPGEPM atue em termos de desafios decisivos para a sociedade. Neste contexto, o programa vem se destacando através de parcerias com instituições públicas e privadas, o que demonstra uma boa integração com a sociedade e o mercado de trabalho. Há de se considerar que, uma boa parte dos alunos do programa são oriundos de empresas de Limeira e região e atuam nas mais diversas áreas da engenharia de produção e de manufatura.

Neste sentido, cabe destacar, algumas ações de inserção social desenvolvidas pelo PPGEPM em 2018:

- Convênio de cooperação cientifica com as empresas EMBRAER e Companhia Brasileira de alumínio (CBA). Convênio intitulado: Consórcio de P&D em processamento por atrito.  O intuito deste convênio é o de propor soluções e facilitar a implementação do processo de soldagem por atrito (Friction Stir Welding) em ligas de alta resistência de Alumínio. Os professores do PPGEPM que fazem parte deste convênio são: Prof. Dr. Rodrigo Contieri, Ricardo Floriano e Alessandra Cremasco.  

- Interação com empresas da área de manufatura e processamento de materiais: PROMETAL, MASTRA, FUNDIMAZZA, FURLAN Equipamentos e TMD-Friction (HONDA). Dessa interação, houve a discussão de projetos de pesquisa em colaboração e da elaboração de possíveis convênios de cooperação cientifica. Dentre essas parcerias, cabe destacar a da empresa FUNDIMAZZA, que se propôs a financiar uma bolsa de mestrado por um período de 2 anos a um aluno de mestrado do PPGEPM, que iniciará as atividades no segundo semestre de 2019. O tópico a ser estudado é de interesse da empresa e possui consonância com os temas abordados no mestrado relacionados a área de concentração: Manufatura de Materiais Avançados. Os professores do PPGEPM que fazem parte desta colaboração são: Prof. Dr. Ricardo Floriano e Prof. Dr. Rodrigo Contieri.

- Interação com empresas da área de simulação, pesquisa operacional e logística (HBSIS, Flexsim e Grupo Engenho). O Prof. Dr. Anibal Tavares de Azevedo do PPGEPM é o responsável por essa interação.

- Elaboração de vídeo-aulas para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Os professores do PPGEPM: Anibal Tavares de Azevedo, Alessandro Silva e Paulo Sérgio Ignácio são responsáveis por disciplinas regulares da UNIVESP que abordam os seguintes tópicos: logística, modelagem matemática, pesquisa operacional e produção enxuta.

Outra forma de inserção social bastante praticada pelos docentes do PPGEPM é o oferecimento de cursos de extensão e de especialização para a comunidade externa da FCA-UNICAMP. A extensão tem como objetivo promover a integração e o relacionamento entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Os cursos oferecidos possuem temáticas das mais diversas e estão relacionados às áreas de expertise dos docentes do programa, como por exemplo: Green Belt em Lean six sigma; Lean Production Com Estudo De Caso Prático; Matlab Rápido E Prático; Modelo Estratégico Da Indústria 4.0 - A Sustentabilidade Dos Negócios E Da Sociedade;  Metalurgia, Solidificação E Propriedades De Ligas De Baixo Ponto De Fusão Aplicadas Na Indústria De Jóias e Semijóias, dentre outros. Os docentes do programa responsáveis por esses cursos são: Profs. Paulo Sérgio de Ignácio Arruda; Alessandro Silva; Antonio Carlos Pacagnella, Aníbal Tavares de Azevedo; Cristiano Morini, Edmundo Inacio Junior, Gustavo Herminio Salati Marcondes De Moraes, Ieda Kanashiro Makiya, Marcio Marcelo Belli.

Em 2017 e 2018, os docentes Gustavo Herminio Salati Marcondes De Moraes e Marcio Marcelo Belli decidiram reverter o fundo de extensão coletado em seus cursos em bolsas de mestrado para alunos de pós-graduação da faculdade.  Em 2018 foram ofertadas 6 bolsas de Mestrado com duração de 12 meses cada, e dois alunos do PPGEPM foram contemplados. Em 2019, o programa se mantém novamente com 6 bolsas de mestrado de 12 meses, e a seleção realizada em Fevereiro, contemplou dois novos alunos do programa. Tal iniciativa possui grande importância frente ao cenário de escassez de bolsas enfrentado pelo nosso programa, e tem se mostrado uma forma alternativa de manutenção de alunos em nosso programa.

Por fim, gostaríamos de destacar aqui neste tópico, o projeto “Colmeia” que é coordenado pelo docente do PPGEPM, Prof. Dr. Marcelo Maialle.

 - PROJETO COLMEIA

Trata-se de um convênio de cooperação firmado desde 05/08/2013 entre: a PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, o CENTRO DE PROMOÇÃO SOCIAL MUNICIPAL – CEPROSOM – Limeira e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP, com a interveniência administrativa da FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA UNICAMP – FUNCAMP.

 - Objetivo Geral do Projeto Colmeia:  Oferecer curso de estudos pré-vestibulares (vespertino e noturno) totalizando 300 vagas aos cidadãos da cidade de Limeira-SP, formados no ensino médio, ou cursando a 3ª série do ensino médio. O curso é gratuito ao aluno, o qual deve comprovar renda familiar menor do que 2,5 salários mínimos per capta mensal. A verba (R$ 400 mil/ano, financiada pela Prefeitura de Limeira) é destinada ao pagamento de bolsas para os professores (alunos regulares da Unicamp), a compra de apostilas e pagamentos de taxas. O professor Marcelo Maialle (em conjunto com a Prof. Josely Rimoli da unidade) são os responsáveis pelo planejamento e gerenciamento das atividades didáticas e aplicação dos recursos.

Vale destacar que: Historicamente, cerca de 30% do corpo docente do Colmeia é de alunos do nosso programa de pós-graduação (PPGEPM).