logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura – PPGEPM – possui duas áreas de concentração: “Pesquisa Operacional e Gestão de Processos” (POGP) e “Manufatura de Materiais Avançados” (MMA). Uma breve descrição das áreas de concentração é feita a seguir:

Pesquisa Operacional e Gestão de Processos (POGP) - O eixo central desta área de concentração é o desenvolvimento de métodos quantitativos de apoio à decisão baseados em modelos matemáticos e/ou guiados a dados. Com uma inserção importante na Engenharia de Produção, a busca por sistemas de apoio à decisão vem ocupando papel central no desenvolvimento tecnológico observado nos últimos anos, sobretudo em assuntos ligados ao tratamento do grande volume da informação e ao desenvolvimento de sistemas automáticos necessários para implantação de indústrias inteligentes. Cabe destacar ainda, o desenvolvimento de estudos sobre temas clássicos de Pesquisa Operacional, sobretudo aqueles relacionados à Engenharia de Produção e de Manufatura. As atividades desta área de concentração são fomentadas por três linhas de Pesquisa:
- Modelagem Matemática;
- Produção e Logística;
- Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão;

Manufatura de Materiais Avançados (MMA) – Nesta área de concentração o principal desafio científico é o desenvolvimento de pesquisa teórica, experimental e computacional acerca dos processos de manufatura e da síntese e caracterização de materiais avançados de engenharia. Inicialmente, buscam-se soluções de melhoria/aprimoramento dos processos de manufatura, bem como soluções de automatização e aumento da eficiência dos processos. Em um segundo momento, propõe-se um estudo sistemático das características dos materiais avançados através da análise da estrutura, microestrutura e da morfologia de fases no estado sólido cristalino, semicristalino e amorfo, buscando o melhor entendimento e compreensão das suas propriedades de engenharia conforme a rota de manufatura. As atividades desta área de concentração são fomentadas por duas linhas de Pesquisa:
- Processos de Manufatura;
- Propriedades de Materiais Avançados;

 

[DIVULGAÇÃO] 1º Encontro de Engenharia de Manufatura e Materiais Avançados: 

O Encontro tem o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas na área de concentração de Manufatura e Materiais Avançados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Manufatura (PPGEPM) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, tanto para o público de alunos da graduação da FCA, quanto para o público externo interessado.

O evento ocorrerá na FCA, nos dias 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (tarde), conforme programação a seguir. A Comissão Organizadora é formada pelos profs. Ana Luiza Pereira, Daniel Suyama, Ricardo Floriano e Rodrigo Contieri. Haverá certificado de participação para aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença no evento. Para participar, é preciso preencher este formulário: https://forms.gle/bVMVHidv2JrQANai6 até 23/09/2022. Os seminários serão em nível acessível ao público geral.

Venha participar! A programação está disponível aqui.

 


A divisão de docentes por área de concentração e Linhas de pesquisa do PPGEPM pode ser consultada em mais detalhes aqui.