logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



Logo CNEM

Inserção Social

Os membros do PPG-CNEM vêm realizando diversos projetos de impacto na sociedade, sendo a maior parte deles atividades permanentes, realizadas semestralmente ou anualmente, todas com participação do corpo docente e discente. Dentre as atividades destacam-se: 1) cursos de extensão e difusão; 2) ações de extensão comunitária; 3) convênios com associações e clubes; 4) eventos voltados à comunidade interna e externa; 5) projetos sociais vinculados às bolsas para permanência estudantil; 6) Atividades de inserção social vinculadas à projetos de pesquisa.

 

1. Cursos de extensão e difusão

1a) Curso de Extensão: Obesidade e Diabetes, Fisiopatologia e Sinalização Celular

- Financiamento: FAEPEX/UNICAMP.

- Docentes Envolvidos: Prof. Dr. Dennys Cintra, Prof. Dr. Eduardo Ropelle, Prof. Dr. Leandro Pereira de Moura e Prof. Dr. José Rodrigo Pauli.

- Descrição: O curso, com carga horária de 40h, tem como objetivo difundir novos conhecimentos e perspectivas fisiológicas e moleculares acerca dos benefícios oriundos da nutrição e da atividade física em indivíduos acometidos com obesidade e diabetes.

1b) Curso de Difusão: Aplicações da Tecnologia CRISPR/Cas9 em modelos in vitro e in vivo

- Financiamento: FAEPEX/UNICAMP.

- Docentes Envolvidos: Prof. Dr. Leandro Pereira de Moura e Prof. Dr. Fernando Moreira Simabuco.

- Descrição: O curso, com carga horária de 40h, tem como objetivo compartilhar o conhecimento básico sobre a tecnologia de CRISPR-Cas9.

1c) Curso de Difusão: Pesquisa em Nutrição, Esporte e Metabolismo

- Docente Responsável: Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni

- Descrição: O curso, com carga horária de 44hs, conta com aulas e palestras sobre temas relacionados tanto a pesquisa científica no geral, quanto às linhas de pesquisa desenvolvidas no PPG-CNEM, além de visitas e atividades práticas nos laboratórios de pesquisa. Os objetivos são: i) Compartilhar conhecimentos em ciências nutricionais e do esporte e metabolismo; ii) Divulgar as linhas de pesquisas desenvolvidas pelos docentes do CNEM; iii) Descentralizar a formação de pesquisadores no Brasil; iv) Incentivar a disseminação da pesquisa cientifica brasileira; v) Criar e manter canais de comunicação científica; vi) Ampliar rede de parcerias em pesquisa para profissionais de Nutrição e estudantes da graduação de diferentes cursos.

1d) Curso de Difusão: Metodologias em Neurociência: Imunofluorescência 

- Docente responsável: Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni

-Docentes envolvidos: Prof. Dr. Marcio A. Torsoni, Profa. Dra. Leticia Ignacio-Souza Zimmermann, Dra. Lais Angélica de Paula Simino, Mayara da Nobrega Baqueiro, Doutorando Pedro Augusto Silva Nogueira e Dr. Francisco Breno Silva Teófilo

- Descrição: O curso, com carga horária de 22hs, tem como objetivo a capacitação profissional para a realização e interpretação de técnicas de imuno-histoquímica e imunofluorescência aplicados à neurociência. 

1e) Treinamento- Metodologias em Neurociência: DREADD, CRISPR/Cas9, Imunofluorescência, Desenho de primers, Estereotaxia, Testes de comportamento e genotipagem

- Docente responsável: Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni

-Docentes envolvidos: Prof. Dr. Marcio A. Torsoni, Profa. Dra. Leticia Ignacio-Souza Zimmermann, Profa. Dra. Marciane Milanski, Dra. Lais Angélica de Paula Simino, Mayara da Nobrega Baqueiro, Dr. Nilton Santos, Dra. Gabriela Silote, Doutoranda Beatriz Franco, Mestranda Beatriz Piatezzi, Doutoranda Josiane Miyamoto, Dra. Luciana Nascimento, Doutoranda Carolina Panzarin.

- Descrição: O curso, com carga horária de 24hs, tem como objetivo a capacitação profissional para a realização e interpretação de técnicas moleculares aplicados à neurociência. 

 

2. Ações de Extensão Comunitária

2a) Programa de Extensão Terra

- Docente responsável: Profa. Dra. Julicristie Machado de Oliveira

- Descrição: Trata-se de um programa de extensão interunidades, financiado pela Proec, que agrega doentes e funcionários da Feagri, da FCA, da FCM, da FEA, do IA, do IG e do IB.
Os objetivos do programa são fomentar ações de extensão nas áreas de Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana, Alimentação, Educação e Saúde, indissociadas de ensino e da pesquisa, fomentar e apoiar processos sustentáveis de uso da terra e produção de alimentos na área rural e urbana, dentre outros.

No âmbito da FCA e de Limeira, o programa se articula com a Horta 1 da FCA, que se localiza no vão entre os blocos de ensino 1 e 2, e a Horta 2 da FCA, se localiza nas proximidades das quadras. Essa última, é vinculada à SAR por meio do projeto Verde para Todos e de responsabilidade dos funcionários Fernanda Otaviano e Aparecido.

O programa oferece apoio às hortas, bem como oficinas e vivências para estudantes de escolas públicas de Limeira.

2b) Oficinas de educação e difusão de conhecimento para adolescentes de escolas públicas de Limeira na área de obesidade e comorbidades

- Financiamento: Centro de Pesquisas, Inovação e Difusão (CEPID) FAPESP proc. no. 2013/07607-8

- Docentes envolvidos: Profa. Dra. Adriana de Souza Torsoni, Profa. Dra. Ana Carolina Junqueira Vasques, Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves Prof. Dr. Dennys Cintra, Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle, Profa. Dra. Hosana Gomes Rodrigues, Prof. Dr. Igor Luchini Baptista, Prof. Dr. José Rodrigo Pauli, Prof. Dr. Leandro Moura, Profa. Dra. Leticia Martins Ignácio de Souza, Profa. Dra. Marciane Milanski Ferreira, Prof. Dr. Marcio Alberto Torsoni, Profa. Dra. Maria Claudia de Oliveira.

- Descrição: O projeto faz parte das ações de extensão do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e tem como objetivo propor ações educativas voltadas para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Limeira, para conhecimento da etiologia da obesidade, suas comorbidades e dos danos associados ao ganho de peso, com o intuito de prevenir o desenvolvimento dessas enfermidades por meio de medidas de intervenção nutricionais e esportivas.

2c) Projeto de extensão - Medicina Culinária e Nutrição na Atenção Primária

- Financiamento: FAEPEX/UNICAMP.

- Docentes envolvidos: Profa. Dra. Caroline D. Capitani; Profa. Dra. Ana Carolina J. Vasques; Prof. Dr. Licio Velloso; Prof. Dr. Bruno Geloneze e Profa. Dra. Fabiana Benatti

- Descrição: O projeto tem como objetivo principal melhorar as habilidades culinárias de pacientes portadores de excesso de peso atendidos nos ambulatórios da UNICAMP por meio de Oficinas Culinárias que promovam a troca de conhecimentos e experiências para atenção à saúde. O projeto conta com a colaboração de discentes do PPG-CNEM, bem como alunos de graduação de nutrição e medicina, os quais serão responsáveis por desenvolver e implementar Oficinas Culinárias com abordagem transdisciplinar e multiprofissional, além de oportunizar aos estudantes vivência prática em educação alimentar e nutricional por meio de trabalho transdisciplinar e multiprofissional.

2d) Visita do Ensino Fundamental ao Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte - LAFAE - FCA-UNICAMP

- Descrição: Na oportunidade, 75 crianças do 5o. ano do ensino fundamental de uma Escola Limeirense (Colégio Jandyra) participaram de uma palestra sobre o curso de Ciências do Esporte, visitaram as instalações do LAFAE e realizaram atividades práticas, separadas em quatros estações elaboradas, didaticamente, como vivências sobre as pesquisas científicas desenvolvidas nesse ambiente. Essa proposta esteve atrelada ao tema "Papel da Ciência no Desenvolvimento Social", abordado pelo Colégio no ano de 2022.

2e) Visita do Ensino Médio ao Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte -LAFAE - FCA - UNICAMP

- Descrição: Considerando as alterações no novo Ensino Médio, que contempla a oferta de itinerários formativos, recebemos, no 1o. semestre de 2022, os estudantes do Itinerário "Saúde e Inovação" do Colégio Jandyra. Na oportunidade, os alunos visitaram as instalações da FCA e LAFAE, aproximando o contato com as técnicas desenvolvidas nesse espaço para os avanços no Esporte e Saúde.

 

3. Convênios

3a) Convênio de Ampla Cooperação com a Equipe de Basquetebol Feminino, alocada na cidade de Campinas

- Docentes envolvidos: Profa. Dra. Fúlvia Gobatto e Prof. Dr. Claudio Gobatto

3b) Capacitação em parceria com a Special Olympics para alunos de graduação.

Módulo A – básico: Special Olympics

Módulos B - esportes: Natação e Tênis de Mesa

- Docente responsável: Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves

 

4. Eventos

4a) Evento em comemoração à semana do sono

A semana é organizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) com o objetivo de informar a população sobre a importância de uma boa qualidade do sono. São realizadas várias atividades voltadas para a prática de exercício físico e conscientização relacionadas à importância do sono: Corrida / Caminhada; Treinamento funcional; Yoga e palestra proferida pela Profa. Dra. Andrea Esteves "Dormir bem é envelhecer com saúde".

4b) Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular

Evento organizado por um grupo de docentes, dentre os quais está o Prof. Dr. Igor Luchini Baptista. O evento, em sua terceira edição, é focado nas adaptações e patologias que afetam o tecido muscular esquelético. Em 2023, o evento contou com um curso de análise e processamento de imagens (carga horária - 4hs), além de quatro palestras, inclusive internacionais (carga horária - 5hs). Nesta edição o evento ocorreu de forma virtual com transmissão simultânea no Youtube.

4c) II Workshop on Metabolic Disorders & II Symposium on Metabolic Programming and Fetal Outcome.

O Simpósio ocorreu entre os dias 18 e 19 de maio de 2023, na cidade de Limeira, nas dependências do Hotel Carlton Suites. O evento contou com a participação de 108 inscritos, além dos palestrantes e professores convidados do evento, de quatro das cinco regiões geográficas do país e palestrantes internacionais. Foi o segundo Simpósio nessa temática na cidade de Limeira, onde situa-se a Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (FCA). O Simpósio é uma continuidade de eventos nessa área e foi uma atividade parte de um grande projeto (financiado pelo NIH) entre a UNICAMP, UNIFESP e UCLA. O evento foi promovido e organizado pelo Laboratório de Distúrbios do Metabolismo da FCA, pelo MPPM Center e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo também da FCA. 

4d) 3º Festival de Futsal da FCA

O evento é organizado pelos discentes, estagiário docente e docente da disciplina CP032 - Futsal, do Curso de Ciências do Esporte - FCA - UNICAMP, tendo como objetivos: i) integrar os alunos, docentes e servidores da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, iii) oferecer, aos matriculados na disciplina de graduação, a vivência e a organização de um evento esportivo complementar às aulas e iii) divulgar a modalidade Futsal. Para essa atividade, os alunos da disciplina são divididos em comissões de diferentes naturezas, que atuam ao longo do semestre na elaboração do evento, culminando em sua execução. No presente ano, o Festival foi realizado em 14 de junho, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB e contou com a participação de mais de 50 pessoas, incluindo o grupo da organização e os inscritos para participar do Festival. O evento também foi apoiado por patrocinadores externos à Universidade (Farfallina - Massas Artesanais e Molhos Especiais, Sucos Pessate e Sorvetes Spumoni), que contribuíram com o festival fornecendo alimentos e hidratação aos participantes. Por fim, também como proposta colaborativa com a sociedade, o 3o. Festival de Futsal arrecadou 30 quilos de alimentos para doação à instituição limeirense.

 

5. Projetos Sociais com Bolsas Auxílio Social para Permanência Discente na UNICAMP – Vinculação a projetos que envolvam trabalho social

Nessa modalidade de bolsa, o aluno realiza atividades em projetos dentro de diversas áreas da Universidade, sempre com a orientação de profissionais nas áreas de competência, professores das unidades da Unicamp, coordenadores e outros profissionais. Os projetos vão desde atividades rotineiras em laboratórios de pesquisa, até apoio às atividades administrativas, gestão de projetos e gestão da pós-graduação.

- Critério de Classificação: Índice Socioeconômico

- Vigência: um ano de duração, de março a fevereiro do ano seguinte (podendo ocorrer contemplações nos demais meses do ano, sempre que houver desistências, nesse caso a vigência terá início na data de contemplação).

- Carga Horária: 40 horas mensais de atividades (10 horas semanais).

Projetos nessa categoria:

- Apoio às atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação CNEM-FCA

Coordenação: Comissão do PPG-CNEM

- Atividades Operacionais e de Pesquisa no Laboratório de Biologia Molecular do

Coordenação: Prof. Dr. José Rodrigo Pauli e Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle 

- Aprendizado e atividades em Biologia Molecular

Coordenação: Prof. Dr. José Rodrigo Pauli e Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle 

- Gestão e manutenção do Laboratório de Estudos de Dor e Inflamação

Coordenação: Profa. Dra. Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira

- Apoio técnico em laboratório

Coordenação: Prof. Dr. Maurício Ariel Rostagno

- Prevalência de Deficiência de Micronutrientes em Idosos Residentes em Cidades da Região de Campinas

Coordenação: Profa. Dra. Ligiana Pires Corona

- Avaliação da Qualidade da Dieta do Indivíduo Idoso

Coordenação: Profa. Dra. Ligiana Pires Corona

-  Apoio técnico-administrativo ao Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da FCM

Coordenação: Profa. Dra. Ana Carolina Junqueira Vasques

- Projeto MENU: MEdicina Culinária e NUtrição na atenção à saúde e na formação de profissionais

Coordenação: Profa. Dra. Ana Carolina Junqueira Vasques

- Avaliar os efeitos do produto da digestão simulada de folha de beterraba na via da mTOR em células de câncer colorretal

Coordenação: Profa. Dra. Rosângela Maria Neves Bezerra

- Avaliação do Sono na Síndrome das Pernas Inquietas

Coordenação: Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves

- Apoio à Docência e atividades de laboratório

Coordenação: Profa. Dra. Adriane Elizabete Antunes de Moraes

- Apoio às atividades experimentais desenvolvidas no Laboratório de Distúrbios do Metabolismo Adriana Souza Torsoni

Coordenação: Profa. Dra. Adriana Torsoni

- FCA EM FRENTE: um mapa vivo de parceiros da integração ensino-extensão

Coordenação: Profa. Dra. Julicristie Machado de Oliveira

- Efeitos do tratamento oral com butirato no crosstalk entre células T residentes de memória e células

Coordenação: Profa. Dra. Hosana Gomes Rodrigues

- Efeitos da administração oral do ácido graxo linoleico (LA) na cicatrização de feridas

Coordenação: Profa. Dra. Hosana Gomes Rodrigues

- Treinamento e aperfeiçoamento técnico nas atividades de apoio das metodologias do LabDime

Coordenação: Profa. Dra. Marciane Milanski Ferreira

 

6. Atividades de inserção social vinculadas à projetos de pesquisa

6a) Atuação no esporte de alto rendimento por meio de pesquisas e extensão

Aproximar as necessidades do esporte de alto rendimento ao conhecimento produzido na Universidade tem sido o destaque de projetos de pesquisa e de extensão do LAFAE, bem como a principal ação de impacto social desse laboratório, coordenado pelos Prof. Claudio e Fulvia Gobatto. Por meio do desenvolvimento de equipamentos e uso de tecnologias vestíveis, os pesquisadores padronizaram testes específicos para avaliar aspectos fisiológicos (sanguíneos, respiratórios) e mecânicos (velocidade, força e potência) de atletas, auxiliando a prescrição de treinamento para esses indivíduos que já são muito treinados. Nesse sentido, intervenções com a canoagem slalom, o basquetebol, o ciclismo, futebol, futsal e karatê, dentre outros, foram realizadas junto a treinadores, preparadores físicos e demais membros de equipes esportivas. Por meio da ciência aplicada, contribuíram para aumentar o número de medalhas brasileiras em importantes competições, com destaque para Campeonatos Mundiais, Jogos Pan Americanos e Olimpíadas. Em 2018, os professores foram convidados a colaborar com um grupo da Eslováquia (potência mundial em canoagem slalom), com a primeira publicação conjunta sendo concretizada (BIELIK et al., 2019). Ainda, por meio dessa atuação científica junto ao esporte, os docentes integram atualmente um Projeto Temático internacional apoiado pela FAPESP (Proc. 16/50250-1) e pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica (NWO) na condição de pesquisadores principais. Dois alunos de doutorado e um pesquisador de pós-doutorado foram contemplados com bolsa para investigar os “segredos” do desempenho no futebol, associando os conhecimentos das ciências do esporte e da computação.

6b) Desenvolvimento de Cartilha Sobre Alimentação do Idoso

Projeto de desenvolvimento de material educativo para pessoas idosas atendidas pela rede pública de saúde do município de Piracicaba, desenvolvido em parceria com a Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) de Piracicaba, órgão responsável pelo setor de nutrição do município. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Ligiana Pires Corona e da nutricionista Marcia Juliana Cardoso, coordenadora do CPAN. O projeto é vinculado ao projeto de pesquisa "Avaliação da prevalência e deficiência de Micronutrientes em Idosos residentes em cidades da região de Campinas - SP"

6c) Projeto de pesquisa: "Habilidades culinárias e qualidade da dieta no contexto escolar: um retrato dos professores"

Trata-se de um projeto de mestrado a ser desenvolvido pela aluna Daiane Panucci e tem como objetivo avaliar a associação entre as habilidades culinárias e a qualidade da dieta de professores de ensino fundamental - anos iniciais, com as práticas de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas com os escolares. Pretende-se desenvolver o projeto em escolas estaduais e privadas de Campinas, Limeira e Santa Bárbara D'Oeste. Em um segundo momento, os professores serão convidados a participar de oficinas culinárias em cozinha didática e/ou laboratório de técnica dietética, com intuito de avaliar seu impacto nas suas habilidades culinárias e a qualidade da dieta após as oficinas. O projeto será vinculado a atividades de ensino e extensão do PPG-CNEM com envolvimento de outros estudantes para a etapa das oficinas culinárias.

- Docentes envolvidos: Profa. Dra. Caroline D. Capitani e Profa. Dra. Ana Carolina J. Vasques.