• O Catálogo de um curso de Pós graduação é a relação das disciplinas que devem ser cursadas para se obter o diploma, constando no mesmo informações como número de créditos, ementa e pré-requisitos para cada uma das disciplinas, além de uma sugestão para cumprimento destas disciplinas ao longo dos semestres. Todos os Catálogos de todos os cursos da Unicamp estão disponíveis no site da DAC - Diretoria Acadêmica. Todo ano o Catálogo de todos os cursos são revistos para o ano seguinte, no sentido de promover melhorias nos cursos - seja com o intuito de modernizar a formação, seja para atender a demanda apresentada pelos alunos de anos anteriores. Com essa revisão, novas disciplinas podem ser incluídas ou antigas disciplinas podem ser retiradas, uma disciplina pode ser divida em duas ou duas podem ser aglutinadas em uma ou, ainda, disciplinas podem ter seus número de créditos aumentados ou diminuídos.
  • Frente a estas alterações, pelo motivo que seja, você pode achar interessante mudar de Catálogo. Suponha que você ingressou em 2014, no Catálogo de mesmo ano. Se você quiser mudar para o Catálogo do seu curso de 2015, basta entrar no site da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) > “formulários” > “opção curricular” > e preencher todos os campos, selecionando “opção por ano de catálogo” dentro do campo “opções”, e em seguida colocando o ano do catálogo desejado. Vale ressaltar que é direito de todo aluno requerer mudança para um catálogo posterior, seguindo o processo citado acima, sem a necessidade de apresentar justificativa alguma. Basta entrar com o requerimento que o aluno terá seu pedido aceito, uma vez que a mudança de catálogo não exige vaga remanescente, pois mudar de catálogo não é sinônimo de mudar de turma. Destaca-se, também, que mudar de catálogo não garante aumento de tempo para se formar.
  • Por outro lado, a mudança para catálogos de anos anteriores não é garantida. Um aluno pode solicitar essa mudança, mas deverá justificar - se, por exemplo, você sai para intercâmbio de um ano, automaticamente a DAC fará a mudança de seu catálogo para o ano seguinte. Caso você ache isso prejudicial, você pode solicitar a mudança apresentando a justificativa para pedir autorização da coordenação de seu curso - basta preencher o mesmo formulário anterior, incluindo uma carta anexa com a justificativa.