logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

BREVE DESCRIÇÃO

O CENPRO tem como objetivo central produzir conhecimentos e promover a coordenação entre os grupos de pesquisa dos laboratórios envolvidos e com interesse comum relacionados à Engenharia de Produção. Os seus pesquisadores internos e externos têm como objetivo integrar de forma consistente e sistemática a pesquisa, a extensão e o ensino de graduação e pós-graduação nas áreas da Engenharia de Produção e correlatas. Os resultados esperados devem propiciar soluções, tecnologias e conhecimentos para transferência aos setores público e privado nas áreas da Operações e Processos da Produção e Logística, da Engenharia da Qualidade e da Engenharia Organizacional. O CENPRO propõe medidas de colaboração com outros centros e laboratórios da FCA, de outras unidades afins da Unicamp e de outras instituições com objetivos similares.


LINHAS DE PESQUISAS

 1) Operações e Processos da Produção e Logística

Referem-se aos projetos, operação e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos e serviços primários nas empresas. Referem-se também às técnicas apropriadas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes. Estuda a Gestão de Sistemas de Produção e Operações; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Gestão da Manutenção; Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico; Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências; Engenharia de Métodos; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Estoques; Projeto e Análise de Sistemas Logísticos; Logística Empresarial; Transporte e Distribuição Física; Logística Reversa; Lean Healhcare.

2) Engenharia da Qualidade 

Área da engenharia de produção responsável pelo planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considere o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade. Estuda a Gestão de Sistemas da Qualidade; Planejamento e Controle da Qualidade; Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade; Organização Metrológica da Qualidade; Confiabilidade de Processos e Produtos.

3) Engenharia Organizacional

Refere-se ao conjunto de conhecimentos relacionados com a gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos. Estuda a Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão de Projetos; Gestão do Desempenho Organizacional; Gestão da Informação; Redes de Empresas; Gestão da Inovação; Gestão da Tecnologia e Gestão do Conhecimento.

 


LABORÁTORIOS VINCULADOS

LEGOS – Laboratório de Estudos em Gestão de Operações Sustentáveis  
OBELOG – Observatório Regional de Logística  
LEANSIM - Laboratório de Lean Simulation