LOGO LENUT

Laboratório De Epidemiologia Nutricional (LENUT)

BREVE DESCRIÇÃO

O Laboratório de Epidemiologia Nutricional (LENUT) desenvolve atividades de pesquisa e extensão, bem como formação de recursos humanos e produção de conhecimento, na área de epidemiologia nutricional, com foco em avaliação do consumo alimentar em populações, vigilância nutricional e distribuição dos desvios nutricionais, tanto de déficit como de excesso, na população. O laboratório tem parcerias de pesquisa com outras grandes universidades nacionais, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Alfenas (UFAL), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de parcerias internacionais, como a University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) e a Monash University (Australia). O laboratório está capacitado para: (i) realizar avaliação do consumo alimentar na população e suas associações com condições sociais e de saúde; (ii) desenvolver e validar ferramentas de avaliação do consumo alimentar em populações sadias e enfermas; (iii) realizar avaliação da nutrição no idoso e seus impactos em desfechos como sarcopenia e fragilidade; (iv) realizar avaliação da prevalência de desvios nutricionais da população e seus fatores associados, com foco em deficiências de micronutrientes em idosos atendidos pela estratégia saúde da família.

• As principais linhas de pesquisa são:

• - Avaliação do consumo alimentar na população e suas associações com condições sociais e de saúde;
    - Desenvolvimento e validação de ferramentas de avaliação do consumo alimentar em populações sadias e enfermas;
    - Nutrição no idoso e seus impactos em desfechos como sarcopenia e fragilidade;
    - Prevalência de desvios nutricionais da população e seus fatores associados, com foco em deficiências de micronutrientes em idosos atendidos pela estratégia saúde da família.

LOCALIZAÇÃO: UL017A

COORDENADORES