logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



• O que posso fazer com este equipamento?

Em Construção.

• Como agendar a utilização?

Em Construção.

>> Consulte a agenda do equipamento

• Localização:

LMULT1 - LD14, Prédio 2 dos laboratórios


 

Plano de gestão e gerenciamento de Equipamento Multiusuário FAPESP Citômetro BD Accuri C6

O presente documento vem nortear as normas de utilização e de gerenciamento do Equipamento Multiusuário - Citômetro BD Accuri C6 concedido a Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP .

1) Da localização do Equipamento
1.1) O equipamento BD Accuri C6 será instalado na Sala Multiusuários da Área da Saúde, a qual está localizada no Prédio de Laboratório II na sala LA 517, na Faculdade de Ciências Aplicadas/FCA/UNICAMP campus Limeira. A Sala Multiusuários conta com uma área de 16 m2.

2) Da adequação da Sala Multiusuários
2.1) A instalação de bancada em granito, no formato em L, as adequações elétricas (instalação de tomadas e luz) e hidráulicas (instalação de pia e rede de esgoto) serão providenciadas pela Instituição com recursos de Reserva Técnica Institucional.

3) Da disponibilização do equipamento para uso de cientistas qualificados da Instituição e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa do país.
3.1) O acesso ao equipamento será feito através da porta principal da sala LA517, através do uso de crachá. Pesquisadores externos à Unidade deverão estar
agendados e acompanhados de algum membro da equipe técnica responsável pelo manuseio do equipamento para acessar a sala. Mais adiante trataremos da questão do agendamento.
3.2) O uso do equipamento deverá ser agendado anteriormente. Este agendamento será feito através da internet pelo site (www.google.com/calendar). A data e o horário de início e término deverão ser rigorosamente respeitados para não atrapalhar a dinâmica de uso do equipamento. Tolerância máxima de início ou término do uso de 15 minutos.
3.3) A empresa fornecedora do equipamento fornecerá, sem custo, um treinamento teórico-prático no equipamento para um pesquisador da Instituição, que poderá ser um docente, aluno de pós-graduação ou funcionário da Instituição sede, a ser indicado pelo pesquisador responsável pela aquisição do equipamento. Este indivíduo fará o uso inicial do equipamento e acompanhará todos os usuários que desejem utilizá-lo.
Outros treinamentos teóricos poderão ser solicitados a empresa fornecedora do equipamento, para serem ministrados na Instituição sede com o intuito de qualificar maior número de usuários.
3.4) Todos os interessados em utilizar o equipamento deverão formalizar, no ato da utilização, um termo de compromisso de uso e fornecimento do relatório de atividades. Este termo estará disponível no site da FCA (www.fca.unicamp.br) na aba Pesquisa, no link referente aos Equipamentos Mutiusuários, no formato PDF, para ser preenchido e assinado pelo usuário (pesquisador principal do projeto).

4) Do rateio dos custos operacionais
4.1) O usuário (docente, aluno ou funcionário) deverá trazer todo o material necessário para a utilização do equipamento, isentando a Instituição e o Pesquisador Responsável pela aquisição do mesmo, de quaisquer custos relacionados com o experimento.

5) Da divulgação na web do equipamento e das normas de uso
5.1) Será disponibilizado no site da FCA (www.fca.unicamp.br) um link na aba “Pesquisa” que conterá as informações sobre o equipamento, como modelo, metodologias aplicáveis e normas de utilização. Este documento estará no formato em PDF e será possível fazer o seu download. Ressaltamos que as normas de utilização devem ser respeitadas por todos os usuários para melhor conservação do equipamento. O não cumprimento das normas poderá acarretar em proibição de uso futuro.

6) Da equipe de permanente de operação, assistência ao usuário e seu treinamento.
6.1) A Instituição disponibilizará um funcionário de nível superior, com conhecimentos e treinamento prático em citometria de fluxo. O treinamento pode ser aquele oferecido pela empresa, como disposto no item 3.3. Este funcionário deverá estar presente durante todo o período de uso do citômetro, para garantir o correto manuseio do mesmo. Sua presença só será dispensada, caso o usuário comprove, por meio de certificados, que tem treinamento no equipamento. O funcionário deverá programar as manutenções preventivas e deverá ser informado sempre que ocorrer algum problema no equipamento para tomar as medidas cabíveis.

7) Da existência e viabilidade de um plano e disponibilidade de recursos materiais, financeiros e humanos da instituição sede para a manutenção
efetiva a longo prazo do equipamento em operação.
7.1) Para a manutenção do equipamento, a Instituição utilizará os recursos da Reserva Técnica Institucional advindos dos Projetos de Pesquisa que utilizam a citometria de fluxo, financiados por agências de fomento ou recursos advindos do fundo da pesquisa (verba que é recebido anualmente pela Pesquisa).

8) Da utilização de imagens obtidas com o Equipamento
8.1) Para fins de confecção de relatório científico, a ser submetido a FAPESP, referente EXCLUSIVAMENTE ao uso do equipamento, o Pesquisador Responsável pela aquisição do mesmo poderá solicitar aos usuários, tanto internos ou externos a Instituição sede, imagens que resultaram de experimentos realizados no equipamento. Estas imagens deverão ser fornecidas no formato PDF.

No momento da utilização do equipamento, os usuários firmarão compromisso de enviar um relatório sucinto contendo informações como o Título do Projeto, o número do Processo FAPESP ou de outra agência de fomento, os objetivos gerais referentes à técnica de citometria de fluxo e os resultados na forma de figuras ou tabelas, com um breve descritivo dos achados. Este relatório deverá ser encaminhado ao Pesquisador Responsável pela aquisição do equipamento, em até 6 meses após a sua utilização. Os dados contidos neste relatório sucinto serão utilizados EXCLUSIVAMENTE para a elaboração do relatório científico referente a utilização do Equipamento Multiusuário, exigido pela FAPESP.