logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



logo lepe redm

BREVE DESCRIÇÃO

O LEPE, fundado em 14 de março de 2011, é um laboratório que estuda a Pedagogia do Esporte, entendida como subárea da grande área de conhecimento que é a Educação Física, além de uma destacada área de estudos, pesquisas e aplicação nas Ciências do Esporte, se sustentando nas ciências pedagógicas. Especificamente, o LEPE se propõe a investigar e produzir evidências em relação aos processos de ensino, aprendizagem, vivência e treinamento esportivo, quer na iniciação, especialização, alto rendimento, ou mesmo na prática esportiva cotidiana, com fins de recreação, socialização, bem-estar e saúde em geral. Ao se debruçar nos processos, enfatiza o entendimento cabal com vista à produção de conhecimentos científicos sobre todos os aspectos que envolvem a sistematização, a organização, a aplicação e avaliação da prática esportiva em diferentes cenários e finalidades, quer do ponto de vista de quem joga, ou de quem é responsável pelo seu desenvolvimento.
O LEPE, em seu guarda chuva abriga três grupos específicos de pesquisa: o LEPFUT (pesquisas a partir do Futebol), SPORTMAPS (pesquisa a partir da Gestão) e parceria com outros grupos, como o GRIPER (desenvolve pesquisas a partir dos esportes de raquetes).
O LEPE desenvolve muitas pesquisas por meio de redes de colaboração nacionais e internacionais, de importantes universidades e grupos de pesquisa. Além de forte inserção no campo profissional envolvendo-se com as principais instituições que incentivam, organizam e regulam o esporte no Brasil e no mundo (como o International Council for Coaching Excellence - ICCE). O LEPE faz parte do CEPECE (Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte) junto com os demais laboratórios do curso de Ciências do Esporte da FCA-UNICAMP, desenvolvendo uma série de estudos e pesquisas interdisciplinares.

  • As principais linhas de pesquisa são:
    - Aspectos didático-metodológicos do ensino/treino do esporte
    - Pedagogia do Treino Esportivo
    - Pedagogia do Jogo e o processo organizacional sistêmico dos jogos esportivos coletivos
    - Pedagogia do Futebol
    - Análise de Desempenho no Esporte
    - Formação de treinadores(as) no esporte
    - Esporte e mulher
    - Gestão Pedagógica do Esporte
    - Gestão do Esporte
    - Políticas Públicas do Esporte
    - Pedagogia dos esportes de raquetes

LOCALIZAÇÃO: LD20


NOSSAS REDES SOCIAIS 

Instagram logo 2face logo 2cone youtube logo twitter cone spotify