logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O Laboratório de Equipamentos Multiusuários da FCA tem como principal finalidade disponibilizar infraestrutura para a realização de ensaios e experimentos, assim como serviços especializados, para pesquisadores da FCA, de outras unidades da Unicamp e de outras instuições de pesquisa do Brasil e do exterior. Neste sentido, sua organização busca ampliar o acesso aos equipamentos e serviços da Unidade, otimizando seu uso e fomentando a cooperação científica.

As normas específicas para a gestão e compartilhamento do uso dos Equipamentos Multiusuários da FCA estão definidas na Deliberação Congregação 230/2023 - Orientações para política e gestão de equipamentos multiusuário.

Cada equipamento possui uma agenda de uso, com dias e horários semanais nos quais o Equipamento estará disponível, definida pelo seu responsável, em colaboração com a Diretoria de Apoio Técnico. Esta agenda tem sido organizada tendo em vista a racionalização do tempo e uso do Equipamento, o atendimento adequado da demanda de pesquisadores de dentro e de fora da FCA e da Universidade e a disponibilidade de pessoal de apoio técnico.

Destaca-se que a criação do Comitê Gestor dos Equipamentos Multiusuário da FCA, assim como o desenvolvimento do sistema informatizado para organizar a solicitação, agendamento e uso dos Equipamentos, previstas na Deliberação indicada anteriormente, estão em curso no âmbito da Unidade. Em função disso, as solicitações de agendamento têm sido realizadas pela Diretoria de Apoio Técnico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (19) 3701-6696.

As solicitações de uso, contendo descrição da pesquisa a ser realizada, com detalhamento dos ensaios/experimentos e métodos e materiais a serem utilizados, são analisadas pelos responsáveis pelos Equipamentos tendo em vista a i) viabilidade técnica da proposta e; ii) a disponibilidade do equipamento. Critérios adicionais poderão ser incluídos considerando a natureza do Equipamento ou a origem do recurso para a sua aquisição. Uma vez aprovada a solicitação, segue-se para o procedimento de agendamento, uso e, se pertinente, cobrança.

A lista a seguir apresenta os Equipamentos Multiusuários já em operação, assim como os Equipamentos em fase de implementação. Adicionalmente são apresentadas as infraestruturas de uso comum e que não necessitam de agendamento.

Equipamentos e instrumentos multiusuários:

Criostato CM1860 UV (Leica) 

Difratômetro de Raios X, X’Pert (PANALYTICAL) 

Equipamento de Análise Térmica DSC/DTA Pegasus – High Temperature (Netzch) 

Máquina Universal de Ensaios Mecânicos, WDW-100E (Equilam) 

Micrótomo ERM3100 (Lupetec) 

Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) com Espectroscopia por Dispersão de Energia de Raios X (EDRX)

Equipamento de Cromatografia líquida de alta eficiência

Infraestrutura de uso comum (não necessitam de agendamento):

Máquina de gelo (Everest) 

Ultrapurificador de água (Gehaka Master System) 

 

Contatos

Supervisor Seção Laboratórios

   Jamison de Melo Valiero

 (19) 3701-6696

Responsáveis Técnicos
Coordenadoria de Laboratórios

   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(19) 3701-6696