logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



CHS

BREVE DESCRIÇÃO

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) integra, de forma interdisciplinar, atividades de pesquisa, ensino e extensão, métodos e conceitos das ciências humanas, as ciências sociais e as ciências aplicadas que sirvam de aporte crítico e de fundamento teórico-metodológico para reflexão sobre métodos, conceitos e questões que em distintas escalas atravessam suas áreas interdisciplinares, em concordância com o projeto pedagógico da FCA.


LINHAS DE PESQUISAS

 1) Condição Humana, Conhecimento e Educação

Focada na condição humana e nos problemas concernentes à produção e difusão do conhecimento, esta linha dedica-se aos estudos epistemológicos e dos valores, buscando um sentido de homem e humanidade no contexto filosófico das ciências humanas. A partir desta perspectiva integrativa, dialoga com princípios éticos, estéticos e intersubjetivos que se referem às relações entre as ciências e à promoção da educação e da saúde enquanto estratégia de difusão e construção de valores humanistas.

 2) Sociedade, Ambiente e Tecnologia

No contexto das ciências sociais e das ciências aplicadas, esta linha ocupa-se das consequências das interações sociedade-ambiente-tecnologia manifestas em problemas, potencialidades e alternativas de desenvolvimento. Planejamento e políticas públicas estão no centro das preocupações, assim como os processos de mudanças ambientais, sociais e tecnológicas que repercutem na distribuição espacial e na qualidade de vida da população. 


LABORÁTORIOS VINCULADOS

LEI - Laboratório de Educação Interdisciplinar
LAGERR - Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência
LATESD - Laboratório Tecnologia, Sociedade e Democracia
L-UM - Laboratório de Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra
ERGOLAB - Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho