A Iniciação Científica é a pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação ou de ensino médio nas diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar o contato com pesquisadores das Universidades e com técnicas e métodos científicos. É possível desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa (FAPESP e CNPq) ou de forma voluntária (sem bolsa):

FAPESP

O orientador (Docente da Universidade) deve submeter proposta de projeto de pesquisa, em qualquer época do ano, diretamente à FAPESP, por meio do sistema SAGe. Outras informações no site da FAPESP

CNPq (PIBIC/PIBITI)

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI. O orientador (Docente da Universidade) deve inscrever a proposta de projeto de pesquisa, via internet, uma vez por ano, normalmente no mês de abril. Saiba mais sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UNICAMP

Iniciação Científica sem bolsa

O Programa de Iniciação Científica Voluntária da UNICAMP, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), tem como objetivo reconhecer e certificar projetos de IC que não possuem financiamento. A inscrição é realizada online pelo aluno e validada pelo orientador. Mais informações e inscrição no site da PRP-Unicamp.

CNPq (PIBIC-EM)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) é realizado pela Unicamp em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos. Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site da PRP-Unicamp.

Dúvidas frequentes