logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



Existem cadastros diferentes conforme objetivo e existência de financiamento, porém todos os pesquisadores externos que desenvolvem pesquisas na FCA devem formalizar sua permanência na unidade.

Importante:
Segundo a IN DGRH 01/2021 todo trâmite de Pesquisadores deve se dar via o Sistema de Gestão de Pesquisadores-SGP. Um link é enviado ao interessado, para que ele insira toda a documentação pertinente. Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para orientações.

Ademais, a Faculdade de Ciências Aplicadas exige critérios complementares para credenciamento de Pesquisadores, conforme Deliberação Congregação 158/2023. Abaixo as especificidades de cada programa.

 

Pesquisador Colaborador

O objetivo geral do Programa de Pesquisador Colaborador na FCA, regulamentado pela Deliberação CONSU-A-16/2020, consiste na atração de pesquisadores qualificados capazes de contribuir para a consolidação de linhas de pesquisa da Unidade ou para a criação de novas linhas de pesquisa de interesse da Unidade. Espera-se ainda que tais pesquisadores sejam capazes de contribuir, a partir de sua experiência de pesquisa, para atividades de ensino e/ou extensão na Unidade.

Para solicitação de credenciamento, um dos documentos necessários é uma carta de encaminhamento de um docente da FCA com indicativos de contato efetivo com o pesquisador para alinhamento do Plano de Trabalho aos interesses da Unidade. Segundo a IN DGRH 01/2021 todo trâmite será feito via o Sistema de Gestão de Pesquisadores-SGP, através de um link a ser enviado ao interessado, onde deverão ser informados os dados e inserida toda a documentação pertinente.

Pesquisador Visitante Convidado – PVC

O Programa de Pesquisador Visitante Convidado, tem como objetivo a colaboração na realização de atividades de pesquisa na Unicamp por profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, por prazo determinado mediante financiamento.(art.1º da Deliberação CONSU 17/2020). É regido pelas Deliberação CONSU 17/2020 e pela IN DGRH 01/2021.

Do vínculo:
A Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa apresentará convite ao profissional para atuação como Pesquisador Visitante Convidado na Universidade, concedendo-lhe condições para o desenvolvimento de projeto de pesquisa.(Artigo 2o da Deliberação CONSU 17/2020)

Segundo a IN DGRH 01/2021 todo trâmite será feito via o Sistema de Gestão de Pesquisadores-SGP, através de um link a ser enviado ao interessado, onde deverão ser informados os dados e inserida toda a documentação pertinente.

Pós-Doutorado (PPD)

O pós-doutorado é um estágio em Universidade realizado após a conclusão do doutorado, que permite o aprimoramento do pesquisador em determinada área do conhecimento. É possível fazer o pós-doutorado com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa (FAPESP e CNPq) e ser vinculado ao Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPD) da UNICAMP, conforme Deliberação CONSU-A-003/2018 e IN DGRH 04/2018 e IN DGRH 01/2021, para consulta.

Como se inscrever?
A inscrição no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado – PPD é realizada em fluxo contínuo. Para tramitar a vinculação ao PPD da UNICAMP, é necessário entrar em contato inicialmente com um docente da área de interesse. Veja: Contatos dos docentes da FCA.

Dúvidas frequentes