2019 seminario universidade sociedade Muriel

LATTES

É professora associada livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 2017 e 2021 foi assessora da área de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Entre 2011 e 2013 foi coordenadora associada da graduação e coordenadora dos cursos de gestão. Foi líder do grupo de pesquisa Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Comércio Internacional e coordenadora do Centro de Pesquisa em Adminsitração e supervisora do grupo Engenheiros sem Fronteiras da Unicamp. É Assessora ad hoc FAPESP e revisora de diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2010 foi pós-doutoranda em Empreendedorismo e Energia Renovável no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Universidade de Campinas). Pós-doutora em Empreendedorismo pela University of Victoria (Victoria, BC, Canada) entre Setembro de 2008 e Setembro de 2009. Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) com a tese Gestão da Inovação em Subsidiárias de Multinacionais do Setor Eletroeletronico Instaladas no Brasil. Possui graduação em Administração (2000) pela UFMS e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Fez um ano de estágio de doutorado na Rutgers University (State University of New Jersey, USA) sob orientação do prof. John Cantwell. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa e ministrado aulas e cursos na área de administração e engenharia. Tem experiência na área de Administração, atuando em pesquisa e consultoria nos temas de: empreendedorismo, inovação, gestão sustentável, energia renovável, indicadores de sustentabilidade e gestão da inovação e tecnologia. É mãe de duas crianças adoráveis e, por isso, esteve em licença maternidade entre os períodos de julho de 2015 a janeiro de 2016 e entre novembro de 2017 e maio de 2018.

Dr. Muriel Gavira is an associate professor at the School of Applied Sciences, and was adivor to the Vice-Rector of Outreach and Culture at the University of Campinas (UNICAMP), Brazil, teaching Business Administration and Operations Engineering courses, and researching sustainable management, innovation and entrepreneurship. Dr. Gavira earned a Doctorate in Science and Technology Policy (2008, UNICAMP, Brazil) with the thesis “Innovation Management in Subsidiaries of Electro-electronic Industry Installed in Brazil”. She has an undergraduate degree in Business (2000) and a Masters degree in Operations Engineering (2003). She was a post-doctoral fellow at NIPE/UNICAMP (2009-2010), researching the Entrepreneurial Opportunities in the Biomass Sector in Brazil. Between 2008 and 2009 Dr. Gavira was a post-doctoral fellow at the Faculty of Business, University of Victoria (Canada). During that time, she was a member of the Entrepreneurship Research and Teaching Group and she taught and was a panel member in the MBA and B.Com Entrepreneurship courses. In 2006 and 2007, Dr. Gavira was a visiting scholar at Rutgers University (New Jersey, USA). Dr. Gavira also has teaching and research experience in sustainability, innovation and technology management, and entrepreneurship; and she is a mother of two adorable kids.

Main research interests

In the last years, I have been working in the field of sustainable management, especially sustainable entrepreneurship and innovation; and community engagement in higher education (universities, extension, outreach).