Título: |
Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: uma revisão de mapeamento. |
Registro: |
Protocolo publicado na página da orientadora do projeto (JMO) em 23/05/2021. Protocolo ajustado em 25/07/2021. |
Autores: |
Yana Gabriela da Cruz Ishibashi1 Mestranda Profissional em Gestão e Saúde Coletiva, Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. Rua Gertrudes Silvestre Ferreira, 451 Centro – Emilianópolis/SP, Brasil. CEP: 19350-000 Celular: (18) 99670-7583 Natália Pereira Silva2 Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (PPG-CNEM) Faculdade de Ciências Aplicadas –Unicamp. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jardim Santa Luiza – Limeira/SP, Brasil. CEP: 13484-350 Celular: (11) 98534-8786 Julicristie Machado de Oliveira3 Professora Doutora: Segurança Alimentar e Nutricional e Nutrição em Saúde Coletiva - Faculdade de Ciências Aplicadas –Unicamp. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jardim Santa Luiza – Limeira/SP, Brasil. CEP: 13484-350 1Autor principal; 2Colaborador; 3Orientador. |
Emenda: |
Foi adicionada a base de dados Google Scholar em 25/07/2021. |
Apoio/Financiamento: |
Convênio – Prefeitura de Piracicaba. |
INTRODUÇÃO |
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Justificativa: |
O processo de implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) se concretiza com o cumprimento de uma série de critérios e a manutenção das ações propostas por meio da atuação e acompanhamento do tutor (Brasil 2015a). No entanto, a descontinuidade das ações da estratégia já é uma realidade observada (Bortolini, 2017). Sendo assim, é necessário produzir conhecimento sobre o estado atual da sua implementação e identificar as fragilidades desse processo, para possibilitar o aprimoramento das ações propostas pela estratégia e pelos gestores. Considerando também o período de existência da EAAB e a vasta produção científica sobre as políticas de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável, torna-se importante compilar o conhecimento existente sobre sua implementação e, assim, contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas no campo. |
Objetivo: |
Mapear a literatura científica sobre a implementação da EAAB. |
METODOLOGIA |
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Critérios de elegibilidade: |
Serão considerados: artigos científicos originais que avaliam a implementação da EAAB; redigidos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola; publicados entre os anos de 2012, ano de criação da estratégia, e 2021; em todo território brasileiro. Como critérios de exclusão, não serão considerados: artigos de revisão sobre a implementação da EAAB; relatórios de pesquisa não publicados; resumos publicados em anais, cartas ao editor, comentários, livros, capítulos de livro, monografias, dissertações e teses. |
Fontes de informação: |
As bases de dados para a identificação dos estudos serão: PubMed, Lillacs e Google Scholar. |
Estratégia de busca: |
A estratégia de busca para as bases de dados PubMed e Lillacs será: (breastfeeding AND feeding AND Brazil) OR ("amamenta e alimenta Brasil*") A estratégia de busca para a base de dados Google Scholar será: "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" OR allintitle: "amamenta e alimenta" OR allintitle: "amamenta Brasil" |
Registro do estudo |
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Gestão de dados: |
Após a aplicação da estratégia de busca nas bases de dados mencionadas, os estudos encontrados serão armazenados no gerenciador de referências EndNote WEB, no qual também se fará a exclusão das duplicatas. |
Processo de seleção: |
Os títulos e resumos dos estudos encontrados serão extraídos e armazenados em arquivo em Word. Posteriormente, será procedida a etapa de análise de critérios de elegibilidade. Então, os estudos pré-selecionados serão lidos na íntegra. Ambas as etapas serão realizadas por dois revisores independentes, a autora e uma colaboradora do projeto, e se houver discordâncias um terceiro revisor, a orientadora, fará a arbitragem final. |
Processo de coleta de dados: |
Será criado um banco de dados em um arquivo Excel para organização dos estudos em ordem crescente. Serão extraídas de cada estudo e categorizadas as seguintes informações: autor; título; ano de publicação; idioma; tipo de pesquisa; região brasileira de publicação; e região brasileira de implementação. |
Síntese de dados: |
Serão elaboradas tabelas, gráficos e figuras que apresentem a sumarização categorizada na etapa de extração de dados. Em uma tabela, serão apresentadas as características gerais dos estudos. Em um gráfico de barras, a produção científica acumulada ao longo dos 10 anos de implementação da estratégia. Para identificar as regiões de publicação e de implementação, será elaborado um mapa temático com a ferramenta Google My Maps. |
Avaliação critica: |
Por se tratar de uma Revisão de Mapeamento não haverá tal avaliação. |
Adaptado de: Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart L, PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ. 2015 Jan 2;349(jan02 1):g7647.
Protocolo de Revisão de Escopo
Título: |
O Campo e a Prática em Educação Alimentar e Nutricional: Uma revisão de Escopo. |
Registro: |
Protocolo publicado na página da orientadora do projeto (JMO) em 02/06/2021. |
Autores: |
Ana Beatriz Gonzalez1 Mestranda Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira – Unicamp. Aprimoramento em Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Rua Fabrício de Goés, 118-B Jardim Morro Azul – Limeira/SP, Brasil. CEP: 13.484-488 Celular: (14) 98102-0558 Joverlany Pessoa de Albuquerque2 Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira – Unicamp. Faculdade de Ciências Aplicadas –Unicamp. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jardim Santa Luiza – Limeira/SP, Brasil. CEP: 13484-350 Celular: (19) 98195-2433
Julicristie Machado de Oliveira3 Professora Doutora: Segurança Alimentar e Nutricional e Nutrição em Saúde Coletiva - Faculdade de Ciências Aplicadas –Unicamp. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jardim Santa Luiza – Limeira/SP, Brasil. CEP: 13484-350 1Autora principal; 2Colaboradora; 3Orientadora. |
Emenda: |
Não há. |
Apoio/Financiamento: |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - concessão de bolsa. |
INTRODUÇÃO |
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Justificativa: |
A publicação do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Brasil, 2012) estabeleceu uma ruptura oficial sobre os modos de pensar e atuar na Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Tendo em vista que conceitua, explica, delimita e divulga a relevância de ampliar as práticas e desenvolver novos instrumentos teóricos e metodológicos que estimulam maior participação, valorização do saber popular, empoderamento, transversalidade, construção de parcerias e outras propostas estabelecidas dentro de nove princípios, a EAN se consolida como uma estratégia importante para promoção de saúde, prevenção e tratamento de questões alimentares e nutricionais. Dessa forma, considerando a diversidade metodológica, técnica, bem como de público alvo, cenários e ferramentas para EAN, é importante de explorar e evidenciar seus aspectos teóricos e práticos. |
Objetivo: |
Compreender o campo e as práticas em EAN após a publicação do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional paras as Políticas Públicas, evidenciando as potencialidades e as fragilidades da transversalidade. |
Pergunta da pesquisa: |
Como foram produzidas as pesquisas de EAN após a publicação do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas? |
METODOLOGIA |
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Métodos: |
A Revisão de Escopo proposta será conduzida de acordo com o ‘JBI Manual for Evidence Synthesis’ (Aromataris & Munn, 2020). |
Critérios de elegibilidade: |
Foram considerados: artigos científicos publicados que compreenderam com relevância a EAN, Educação Nutricional (EN) e/ou Educação Alimentar (EA); realizados no Brasil, incluindo publicações internacionais e de língua estrangeira; e publicações a partir da data de lançamento do Marco de Referência em EAN para as Políticas Públicas, ou seja, entre dezembro de 2012 a 2021; estudos qualitativos e/ou quantitativos. Utilizando a estratégia População, Conceito e Contexto (PCC), temos como população: brasileiros; quanto ao conceito: a EAN; sem distinção em relação ao contexto. Como critérios de exclusão, não foram selecionados estudos que não abordassem o conteúdo de forma relevante/explícita; estudos de revisão, reflexão, cartas ao editor, editoriais, livros, capítulos de livro, monografias, dissertações, teses e resumos publicados em anais de congresso. |
Fontes de informação: |
As bases de dados para a identificação dos estudos foram: PubMed e Lilacs. |
Estratégia de busca: |
A estratégia de busca para as bases de dados PubMed e Embase foi: ("Food education" OR "Nutrition Education") AND (Brasil* OR Brazil*). E para a base de dados Lilacs foi: ("Educação Alimentar" OR "Educação Nutricional" OR "Food Education" OR "Nutrition Education") AND (Brasil* AND Brazil*). |
Processo de seleção: |
Os títulos, resumos e autoria dos estudos encontrados foram extraídos e armazenados em arquivo em Excel, sendo removido as duplicatas. Posteriormente, identificou-se na leitura investigava entre título e resumo os estudos elegíveis para a pesquisa. Essa etapa, contou com duas revisoras independentes, a autora e a colaboradora do projeto, e nas divergências contando com uma terceira revisora, a orientadora, para a arbitragem final. Após essa etapa, fez-se leitura na íntegra dos estudos pré-selecionados para confirmar a elegibilidade. |
Processo de extração dos dados: |
Foi criado um banco de dados em um arquivo Excel para organização dos estudos. O Formulário foi testado com alguns dos artigos selecionados. E em seguida, a partir da leitura dos artigos, foram extraídos os dados relevantes ao objetivo da revisão, sendo estes: ano e revista de publicação; metodologia; local; população; período; fase do curso da vida; resultados principais; implicações para a EAN; eixo da pesquisa, considerando intervenção direta com a população, capacitação profissional, teórico reflexivo sobre o campo e/ou avaliação de política ou instrumento; a utilização do Marco de Referência no referencial teórico; identificação dos princípios ou itens de mobilização e comunicação proposto pelo Marco; identificação dos recursos utilizados; identificação da transversalidade; classificação entre qualitativo ou quantitativo e prescritivo ou reflexivo; denominação da EAN; área de atuação e equipamento público; identificação multiprofissional ou interdisciplinar; e a utilização das propostas de Paulo Freire como referencial teórico. |
Apresentação dos resultados: |
Os dados finais serão apresentados em tabelas e gráficos de uma maneira que se alinhe com o objetivo desta revisão de escopo, e que facilitem a visualização das características gerais dos estudos, podendo fazer comparações com as informações coletadas, identificar achados e lacunas do conhecimento e apontar para novas possibilidades de reflexões e práticas na EAN. Por se tratar de uma Revisão de Escopo, não haverá avaliação ou análise crítica, mas se for considerado pertinente, há possibilidade de ser apresentadas algumas implicações para o campo. |
Referências bibliográficas: |
Aromataris E, Munn Z. (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. JBI, 2020. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas. 1. ed. Brasília: MDS, 2012. |
Adaptado de: Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart L, PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ. 2015 Jan 2;349(jan02 1):g7647.