Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Doutora pela mesma instituição (2007). É Professora Associada (MS 5.1) do Curso de Ciências do Esporte - FCA - UNICAMP e credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo - FCA - UNICAMP e Pós-Graduação em Educação Física - FEF (orientadora em níveis de mestrado e doutorado em ambos os PPGs). Foi coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA - UNICAMP de 2014 a 2015 e realizou pós-doutorado no exterior, no Departamento de Genética - Universidade de Wisconsin - Madison - EUA, no período de agosto de 2015 a junho de 2016. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Esportes, com ênfase em fisiologia do exercício, avaliação física e treinamento físico e desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações aeróbias e anaeróbias, invasivas e não invasivas, aplicadas a humanos e a modelos experimentais e efeitos do treinamento sobre parâmetros fisiológicos e rendimento esportivo.

Para maiores informações sobre as linhas de pesquisa, formação de recursos humanos e produção científica da pesquisadora, consulte o site https://www.lafae-unicamp.website