dantona

Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003) - IFCH/Unicamp

População e Ambiente (pós-doutorado, 2004) - ACT/Indiana University

Experiência profissional

Recém-formado, trabalhei na área de finanças da IBM-Brasil (1990-93). Nos anos 2000, comecei minha carreira como docente na PUCCAMPINAS e na Unifeob (2001-2002; 2007-2008). Como pesquisador, trabalhei na Indiana University, em Bloomington-IN, entre 2003 e 2006.

Estou na FCA-Unicamp desde o seu início, em 2009, como docente do Núcleo Geral Comum. Além das aulas oferecidas aos alunos de todos os cursos de graduação da FCA, sou credenciado no Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH/Unicamp) e no mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp).

Pesquisa e extensão

Participo de projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre População e Ambiente e temas afins, com experiência de campo com populações em áreas rurais da Amazônia e no Nordeste do Brasil (em áreas protegidas e em projetos de colonização). Entre meus principais interesses de pesquisa, destaco: Mobilidade e distribuição espacial da população; e dinâmicas de uso-cobertura da terra.

l-um

Na FCA, coordeno o Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM), voltado ao estudo das consequências da urbanização nos processos de mudanças ambientais e na redistribuição espacial da população. Integro análises micro, meso e macro para entender dinâmicas de uso e cobertura da terra. Além disso, sou pesquisador-colaborador no Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO/Unicamp).

Meus trabalhos buscam combinar abordagens quali-quanti para coleta e análise de dados, empregando o geoprocessamento para a produção de indicadores - os quais também se aplicam em atividades de extensão desenvolvidas nos últimos anos.

Álvaro de Oliveira D'Antona

Para mais detalhes sobre a minha produção acadêmica, siga os links:

Atividades administrativas

Entre 2010 e 2013, exerci o cargo de Coordenador de Pós-Graduação da FCA. Entre 2013 e 2017, de Diretor Associado da FCA-Unicamp. Entre 2017-21, exerci o cargo de Diretor da FCA-Unicamp. Desde o final de 2021, estou no cargo de Controlador Geral da Unicamp.

Não menos importantes...

...são as experiências de campo. Três delas estão esboçadas em um blog (Lugares que Vi. Vi) que não consegui levar adiante - porém os mapas valem a visita.

alvaro mapas